Neil Gaiman | Os 3 Melhores Livros Para Conhecer o Criador de Sandman

 

Quais os melhores livros para começar a ler a obra de Neil Gaiman? Este ícone da literatura fantástica, nasceu em 1960 na Inglaterra. Reconhecido por obras como “Sandman”, sua escrita combina contos de fadas e mitologia, com atmosfera gótica e personagens enigmáticos. Para os interessados em sua literatura fantástica, reunimos um guia inicial com três livros.

Por Onde Começar a Ler Neil Gaiman?

A obra de Neil Gaiman é uma das mais ricas dentro da literatura fantástica moderna, trazendo uma bela mistura de contos de fadas e mitologia, construída por personagens enigmáticos  e goticamente aclimatada.

Tudo bem que algumas vezes ele tangencia o bizarro, mas tudo é feito de forma tão onírica que aceitamos certos surrealismos com parte da trama e uma marca da obra de Gaiman.

Existe um lirismo inerente à sua escrita mesmo nos momentos mais cruéis e obscuros, principalmente quando insere personagens reais e concretos em ambientes fantasiosos, de uma forma que nos leva a questionar por alguns momentos se estamos realmente vendo o que vemos.

Seu nome virou sinônimo de alta qualidade dentro da cultura pop, tendo ganhado diversos prêmios por seus trabalhos que incluem mídias diversas, como livros , quadrinhos, filmes, seriados de Tv, poemas e uma ópera.

Quem é Neil Gaiman?

O aclamado escritor Neil Gaiman nasceu em 10 de novembro de 1960 em Hampshire, Inglaterra. Seu amor pela palavra escrita começou em uma idade jovem quando ele escreveu seu primeiro poema aos três anos de idade. Seus pais frequentemente o revistavam antes de eventos sociais para ter certeza de que ele não estava escondendo nenhum livro.

O jovem Neil Gaiman cresceu lendo títulos de J. R. R.Tolkien, James Branch Cabell, Edgar Allan Poe, Michael Moorcock, Ursula K. Le Guin, Gene Wolfe, G. K. Chesterton, CS Lewis e Madeleine L’Engle. As obras desses escritores e muitos outros tiveram uma profunda influência sobre Gaiman e seu estilo de escrita.

Gaiman começou como jornalista, escrevendo mais de 700 resenhas de livros e filmes para várias publicações. Em 1984, enquanto esperava por um trem, Gaiman viu a “Saga do Monstro do Pântano Número 25” de Alan Moore em uma prateleira de banca de jornal.

O que ele leu foi uma abordagem revolucionária dos quadrinhos, revigorando seu profundo amor pela nona arte. Anos mais tarde o próprio Gaiman se destacaria com sua série de quadrinhos “Sandman”, vencedora de vários prêmios Eisner e Harvey.

Por Onde Começar a Ler os Livros de Neil Gaiman?

Neil Gaiman possui uma obra vasta que nem o adjetivo prolífico talvez seja suficiente. Escreveu romances, contos e novelas, roteiros de filmes, quadrinhos e novelas gráficas, não-ficção, além de uma biografia esgotada da banda Duran Duran.

Para os interessados ​​na bibliografia de Gaiman, reunimos um guia inicial do leitor com três livros essenciais de sua parcela como romancista.

1 – DEUSES AMERICANOS

Se eu tivesse que apresentar Neil Gaiman a algum desavisado nos dias de hoje, bastaria dizer o seguinte: “é o cara que escreveu ‘Sandman’ e ‘Deuses Americanos’!”

“Deuses Americanos” é uma mistura de história de estrada, mitologia, deuses, zumbis, fantasia, e crítica social, convergindo de uma forma indireta a um protagonista que acompanha o mundo dos deuses em guerra, ora mergulhando nela, ora assistindo-a de lado, mas sempre como alvo de uma investigação psicológica por parte do autor. Este livro virou uma série homônima da Amazon Prime Video que vale muito a pena ser conferida.

Resumo de Deuses Americanos:

“A saga de Deuses americanos é contada ao longo da jornada de Shadow Moon, um ex-presidiário de trinta e poucos anos que acabou de ser libertado e se descobre sem  lar, sem emprego e sem rumo.

“Ele conhece Wednesday, um homem de olhar enigmático que está sempre com um sorriso no rosto, para quem começa a trabalhar, embarcando numa viagem por cidades inusitadas dos Estados Unidos, com encontros e desencontros com os deuses — os antigos (que chegaram ao Novo Mundo junto dos imigrantes) e os modernos (o dinheiro, a televisão, a tecnologia, as drogas) —, que estão se preparando para uma guerra que ninguém viu, mas que já começou. O motivo? O poder de não ser esquecido.”

2 – BELAS MALDIÇÕES

Escrito por Neil Gaiman em parceria com Terry Pratchett (o mesmo que criou um novo universo conhecido como Discworld), esta obra traz de volta a diversão para as páginas da ficção, seguindo a escola de “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, de Douglas Adams, por vias da fantasia, brincando com clichês e caricaturas, mas sem perder a classe de ambos autores.

Um pouco além desse humor do primeiro plano temos críticas quase filosóficas e/ou teológicas sobre a natureza da dualidade bem/mal, livre arbítrio, e religião. Este livro também virou uma série homônima da Amazon Prime Video que vale muito a pena ser conferida.

Resumo de Belas Maldições:

“Segundo as Belas e Precisas Profecias de Agnes Nutter, o mundo vai acabar num sábado. No próximo sábado, e ainda por cima antes do jantar. O que é um grande problema para Crowley, o demônio mais acessível do Inferno e ex-serpente, e sua contraparte e velho amigo Aziraphale, anjo genuíno e dono de livraria em Londres.

“Eles gostam daqui de baixo (ou, no caso de Crowley, daqui de cima). Portanto, eles não têm outra alternativa senão encontrar e matar o Anticristo, a mais poderosa criatura do planeta.

“O problema é que o Anticristo é um garoto de 11 anos e, ao contrário de tudo o que você já possa ter visto em algum filme, é um garoto que adora seu cachorro, se preocupa com o meio ambiente e é o filho que qualquer pai gostaria de ter. Além, claro, de ser indestrutível. E, como se ainda não fosse o bastante, eles ainda têm de lidar com o domingo…”

3 – LUGAR NENHUM

Poderia, neste terceiro lugar, ter colocado “Filhos de Anansi”, mas acho que “Lugar Nenhum” tem sua parcela de importância dentro da obra de Gaiman que vai além de ser seu primeiro romance.

Aqui, o autor retomou, por vias mais obscuras e urbanas, o surrealismo onírico de “Alice No País das Maravilhas”, desta vez inserindo um adulto no protagonismo da narrativa. Em “Lugar Nenhum” a construção de seus personagens brinca com estereótipos, e a trama tem a fluidez necessária para ser tão sedutora quanto enganadoramente inocente.

Resumo de “Lugar Nenhum”

“Em ‘Lugar Nenhum’, Richard Mayhew é um homem simples de coração bom que tem a vida transformada quando ajuda uma jovem que encontra ferida numa calçada. De um dia para o outro, Richard se torna invisível na Londres que sempre conheceu- não tem mais trabalho, não tem mais noiva, não tem mais casa.

“Para recuperar sua vida, ele se embrenha em um mundo que nunca sonhou existir, uma cidade que se abre nos esgotos e nos túneis subterrâneos- a chamada Londres de Baixo, em que personagens únicos e cenários mirabolantes fazem a Londres de Cima parecer uma mera paisagem cinza. Com muita ação, um bom humor peculiar e evocações sombrias de um mundo fantástico”

Mais 5 Livros de Neil Gaiman que Merecem Menção

Dentre os livros que poderiam ter entrado na lista, temos “Os Filhos de Anansi” (onde Gaiman retoma parte da ideia de “Deuses Americanos”), “Coisas Frágeis” (dois volumes de contos imperdíveis), “O Oceano no Fim do Caminho” e “Stardust”.

Ofertas dos Livros de Neil Gaiman

Usando nossos links (em azul) para compra na Amazon ao longo deste artigo você apoia o trabalho do site Gaveta de Bagunças.

  1. Neil Gaiman – “Mitologia Nórdica” [Livro]
  2. Neil Gaiman – “Deuses americanos”, “Lugar Nenhum” e “Os filhos de Anansi” [Box com 3 Livros] 
  3. Neil Gaiman e Terry Pratchett – “Belas Maldições” [Livro] [Edição de Luxo Ilustrada]
  4. Neil Gaiman – “Lugar Nenhum” [Livro]
  5. Neil Gaiman – “Stardust: O Mistério da Estrela” [Grátis no Kindle Unlimited]

Leia Mais:

Outros Artigos que Podem Ser do Seu Interesse:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *