“The Backbiters” (2013) é o álbum de estréia da banda homônima, oriunda de Goiânia, lançado em 2013 pelo selo Monstro Discos.
Nascida na cena goiana em 2006, quando ainda sob o nome de The Envy Hearts, chegaram a lançar as músicas “Stronger Than Ever” e “Plastic Words” em sua primeira demo, datada de junho daquele mesmo ano, a banda The Backbiters (que foi rebatizada em 2008) apresenta seu primeiro trabalho, auto-intitulado. Um disco que não possui uma faixa ruim sequer!
O Rock N’ Roll empolgante, versátil, crú, de cacoetes garageiros e guitarras energéticas e rústicas é o que domina este ótimo álbum.
Forjado por uma atitude proto punk (misturada a muito conhecimento de causa dentro das artes roqueiras) emanada de um instrumental inflamado e coeso, remetendo aos bons tempos da honestidade e rusticidade da era setentista, principalmente em faixas como “You’re Not To Late”, “Stronger Than Ever” , “Plastic Words”, “City of Rock”, “Ridiculous Fame” (como uma fusão de Clash com Stray Cats), “I Believe, I Think, I Hope”, It’s You Baby” e “Johnny’s Riffs” (com um muito bem explorado apelo blues rock), que agradarão desde os fãs das bandas clássicas como Rolling Stones, MC5, Grand Funk Railroad, The Clash, Stooges, Slade, e até mesmo o Kiss, bem como as gerações mais novas que se ligam em nomes como Hellacopters, Backyard Babies, Audrey Horne, Captain Black Beard e os primeiros trabalhos de The Libertines, Artic Monkeys, Strokes e Franz Ferdinand.
A produção bem orgânica, para não dizer crua ao extremo, na verdade contribuiu muito para o clima direto e sem frescuras das guitarras cortantes, da bateria seca, mas pulsante e do baixo que cola todo o instrumental que ainda é adornado por linhas de teclado precisas e saborosas, amplificando ainda mais a personalidade da banda.
Uma das preciosidades perdidas do nosso Rock N’ Roll moderno. Corra atrás em caráter urgente!
Leia Mais:
- ROCK NOW | 23 Discos Pra Conhecer Novas Bandas
- Seu Juvenal – “Rock Errado” (2016) | Resenha
- Vish Maria – “Vish Maria!” (2016, Monstro Discos) | Resenha
- Desert Crows: “Age of Despair” (2019) | Resenha
- Os Cabeloduro – “A Gente Só Se Fode!” (2016) | Resenha
- Röyal Dögs – “Tattoo You” (2016) | Resenha
- Quais Bandas “Salvaram” o Rock nos Anos 2000?
Sugestão de Livros Sobre o Tema:
Outros Artigos que Podem Ser do Seu Interesse:
- Kindle Unlimited: 10 razões para usar os 30 dias grátis e assinar
- Os 6 melhores fones de ouvido sem fio com bateria de longa duração hoje em dia
- Edição de Vídeo como Renda Extra: Os 5 Notebooks Mais Recomendados
- As 3 Formas de Organizar sua Rotina que Impulsionarão sua Criatividade
- Camisetas Insider: A Camiseta Básica Perfeita para o Homem Moderno