Supergrupos do Rock e do Heavy Metal em Prol de Uma Causa Nobre

 

Muito comuns em estilos como o rock, heavy metal jazz, os supergrupos seriam times formado por músicos renomados ou oriundos de bandas com alguma relevância. Até por isso, seria muito natural usar o prestígio de vários destes músicos em causas nobres e humanitárias, com destaque aos projetos USA For Africa e Hear ‘N Aid.

Supergrupos do Rock Usa For Africa Hear N' Aid

 

Os supergrupos começaram a ser mais comuns dentro da música pop nos anos 1960 e na década seguinte continuavam sua caminhada com toda a força, até que nos anos 1980 eles tentaram mudar o mundo.

Muitos supergrupos em prol de causas humanitárias se formaram apenas para um show ou um álbum com um objetivo maior do que lucrar em causa própria. Em 1979, Paul McCartney (The Beatles, Wings), Pete Townshend (The Who), David Gilmour (Pink Floyd), John Paul Jones (Led Zeppelin), John Bonham (Led Zeppelin) e vários outros músicos se uniram sob o nome de Rockestra e gravaram “Let It Be”, “Lucille”, “Rockestra Theme”, e “So Glad to See You Here” para ajudar o povo do Camboja que sofria sob o regime político do país.

No ano de 1984 foi a vez do Band-Aid, com o intuito de arrecadar fundos em prol dos famintos da Etiópia ao lançar o compacto “Do They Know It’s Christmas?” na época do Natal. Originalmente o Band Aid era formado por Adam Clayton (U2), Phil Collins,  Bob Geldof (Boomtown Rats), John Taylor (Duran Duran), Paul Young, Simon Le Bon (Duran Duran), Bono (U2), David Bowie, Paul McCartney (ex-Beatles) e vários outros grandes nomes da música mundial.

De certa forma, o Band-Aid serviu de molde e inspiração para os dois supergrupos mais famosos criados nestes moldes: o USA for Africa e o Hear n’ Aid, ambos em 1985.

Famoso pela canção “We Are the World”, o USA for Africa pode ser considerado o maior supergrupo da história com todos os grandes artistas da música pop da época liderados por Harry Belafonte, Kenny Rogers, Michael Jackson, Tina Turner, Ray Charles, Paul Simon, Diana Ross, Bob Dylan, Bruce Springsteen, Willie Nelson e Lionel Richie. O objetivo do projeto era ajudar as vítimas da fome e doenças na África, especialmente para a Etiópia.

Se o Usa for Africa trazia a nata da música pop daqueles tempos, o Hear n’ Aid era completado vários integrantes de bandas de Heavy Metal se uniram ao vocalista Ronnie James Dio, num projeto que intencionava arrecadar dinheiro para crianças famintas na África. Lembre-se que em 1985 o heavy metal e o hard rock viviam seu auge nos Estados Unidos e várias eram as bandas clássicas no auge de sua forma que lideravam estes movimentos.

O Hear n’ Aid trazia a canção “Stars”, com mais de sete minutos de duração e a lista dos artistas que participaram do projeto incluem músicos de bandas como Queensryche, Iron Maiden, Ratt, Whitesnake, Dokken, Def Leppard, Judas Priest, WASP, Quiet Riot, Blue Oyster Cult e Journey, com destaque a Ronnie James Dio, Don Dokken, Kevin Dubrow, Brad Gillis, Rob Halford, Yngwie Malmsteen, Dave Murray, Vince Neil, Ted Nugent, Adrian Smith e Geoff Tate.

Nestes mesmos moldes ainda tivemos o Artists United Against Apartheid que contava com Steve Van Zandt e muitos outros músicos que gravaram a canção e o álbum “Sun City” para protestar contra o apartheid na África do Sul; e o One World Project, que contava vários músicos na gravação do single de caridade “Grief Never Grows Old” para ajudar as vítimas do Tsunami no Oceano Índico em 2004.

No ano de 2011, Tonny Iommi (Black Sabbath), Nicko Mcbrain (Trust, Iron Maiden), Jason Newsted(Flotsam & Jetsam, Metallica, Ozzy Osbourne e Voivod), Ian Gillan (Deep Purple, Black Sabbath), Linde Lindstrom (HIM) e Jon Lord (Deep Purple, Whitesnake) uniram forces no projeto Who Caress como o intuito de arrecadar fundos para reconstruir uma escola de música na Armênia. O CD vinha com duas novas faixas de estúdio “Out Of My Mind” e “Holy Water” e  também o videoclipe de “Out Of My Mind”, além de um documentário de 40 minutos que mostra Gillan e Iommi em seu envolvimento com a causa da Armênia ao longo dos anos.

Leia Mais:

Ofertas Imperdíveis Sobre o Tema:

Outros Artigos que Podem Ser do Seu Interesse:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *