RESENHA | Shadows Legacy, “Lost Humanity” (2018)

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Shadows Legacy Lost Humanity
Shadows Legacy: “Lost Humanity” (2018, Independente) NOTA:8,5

O Shadows Legacy é um dos melhores nomes do metal tradicional no Brasil.

Com a experiência de quem criou sua reputação no underground pelos palcosdesde 2006, apresentam “Lost Humanity”, seu novo trabalho.

Numa trajetória de mais de uma década, o Shadows Legacy dividiu o palco com nomes relevantes do metal nacional internacional (como Blaze Bayley), e superou tragédias, além do roubo em estúdio que atrasou o lançamento do primeiro trabalho.

Sucessor de “You’re Going Straight to Hell”, primeiro álbum, e do EP “Blood and Sweat”, ambos lançados em 2014, “Lost Humanity”, chega esbanjando garra e disposição para o heavy metal.

Foram quatro anos entre “You’re Going Straight to Hell” “Lost Humanity”que a julgar pelo que ouvimos nestas onze faixas, foram usados para lapidar e amadurecer a sonoridade da banda.

Heavy Metal puro, direto, sem invencionices e modernismos, trazendo à tona uma forma oxigenada do gênero por um viés old-school à moda brasileira.

“intro” traz um clima épico/distópico que dialoga com a arte de capa num alto sabor de trilha sonora, porém, o riff e a batida inicial de “Sea of Revenge”, que chega na sequência, garantirão que o puro heavy metal será extraído dessa fonte.

Não economizam em solos, investem em vocais poderosos e dramáticos, oscilando dentro das escolas europeia e norte-americana, com tempero brasileiro.

É mais simples dizer que ficam entre o Savatage, Vicious Rumors, Iron Maiden e o Saxon, na maior parte do tempo, mas isso também seria reduzir a personalidade da banda.

Existe uma grandiloquência melódica em meio a toda a tenacidade metálica dos arranjos bem trabalhados por essas influências familiares, mas nada que possa ser adjetivado de cópia ou imitação.

Isso tudo já tinha sido antecipado pelos dois singles de “Lost Humanity”: “Restless” “The Final Act”.

A primeira lembra como era legal quando o Iron Maiden não era um pastiche de si mesmo, e a segunda impressiona pelo belíssimo trabalho melódico e vocal. Ambas são dois dos grandes destaques do repertório.

Só a produção que me pareceu um ponto fraco de “Lost Humanity”.

Entendo que a musicalidade da banda pede timbragens carregadas de tradicionalismo, mas dá pra ser clássico, tradicional, oxigenando um pouco mais a produção.

Já é possível, hoje em dia, dar lapidação às texturas e às timbragens do heavy metal tradicional sem soar clínico!

Não que essa produção atrapalhe “Lost Humanity” de modo fatal. Mesmo porque o Shadows Legacy consegue ser empolgante até quando é previsível.

Porém, creio que a força de uma banda que impacta o ouvinte até quando soa previsível seria ainda maior com uma produção mais acertada.

No mais, são solos, riffs, melodias e estruturas feitas sob medida, principalmente nos ganchos infalíveis, para que fãs de heavy metal pratiquem esportes como headbangin’, air guitar e air drums.

Como na aula de classic metal dada em “Minds Stalker”, “Block 11”, ou na ótima “Why”, com cadência e peso que remetem ao Black Sabbath.

As composições são coesas e altamente niveladas, se destacando uma após a outra pela criatividade em trabalhar elementos canônicos com eficiência. O trabalho de guitarras é primoroso, e o vocalista é preciso, sem exageros, e esbanja segurança.

Se você procura um disco que traga energia, agressividade, melodia e técnica unidas em prol da construção do que há de mais eficiente e tradicional no heavy metal, pode conferir “Lost Humanity” sem medo!

TRACKLIST

1. Intro
2. Sea of Revenge
3. Tough Ain’t Enough
4. Restless
5. The Final Act
6. Minds Stalker
7. Dystopian Reality
8. Why?
9. Block 11
10. Back On the Road
11. Prelude to the End

FORMAÇÃO

Luciano Rivero (baixo)
Leandro Motta (guitarra)
Max Batista (guitarra)
Bruno Cardoso (vocais)
Augusto Morais (bateria)

Cultura Pop e Underground Lost Humanity Shadows Legacy Cultura Pop e Underground Lost Humanity Shadows Legacy Cultura Pop e Underground Lost Humanity Shadows Legacy Cultura Pop e Underground Lost Humanity Shadows Legacy Cultura Pop e Underground Lost Humanity Shadows Legacy Cultura Pop e Underground Lost Humanity Shadows Legacy Cultura Pop e Underground Lost Humanity Shadows Legacy 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *