Rock Nacional | Lembre os 11 melhores discos acústicos do Brasil!

 

Explore conosco a essência do rock nacional em sua forma mais íntima. Dos acordes desplugados ao pulsar das emoções, mergulhe nos 11 melhores discos acústicos que moldaram a cena musical brasileira. Uma viagem sonora única, revelando versões marcantes de ícones como Rita Lee, Legião Urbana e Titãs.

De Rita Lee a Legião Urbana, estes são os 10 melhores álbuns acústicos do rock nacional!

Exibido pela primeira vez em 26 de novembro de 1989, o programa “MTV Unplugged” ofereceu aos artistas internacionais uma plataforma única para mostrar seus talentos enquanto reinventavam sua música ao vivo no processo.

Foi um fenômeno cultural que marcou uma época, apresentando performances acústicas de alguns dos maiores nomes da música popular que logo chegou no Brasil e pegou as bandas de rock nacional que haviam feito sucesso na geração “Rock Brasil dos anos 80”.

Os 11 Melhores Discos Acústicos do Rock Nacional

Agora queremos comentar os onze melhores discos acústicos lançados pelas bandas e artistas do rock nacional, não só as dos anos 1980, nas décadas seguintes, muitos deles resgatando a carreiras de várias delas (como o Capital Inicial, por exemplo).

Certo, há sombras de instrumentos elétricos em alguns deles (ninguém está fingindo que a balada do Barão Vermelho não estava plugada, ou que Leoni se livrou totalmente da necessidade de amplificação), mas o que fez com que todos esses álbuns fossem considerados acústicos era seu núcleo desplugado.

1) Nenhum de Nós – “Acústico ao Vivo: Theatro São Pedro” (1994)

Nenhum de Nós é uma banda representante do rock gaúcho, formada em 1986 na cidade de Porto Alegre, liderada pelo excelente vocalista Thedy Corrêa e, para mim, uma das três bandas geniais e mais subestimadas do rock nacional. Uma das provas disso reside neste disco acústico, lançado em 1994, o primeiro do rock nacional. “Temos na nossa história o fato de ter sido o primeiro”, disse Thedy.

Músicas como “Sobre o Tempo”, “Eu Caminhava”, “Astronauta de Mármore” “Camila Camila” ganharam novas roupagens e todo o repertório se tornou ainda mais emocional, donde posso destacar ainda “Canções da Meia Noite” e “Sinais de Fumaça”. É importante observar que nesta época, no Brasil, apenas Gilberto Gil tinha lançado um disco acústico e o Nenhum de Nós, que se inspirou na MTV norte-americana, vendeu 200 mil cópias de seu registro desplugado. O sucesso foi tanto que a banda revisitaria o formato algumas vezes no futuro.

2) Lobão – “Acústico MTv” (2007)

Esta viagem desplugada pela carreira de Lobão traz um set list bem equilibrado, com sucessos dos anos 80 e as preciosidades da segunda fase mais experimental de sua carreira. O som do acústico de Lobão, as texturas de cordas e os arranjos diferenciados, fazem dos demais álbuns dentro formato quase como registros de bar!

Além deste trabalho, a obra de Lobão merece ser ouvida, pois sua discografia contem faixas excepcionais que ficaram de fora deste acústico, que, na minha opinião, é o melhor já realizado no Brasil!

Leia Mais: Por que o disco acústico de Lobão é o melhor já feito no Brasil?

3) Capital Inicial – “Acústico MTv” (2000)

Este disco representou a redenção do Capital Inicial, após uma complicada década de 1990. O sucesso foi tão grande e arrebatador que conseguiu renovar o público da banda dando a ela um fôlego de mais duas décadas de relevância no mainstream.

Em faixas como “O Passageiro”, “Tudo Que Vai”, “Independência”, “Eu Vou Estar”, “Fogo”, “Natasha”, “Fátima” e “Música Urbana” Dinho Ouro Preto e os irmãos Lemos relêm diferentes momentos da carreira com um conceito bem estabelecido e uma performance irrepreensível.

4) Lulu Santos – “Acústico MTv” (2000)

Lulu Santos é o maior hitmaker do pop/rock nacional e até por isso este seu disco acústico parece uma celebração de sucessos atemporais do rock brasileiro. Só ele poderia fazer um pout-pourri com “Toda Forma de Amor”, “Um Certo Alguém” e “O Último Romântico”, três de maiores sucessos numa única faixa e ainda ter um repertório que não deixa o ritmo cair em um disco duplo. Como se não bastasse ele manda outro com “Sereia”, “De Repente Califórnia” e “Como Uma Onda”. Um dos melhores discos da lista!

5) Rita Lee – “Acústico MTv” (1998)

Se Lulu Santos tem um dos maiores catálogos de hits do pop/rock nacional, afirmo sem medo que Rita Lee não está muito atrás. Este acústico é uma prova disso, abrindo com a trinca “Agora só falta você”, “Jardins da Babilônia” e “Doce vampiro”. Na sequência, ainda temos “Luz del Fuego”, cantada em parceria com Cássia Eller, “Desculpe o Auê” com a voz doce da Paula Toller, “Mania de Você” com o Milton Nascimento e um inesperado cover de “Gita”, do Raul Seixas. Muitos detonam este acústico, mas eu acho um dos melhores!

6) Paralamas do Sucesso – “Acústico MTv” (1999)

O acústico dos Paralamas do Sucesso é um dos poucos que não parecem despir o artista principal de suas características principais. Ganha pontos por isso, mas não só, afinal, o repertório vasto busca músicas menos celebradas de seu catálogo, como “Vulcão Dub”, “Fui Eu”, “Feira Moderna” e “O Trem da Juventude”, apesar do set list ter momento discutíveis.

Os arranjos com naipes de metais roubam a cena e dão um toque imprevisível. A presença de Dado Villa Lobos, guitarrista da Legião Urbana, em todo o registro é um destaque, assim como a versão de “Que país é este”. Mesmo assim, o grande momento é a emocional interpretação da belíssima “Caleidoscópio”.

7) Cássia Eller – “Acústico MTv” (2001)

O disco acústico de Cássia Eller é tão intenso quanto ela, tanto em história quanto musicalmente. Este já era o terceiro lançamento ao vivo de Cássia, cujo talento visceral, puro e raro mostravam que era questão de tempo para ela se tornar um sucesso popular.

Após o emblemático disco “Com você… Meu mundo ficaria completo” (1999) ela se tornaria uma dos nomes imortais da música brasileira, não só do rock nacional, com o lançamento de seu “Acústico MTV”, o último álbum lançado ainda em vida, gravado 9 meses antes de sua morte em 29 de dezembro de 2001. Neste disco, temos 17 interpretações fortes, brilhantes e cativantes de diversos autores, tais como Nando Reis, Renato Russo, Cazuza, Frejat, entre outros.

8) Ultraje A Rigor – “Acústico MTv” (2005)

O disco acústico do Ultraje a Rigor é uma celebração à carreira da banda, sendo assim, podemos esperar seus maiores sucessos desfilados com energia, crueza e despido de qualquer adorno. A inclusão de Manito foi determinante para os arranjos ficarem encorpados ao serem executados ao violão.

São vinte músicas que melhor representam a banda liderada por Roger desde a forma original com que a clássica “Ciúme” foi composta, até o arranjo diferenciado de “Nós vamos Invadir Sua Praia”, temos sucessos radiofônicos e algumas obscuridades que mereciam uma nova chance como “Jesse Go”, “Maximillian Sheldon”, “Giselda” e “Ponto de Ônibus”.

O disco mais linear, mas também o mais divertido da lista, sem dúvidas!

9) Titãs – “Acústico MTv” (1997)

Este disco acústico do Titãs foi um divisor de águas para o formato no Brasil e também para a carreira da banda, que ganhou uma popularidade além do nicho roqueiro e amainou os rumores de que estavam se separando. Foi gravado em 6 e 7 de março de 1997 no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro, e traz a melhor fase de sua formação clássica, além de promover uma rápida reunião com Arnaldo Antunes.

Participações de Marisa Monte (em “Flores”) e Jimmy Cliff (em “Homem Primata”) abrilhantam um repertório guiado pelo sucesso acachapante de “Pra Dizer Adeus”, um reggae insípido e esquecido do álbum “Televisão” que foi retrabalhado e que definiu a estética mais comercial que os Titãs seguiriam dali para frente. Mas sejamos honestos, só a fenomenal “Os Cegos do Castelo “ já vale todo o disco!

10) Ira! – “Acústico MTv” (2004)

Não é de se estranhar que o seu disco acústico seja o mais bem sucedido da carreira da banda paulista Ira!, afinal, a despeito do sucesso que foi a belíssima “Flores em Você”, suas músicas mais conhecidas, como “Envelheço na Cidade”, “Dias de Luta” “Núcleo Base” eram muito rústicas e sisudas para o apreço popular.

Como este “Acústico MTv” lançado em 2004, o Ira!, enfim, conseguiu dar o toque mais acessível ao seu belíssimo repertório e contou com um time de convidados que somou de forma decisiva para o resultado final. Não à toa, Samuel Rosa (líder do Skank, na música “Tarde Vazia”), a cantora Pitty (em “Eu Quero Sempre Mais”) e Os Paralamas do Sucesso (na canção “Envelheço na Cidade”) participam dos melhores momentos deste que foi um dos últimos grandes discos acústicos lançados no Brasil por uma banda de rock.

11) Legião Urbana – “Acústico MTv” (1999)

O disco acústico do Nenhum de Nós pode até ter sido o primeiro a ser lançado no rock nacional, mas a MTv já vinha experimentando o formato no Brasil no início dos anos 1990, com o Barão Vermelho e a Legião Urbana. No caso da Legião Urbana, o que começou como um projeto de clipe para o novo álbum “V”, acabou se tornando um disco acústico gravado em 1992, mas que só seria lançado em 1999, vendendo dois milhões de cópias.

Várias das versões acústicas, como as de “Índios”, “Eu sei”, “O Teatro dos Vampiros” “Mais do Mesmo” já haviam sido lançadas na coletânea dupla “Música Pra Acampamentos” (1992), e evidenciavam um registro crú, intimista e espontâneo de um trio com um discutível domínio técnico dos seus instrumentos, mas com paixão na performance e a reverência do público que os acompanhava.

Além disso, aqui está emblemática versão de Renato Russo para “Hoje a noite não tem luar”, uma música dos Menudos que Renato imaginava não estar sendo gravada, pois foi executada num intervalo enquanto Dado trocava uma das cordas do seu violão. “É cafona, mas eu gosto”, disse Renato.

E pra você? Quais são os melhores discos acústicos do rock nacional?

Leia Mais:

Ofertas de Discos Acústicos do Rock Nacional

Abaixo você tem ofertas de alguns dos discos acústicos mencionados nas nossa lista. Usando estes links você apoia nosso projeto com o site.

  1. Titãs – “Acústico” [Link do CD]
  2. Legião Urbana – “Acústico” [Link do CD]
  3. Paralamas do Sucesso – “Acústico” [Link do CD]
  4. Ira! – “Acústico” [Link do CD]
  5. Ultraje a Rigor – “Acústico” [Link do CD]

Outros Artigos que Podem Ser do Seu Interesse:

8 comentários em “Rock Nacional | Lembre os 11 melhores discos acústicos do Brasil!”

  1. Esqueceram o principal, o TOP 1 !!! Engenheiros do Hawaii… Não sei como esqueceram uma obra prima daquela…

  2. Olá Willians,

    obviamente, pelas minhas escolhas MENCIONADAS, eu discordo do seu comentário. Afinal, as minhas escolhas e a sua opinião são baseadas em nossos gostos pessoais. E acho o acústico do Engenheiros bem chato! O Humberto mudou várias letras (pra pior) e trouxe um repertório mal escolhido para o show, sem falar nas participações “especiais” duvidosas. Uma rápida comparação com o espetacular “Filmes de Guerra, Canções de Amor”, de 1993, percebemos que dava para o Engenheiros fazer melhor, e por isso, pra mim, ficou bem abaixo de qualquer um desta lista!

    Mas como eu disse antes… Isso é só questão de gosto pessoal e “melhor” é sempre um conceito relativo!

    Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *