TERRA MÃE | Banda paulista responde nossas SE7E PERGUNTAS.

 

TERRA MÃE, banda paulista de post-rock, participa de nossa seção SE7E PERGUNTAS, onde queremos apresentar bandas ou artistas que merecem atenção, através de sete perguntas fixas.

FICHA TÉCNICA

NOME DA BANDA: Terra Mãe

ESTILO: Post-rock, Grunge, Emo, Alternativo

CIDADE/ESTADO: Campinas – São Paulo

ANO DE FUNDAÇÃO: 2016

DISCOGRAFIA: ”Terra Mãe” (2017), ”Resiliência” (2019) e ”Medo, Frio, Cansaço” (2020).

Terra Mae
Terra Mae – Credito de Lucas Lima Argenton

ENTREVISTA

1. Primeiramente, obrigado pela entrevista e pela atenção conosco do site Gaveta de Bagunças. Conte-nos um pouco sobre a biografia da banda.

Imagina! Nós que agradecemos pelo convite.

A banda começou no fim de 2016 com a ampliação do projeto solo de Gustavo Paschoalin. Desde então começamos os preparativos para o nosso primeiro trabalho como Terra Mãe, regravando o EP ”Entre Nós” que o Gustavo havia lançado com seu projeto solo. Esse trabalho levou o nome da banda como forma de mostrar o nascimento desta. Tentamos desenvolver em um estilo próprio as sonoridades da música brasileira e do Rock Alternativo, abrangendo letras que tratam de conflitos pessoais, relacionamentos e nostalgias em arranjos melancólicos e agressivos. Em 2019 lançamos nosso primeiro disco, o ”Resiliência”, gravado de forma completamente independente na casa do nosso amigo Rodrigo Edo. Agora em 2020 teve o nascimento do ”Medo, Frio, Cansaço”, nosso segundo EP, que consegue traduzir claramente uma nova fase da banda, onde gravamos em Piracicaba com o Victor Miguel ,da banda Beeguas.

2. Quais as principais influências da Terra Mãe? Existem alguns nomes que indicariam como principais referências para a sonoridade que vocês praticam?

Nossas duas maiores influências são Radiohead e a banda carioca Ventre. O que facilita é que temos um gosto musical muito semelhante, deixando todo o trabalho de composição e arranjo mais fácil. Muito do que temos em comum é o compartilhamento de bandas como American Football, Foo Fighters, Cosmo Pyke, Tame Impala e de artistas brasileiros como Lenine, Jorge Ben, Terno Rei, Raça, Menores Atos, E A Terra Nunca Me Pareceu Tão Distante etc.

3. Quanto às letras, existe algum direcionamento especifico? Nesse âmbito, vocês possuem algum posicionamento político ou ideológico?

Não diria que temos um direcionamento específico, mas falamos de assuntos que estão sempre presentes na vida das pessoas, como o medo, angústia, incerteza, relações e tudo aquilo que faz a nossa cabeça pensar demais. E sobre posicionamento político, o que temos para falar é que ELE NÃO!

4. Poderia nos dizer um pouco de como funciona o processo de composição?

A maioria das composições vêm da cabeça do Gustavo, que já entrega uma letra seguida de um arranjo de guitarra. Por sorte, a banda sempre se identifica muito com as ideias e é daí que começamos a arranjar as músicas. Temos muita facilidade em nos comunicarmos musicalmente o que torna o processo muito prazeroso. A partir do momento que uma ideia aparece em um ensaio ou nos isolamentos pessoais de nossos quartos, já tentamos dividir isso para que todos possam acrescentar com ideias e assim construir a música.

5. Qual das suas músicas ou discos você indicaria para alguém interessado em conhecer o som de vocês?

É difícil escolher o filho favorito (risos). Mas vamos lá! Do nosso último trabalho, ”Medo, Frio, Cansaço”, indicamos ”Pássaro” e ”Por todas as vezes que eu já quis desistir”, essa última com participação da querida Larissa Conforto (ÀIYÉ). Já do ”Resiliência” indicamos ”Retrato”, ”Despedida” e ”O Rio”.

6. Já existem metas de longo e médio prazo para a Terra Mãe?

Sim! Já temos muito conteúdo na gaveta. Aproximadamente dois discos cheios (risos). Mas isso é algo para ir trabalhando com calma. Pretendemos lançar ainda nesse semestre um disco acústico com várias participações especiais. Queremos que seja algo caseiro, que crie uma intimidade com o público que escutar. E claro, tudo será feito em um home studio, aliás, estamos passando por uma pandemia e uma situação muito delicada.

Já em relação aos shows ainda não sabemos quando tudo vai voltar ao normal. Ainda temos o show de lançamento para fazer do ”Medo, Frio, Cansaço” então, o nosso foco ainda está sendo nele. Mas infelizmente não podemos esperar muito, pelo menos não até o final desse episódio que estamos vivendo.

7. Para finalizar, agradeço a oportunidade da entrevista, e fique à vontade para pontuar algo que queira mencionar fora das perguntas acima.

Queremos agradecer muito ao site Gaveta de Bagunças por bater esse papo com a gente. Gratidão demais!

CONTATO

Facebook: @terramaebanda
Instagram: @bandaterramae
Youtube: youtube.com/terramae
Gmail: bandaterramae@gmail.com

Ouça o EP “Medo, Frio, Cansaço”
Spotify: https://spoti.fi/2TE12ne
Deezer: https://www.deezer.com/br/album/132958802
Apple Music: https://apple.co/3cES3dY

Leia Mais:

Outros Artigos que Podem Ser do Seu Interesse:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *