Sonata Arctica – “Acoustic Adventures – Volume One” (2022) | Resenha

 

“Acoustic Adventures – Volume One” é o 12º álbum da banda finlandesa de power metal Sonata Arctica, apresentando versões acústicas de seus grandes clássicos e algumas obscuridades.

Abaixo você lê nossa resenha deste disco que foi lançado no Brasil pela parceria entre os selos Shinigami Records e Atomic Fire Records.

"Acoustic Adventures - Volume One" é o 12º álbum da banda finlandesa de power metal Sonata Arctica, apresentando versões acústicas de seus grandes clássicos e algumas obscuridades.

A banda Sonata Arctita foi fundada na Finlândia, em meados dos anos 1990, sendo um dos maiores nomes do power metal melódico da época. A banda cresceu rapidamente no cenário, muito pelo talento do vocalista Tony Kakko e pela ousadia que apresentavam dentro de um subgênero do heavy metal que se desgastou rapidamente.

Esta ousadia sempre permitiu ao Sonata Arctica explorar novos caminhos dentro do heavy metal quando a popularidade do power metal começou a decair no início da sua segunda década de existência. Com isso, eles foram das fronteiras ensimesmadas do power metal para as possibilidades vastas das incursões progressivas, mas sem perder sua identidade musical ou mascarar uma mudança.

Até por essa postura inquieta, um disco de releituras acústicas do Sonata Arctica não chega a ser uma surpresa, mas não diminui a expectativa por um belíssimo e requintado repertório musical, pois a banda conseguiu criar uma obra que, mesmo com seus altos e baixos, frutificou em músicas sempre talhadas aos detalhes.

E seguindo sua imagética invernal que sempre esteve presente em seus discos de estúdio, “Acoustic Adventures – Volume One” chega como uma espécie de trilha sonora para dias frios, ou chuvosos, perfeito para ser acompanhado de uma taça de vinho, ou alguma bebida quente, num ambiente aconchegante.

Esta é uma ambientação proposta já na capa de “Acoustic Adventures – Volume One”, que estampa um repertório de 12 músicas retiradas de seus discos de estúdio, dentre clássicos como “Tallulah” “For The Sake Of Revenge” e  até algumas obscuridades como “The Rest Of the Sun Belongs To Me”, uma música que era faixa-bônus da versão japonesa do disco “Winterheart’s Guild” (2003).

A inspiração para este disco de releituras acústicas veio da turnê de 2019 que o Sonata Arctica fez, intitulada “Acoustic Adventures Tour”, onde pode experienciar com muito sucesso de público e crítica a performance de suas músicas no formato desplugado. E como o próprio título do trabalho alude, o projeto será dividido em dois volumes.

Gravado e produzido por Mikko Tegelman e a banda no Studio57, na Finlândia, “Acoustic Adventures – Volume One”, o trabalho em estúdio merece menção pela excelente timbragem dos instrumentos acústicos que estão bem definidos, mesmo com camadas sobrepostas que preenchem os espaços (que sempre aparecem quando o heavy metal é feito por vias acústicas).

Claro que algumas músicas estão bem diferentes, mas acredite, as alterações foram para adequar melhor cada composição ao formato e funcionaram perfeitamente. Isso porque, como a banda sempre teve uma preocupação com as estruturas melódicas não foi tão complicado reler os arranjos para os instrumentos acústicos. Em “Don’t Say a Word” e “Wolf & Raven”, por exemplo temos a inserção de banjos que podem dividir os fãs. Eu achei que ficaram ótimos! Outro bom momento vem em “Paid In Full”.

Uma observação negativa vai, ironicamente, para a performance do vocalista Tony Kakko. Não que ele tenha cantado mal e comprometido a performance da banda. Muito pelo contrário! Mas é que no despido formato acústico, alguns de seus cacoetes vocais soaram exagerados.

Vi muitos fãs criticando “Acoustic Adventures – Volume One” em fóruns na internet por motivos diversos, mas vou ser obrigado a discordar, pois achei o material excelente, sendo que este disco talvez seja o único que irá sobreviver do Sonata Arctica na minha coleção, por ser, possivelmente, o único que terei vontade de ouvir novamente.

Sim, eu adoro discos acústicos! E por isso, digo: que venha o segundo volume!

Leia Mais

Ofertas de Discos da Banda Sonata Arctica:

  1. Sonata Artica – “Ecliptica – Revisited: 15 Years Anniversary” [Disco de Vinil]
  2. Sonata Arctica – “Ecliptica” [CD]
  3. Sonata Arctica – “Acoustic Adventures – Volume One” [Disco de Vinil Colorido Duplo]
  4. Sonata Arctica – “Acoustic Adventures – Volume One” [CD]

Outros Artigos que Podem Ser do Seu Interesse:

1 comentário em “Sonata Arctica – “Acoustic Adventures – Volume One” (2022) | Resenha”

  1. Gosto muito de Sonata Arctica!!!
    E, sim, já existe o volume 2 do Acoustic Adventures, parece que foi lançado no final de setembro …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *