Blackmore’s Night – “Winter Carols” (2022) | Resenha

 

Com “Winter Carols” o Blackmore’s Night celebra o inverno através de uma seleção encantadora de canções de natal num disco duplo.

Abaixo você lê nossa resenha completa deste disco lançado pela parceria entre os selos earMUSIC e Shinigami Records.

Com "Winter Carols" o Blackmore's Night celebra o inverno através de uma seleção encantadora de canções de natal num disco duplo.

O Blackmore’s Night é um duo de música folk com toques renascentistas e medievais formado pela musicista Candice Night e o lendário e virtuoso guitarrista Ritchie Blackmore, que fez história no Deep Purple e no Rainbow, além de ser uma da maiores referências da guitarra dentro do hard rock e do heavy metal.

Conhecidos por suas interpretações impressionantes de canções tradicionais, mas também por oferecer composições próprias bem interessantes, a dupla lançou vários álbuns ao longo dos anos, desde o excelente “Shadow of the Moon”, de 1997. Um de seus discos de maior destaque foi o intitulado “Winter Carols”, e que justamente reforçava este primeiro aspecto de sua obra, apresentando belas versões de muitas canções natalinas clássicas, bem como algumas peças mais obscuras.

Nesse sentido, esta versão expandida de “Winter Carols”, seu sexto álbum lançado originalmente em 2006, apresenta belas interpretações de canções natalinas mais conhecidas, como “We Three Kings”, “We Wish You A Merry Christmas” e “O Come All Ye Faithful”. Mas também tem alguns temas menos conhecidos como “The Coventry Carol” e “What Child Is This?”. Esta faixas representam bem o repertório expandido para 27 composições, sendo que algumas se repetem em versões diferentes, estando divididas em um dois discos embalados num belíssimo digipack.

Esta nova versão de “Winter Carols” foi remasterizada e inclui quatro faixas que antes não estavam disponíveis na edição original de 2006: “Here We Come A-Caroling”, “It Came Upon A Midnight Clear”, “O Little Town Of Bethlehem” e “Silent Night”. Esta reedição também apresenta uma música totalmente nova, a já citada “Coventry Carol”, uma canção de Natal inglesa que remonta ao século 16, com letras adicionadas por Candice e novos arranjos musicais de Blackmore.

É fato que partindo dos tradicionalistas da música medieval até chegar aos amantes da música de vanguarda, existe música natalina para todos os gostos por aqui. Entretanto, também é fato que ouvir o material todo numa tacada só é tarefa árdua, pois mesmo com todo o esmero nos arranjos e a técnica instrumental usada para desenhar a musicalidade aqui apresentada, “Winter Carols” é um disco é longo e repetitivo mesmo com um clima espiritual muito bem criado. Inegavelmente as músicas encapsulam todo aquele espirito natalino de acolhimento, afinal, há algo na música medieval e renascentista que parece naturalmente conectada ao Natal.

Além disso, o casal que lidera o Blackmore’s Night tem uma ótima banda de apoio neste álbum, incluindo Pat Regan e Bard David of Larchmont (David Baronowsky) nos teclados, Sir Robert of Normandy (Robert Curiano) no baixo, Lady Madeline (Madeline Posner) e Lady Nancy (Nancy Posner) junto a Ian Robertson e Jim Mannguard nos backing vocals, Sarah Steiding no violino, Anton Fig na bateria e Albert Dannemann na gaita de fole.

Por fim, apesar do aspecto gráfico da nova versão em digipack ter ficado belíssima, eu ainda prefiro a capa original de “Winter Carols”. A arte original, da versão de 2006, à cargo de Karsten Topelmann, capturava o clima natalino de uma forma mais orgânica, mística e romântica, além de tipicamente europeia.

Creio que “Winter Carols” não agradará a todos, mas ainda é um ótimo álbum para entrar no espírito natalino e deixar rolando no seu próximo natal. Com sua bela mistura de canções tradicionais e modernas o Blackmore’s Night criou algo verdadeiramente único e agradável para a ocasião, pois este álbum certamente proporcionará um bom pano de fundo para horas de entretenimento natalino.

Oferta de Discos do Blackmore’s Night

Leia Mais:

Outros Artigos que Podem Ser do Seu Interesse:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *