Jeff Scott Soto – “The Duets Collection, vol. 1” (2021) | Resenha

 

“The Duets Collection, vol. 1” é um disco solo do renomado vocalista Jeff Scott Soto, onde ele faz uma retrospectiva de sua longeva e prolífica carreira, regravando algumas de suas músicas mais marcantes.

Para abrilhantar ainda mais as releituras, Jeff Scott Soto convidou outros vocalistas para realizar duetos emocionantes, para dizer o mínimo em “The Duets Collection, vol. 1”. O disco chega ao Brasil pela parceria entre os selos Shinigami Records e Frontiers Records, e na sequência você lê nossa resenha completa.

Jeff Scott Soto - The Duets Collection vol 1 resenha review

“The Duets Collection, vol. 1”é um projeto foi motivado pela impossibilidade de fazer shows devido a pandemia que assolou o mundo em 2020. Jeff Scott Soto decidiu aproveitar o tempo e criar algo muito especial para os fãs, enquanto revisitava o riquíssimo repertório de sua carreira ao lado de amigos especiais.

Para começar, os músicos que estão com ele no projeto são seus atuais colegas de banda Jorge Salan, Howie Simon e Leo Mancini (guitarras), Tony Dickinson (baixo) e Edu Cominato (bateria), o que gera um clima de celebração entre amigos pela energia positiva emanada em cada momento da performance da banda.

Aliado a isto temos um repertório escolhido a dedo, passando pelas diversas fases de sua carreira, desde o início com Yngwie Malmsteen (com a faixa “Don’t Let It End”) indo até a ótima trilha sonora do filme “Rock Star” (com “Livin’ The Life”), passando pela banda Talisman (com “Mysterious”, “I’ll Be Waiting” e “Colour My XTC” reforçando que este certamente foi seu melhor momento na carreira) e pela sua fase na banda de Axel Rudi Pell (trazendo a clássica “Warrior”).

Fatalmente, estes também são os melhores momentos do repertório, junto com a indefectível “Believe In Me”, uma das melhores músicas da carreira de Jeff Scott Soto lançada em “Lost in the Translation” (2004), seu melhor disco da carreira solo.

 

Porém, Jeff Scott Soto resolveu não somente regravar estas e outras músicas, mas também convidar alguns dos melhores vocalistas da atualidade para realizar duetos mais do que interessantes. A lista tem nomes de peso: Erik Martensson (Eclipse, W.E.T.), Dino Jelusick (Animal Drive, Dirty Shirley), Eric Martin (Mr. Big), Johnny Gioeli (Hardline), Deen Castronovo (Revolution Saints), Nathan James (Inglorious), Russell Allen (Symphony X), Renan Zonta (Electric Mob), Mats Leven (Candlemass, TSO), BJ (Spektra, SOTO) e Alírio Netto.

tracklist é muito bem escolhido, sem dúvidas, e os nomes dos vocalistas convidados também são incontentáveis, mas algo deve ser dito neste momento da minha resenha: a maioria das performances dos duetos não traz anda de novo para as músicas e mesmo que a produção seja brilhante, nem a parte instrumental ousa sair do esperado. Por este motivo, principalmente, faixas como “Callin’ All Girls” (do EYES, banda que integrou no início dos anos 1990) e “Coming Home” (do Soul Sirkus, banda de Jeff com o próprio vocalista convidado na faixa) soam menos empolgantes.

Isso posto, é também importante dizer que “The Duets Collection, vol. 1” é um disco de hard rock cheio de energia e adrenalina, que não traz nada de novo – nem a proposta é nova -, mas é muito divertido, chegando às raias do viciante, principalmente por ser em sua maioria formado por várias músicas conhecidas que nos trazem memórias afetivas. Ao menos para mim!

Agora é aguardar a segunda parte de The Duets Collection, pois material na carreira de Jeff Scott Soto não falta. E na próxima vez, espero que ele se lembre do material gravado com o W.E.T.!

Leia Mais:

Outros Artigos que Podem Ser do Seu Interesse:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *