Barb Wire Dolls – Resenha de “Desperate” (2016)

 

Barb Wire Dolls - Desperate
Barb Wire Dolls – “Desperate” (2016-2018, Motörhead Music, Hellion Records) NOTA:9,0

A Barb Wire Dolls é uma banda de rock/punk grega, radicada nos Estados Unidos, e que foi apadrinhada pelo saudoso Lemmy Kilmister em seu selo,  o Motörhead Music, subsidiário da Warner Music.

E em menos de vinte segundos de “Drown”, abertura deste “Desperate”, terceiro álbum da banda, eu já tinha me lembrado de Sonic Youth e The Runaways, ou seja, rock n’ roll sujo, crú e ultrajante, de preferência.

Existe também, no decorrer do álbum, uma vibração punk vintage (ouça “Darby Crash”), ao mesmo tempo que percebemos referências ao mais sujo rock n’ roll dos anos 1970 (ouça “Problem of the Poet”).

Na comparação musical, o Barb Wire Dolls seria algo próximo do L7 ou do Girlschool. Ou uma fusão do Runaways com o Motley Crue. Ou o Stooges com Debbie Harry nos vocais. Acho que deu pra entender, certo?

A voz e a atitude de Isis Queen ecoam ensinamentos do movimento riot grrl, em contraste à simplicidade do instrumental alinhado às melodias do garage rock. Seu timbre de voz é bem melódico, sem perder a contestação. Até por isso, ela é o centro gravitacional da banda, controlando os movimentos musicais energéticos e vibrantes.

As guitarras de Pyn Doll  e Remmington são diretas, trilhando sobre os cânones do rock básico e do punk rock, e a seção rítmica, formada por Krash Doll (bateria) e Iriel Blaque (baixo), é simples e pulsante, por vezes explosiva.

Mas não pense que a sonoridade do Barb Wire Dolls é mediana, pois eles investem em mudanças constantes nos arranjos, que tomam alguns rumos inesperados, o que confere dinâmica moderna à formula vintage.

E dessa fórmula surge “Desperate”, um disco rápido e sem firulas, com ótima produção, de onde saem músicas instigantes e cheias de energia como “Take Me Home”, “Heart Attack”, e “Blind to you Misery”.

Já “Surreal”, a melhor do álbum, ironicamente, lembra muito “In Bloom”, do Nirvana, o que não a faz menos empolgante, afinal ela possui uma pegada power/pop/sleazzy que está aspergida em doses diferentes ao logo do trabalho, nos lembrando algo do Motley Crue em seus primeiros discos.

Enfim, “Desperate” é um disco que não pode passar batido, pois é uma parcela interessante da atual retomada daquela época que o rock era, ao mesmo tempo, instigante, revolto e divertido!

Lemmy Kilmister estava muito certo!

TRACK LIST:

1 DROWN
2 SURREAL
3 TAKE ME HOME
4 HEART ATTACK
5 DESPERATE
6 BLIND TO YOUR MISERY
7 I WILL SAIL
8 DARBY CRASH
9 PROBLEM OF THE POET
10 RHYTHM METHOD

FORMAÇÃO

Isis Queen (vocal)

Pyn Doll  (guitarra)

Remmington (guitarra)

Krash Doll (bateria)

Iriel Blaque (baixo)

 

Cultura Pop e Underground Barb Wire Dolls Motorhead Music Cultura Pop e Underground Barb Wire Dolls Motorhead Music 

Outros Artigos que Podem Ser do Seu Interesse:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *