O baixo marcado de “Siberian Queen” abre a discografia do Night Flight Orchestra, impondo, na sequência, melodia e estética classic rock reavivando o que se praticava numa era mítica e mística para o gênero.
Não à toa é uma das grandes composições desta banda que já chamava a atenção nos primeiros movimentos de “Internal Affairs”, seu primeiro álbum, lançado em junho de 2012, via Coroner Records.
Outros destaques do repertório eram “Miami 5:02” (um rockão crú, que remete diretamente ao Deep Purple), “Glowing City Madness” e “Stella Ain’t No Dove” (um rock n’ roll com riff certeiro e direito a cowbell na seção rítmica, evidenciando algo de Grand Funk Railroad, em suas formas mais acessíveis, no D.N.A. do Night Flight Orchestra).
Chamava mais atenção ainda o fato da banda ser formada por integrantes de renomados grupos de metal extremo, como Soilwork e Arch Enemy, e sua sonoridade ser uma costura de bandas como Boston, Steely Dan, Rainbow, Heart, Led Zeppelin, Kiss, Sweet, Deep Purple e Bob Seger.
Uma imagética vintage que extrapolava o caráter musical, criando um clima retrô envolvente e nada caricato.
Claro que a sonoridade era adoçada com apelo pop e energizada com a tenacidade do classic rock/AOR, e nessa época os arranjos ainda eram guiados pelas guitarras, cheias de maneirismos inerentes ao que convencionamos chamar de classic rock, num espectro que vai do heavy rock ao AOR/pop.
Neste modelo, as melodias vintage são sustentadas por ritmos cadenciados e radiofônicos, com uma nostalgia bem administrada, que já se mostravam como ingredientes principais de uma fórmula ainda em fase de teste.
Afinal, o Night Flight Orchestra ainda preenchia sua sonoridade como quem experimentava o encaixe de peças num quebra-cabeças, pisando no rock progressivo com a mesma veemência de quem se esbalda no hard rock.
Pegue, por exemplo, “Transatlantic Blues”. Essa faixa soa como uma fusão de Genesis, Black Sabbath e Led Zeppelin. Ou “Green Hills of Glumslöv” que escancara toda a bagagem progressiva do Night Flight Orchestra.
Já “California Morning” tem algo de Kiss nos arranjos, mas o refrão e o desfecho (com cara de jam session) mostravam que a fórmula precisava de ajustes e maturação para estabelecer uma identidade própria.
Os teclados também ainda não estavam devidamente inseridos nos arranjos e muitos deles abusam dos aspectos sinfônicos do rock progressivo.
Ou seja, temos uma banda ainda buscando o encaixe de suas ideias e por vezes explorando e tateando no escuro em busca de direção. Como diferencial vem o vocal tenaz e melodioso de Björn “Speed” Strid , com versatilidade e emoção vibrante.
Mas não dá pra negar que “Internal Affairs” é um disco empolgante e, se não conhecêssemos os álbuns que seguiriam a este na discografia do Night Flight Orchestra, creio que ele soaria ainda mais impactante, principalmente pela comparação com sua produção crua e vintage.
Ainda cabe ressaltar que o acentuado tempero pop do futuro estava impresso em “Internal Affairs” numa escala menor, em faixas como a climática “West Ruth Ave” (com algo de Steely Dan), a faixa-título com seu groove rock n’ soul amaciado (de dar orgulho a fãs de Ambrosia ou The Stories), e “1998” com solo de guitarra brilhante e sax instigante no final (que nos dá uma ideia de como seria o Reo Speedwagon com Peter Frampton na guitarra).
Por isso tudo “Internal Affairs” é um estréia que já antecipava muito o brilhantismo que veríamos em discos como “Amber Galactic” (2017) e “Sometimes The World Ain’t Enough” (2018), e merece muito ser conferido!
Aproveite que a Shinigami Records relançou este álbum por aqui, com direito a faixa bônus antes disponível apenas na edição japonesa, “Song For Ingebörg”, e coloque mais este álbum essencial do Night Flight Orchestra na sua coleção.
TRACK LIST
1. Siberian Queen
2. California Morning
3. Glowing City Madness
4. West Ruth Ave
5. Transatlantic Blues
6. Miami
7. Internal Affairs
8. 1998
9. Stella Ain’t No Dove
10. Montreal Midnight Supply
11. Green Hills Of Glumslov
12. Song For Ingebörg (Bonus Track)
FORMAÇÃO
Björn “Speed” Strid (vocais)
David Andersson (guitarra)
Sharlee D’Angelo – (baixo)
Richard Larsson – keyboards (2007–present)
Jonas Källsbäck – drums (2007–present)
Cultura Pop e Underground Internal Affairs The Night Flight Orchestra Cultura Pop e Underground Internal Affairs The Night Flight Orchestra Cultura Pop e Underground Internal Affairs The Night Flight Orchestra Cultura Pop e Underground Internal Affairs The Night Flight Orchestra Cultura Pop e Underground Internal Affairs The Night Flight Orchestra Cultura Pop e Underground Internal Affairs The Night Flight Orchestra Cultura Pop e Underground Internal Affairs The Night Flight Orchestra Cultura Pop e Underground Internal Affairs The Night Flight Orchestra Cultura Pop e Underground Internal Affairs The Night Flight Orchestra Cultura Pop e Underground Internal Affairs The Night Flight Orchestra Cultura Pop e Underground Internal Affairs The Night Flight Orchestra
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