DISCWORLD | A TERRA PLANA DE TERRY PRATCHETT

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

A literatura fantástica tem por caráter central levar o leitor para outras esferas da mente humana onde tudo é possível.

A criatividade do ser humano o fez avançar cada vez mais nestas esferas e chegar a lugares onde só mesmo a mente de um gênio pode conceber.

Por ela, viajamos por lugares do nosso mundo onde coisas incríveis acontecem. Alguns são mundos completamente novos, já outros estão entre o nosso mundo e o restante do universo.

Hoje iremos viajar por um destes lugares. Vamos visitar um dos inúmeros mundos planos da literatura fantástica, aquele criado por Terry Pratchett chamado simplesmente de Discworld.

Então, meus caros viajantes, sentem-se confortavelmente em seus lugares e aproveitem a vista.

E nunca é demais lembrar: não toquem em nada, pois nestes mundos nem tudo é o que parece.

DISCWORLD: A TERRA PLANA DE TERRY PRATCHETT

Discworld é um mundo criado por Terry Pratchett (muito conhecido pelo livro “Belas Maldições”, em parceria com Neil Gaiman) para ambientar suas histórias famosas por satirizar escritores como Tolkien e Robert E. Howard.

Seria um mundo plano onde a magia é algo normal, sustentado pelos ombros de quatro elefantes gigantescos (Grande T’phon, Tubull, Berilia e Jerakeen) que, por sua vez, estão sobre o casco de uma enorme tartaruga, a Grande A’Tuin.

Este mundo possui aproximadamente 10.000 milhas de largura e com uma superfície de aproximadamente dois quintos a da Terra.

Sua principal característica geográfica é o Cori Celesti, um pico de 16 km de altura bem no centro do disco.

Esta torre de rocha é também a origem do campo mágico permanente do mundo plano, e a morada de muitos deuses do Discworld.

A Cori Celesti fica numa região conhecida como The Hub, uma terra montanhosa e gelada, equivalente aos polos gelados do nosso globo terrestre.

O fato das terras geladas estarem no centro do disco se justifica pela distância uniforme do sol em relação às suas regiões.

Desta forma, assim como os locais mais frios ficam mais próximos do centro do Discworld, o clima mais perto dos oceanos é tropical e quente.

Discworld
Mapa do Discworld, de Terry Pratchett

A maioria das terras do disco esta unida em um único supercontinente que forma uma grande região principal.

Sem nome específico, esta região é formada pela união de um continente menor que é uma ilha ligada por uma calota de gelo ao outro o continente ilha, a maior extensão de terra, e onde está de fato o cetro do planeta.

As direções cardinais no Discworld não são dadas como no nosso mundo por norte, sul, leste e oeste.

As referências são dadas em relação ao disco: Hub (perto do centro), Rim (longe do centro) e turnwise e widdershins para indicar o sentido de rotação em relação ao disco, numa troca das coordenadas cartesianas sobrepostas a uma esfera como fazemos, por coordenadas quase polares.

Estas direções também nomeiam os oceanos que juntos formam o Mar Círculo que desaguá em um imensa cascata pela borda do Discworld, batizada de Rimfall.

O que faz os oceanos nunca secarem é a imensa magia presente no Discworld. Com certeza, este é um dos mundos mais bem elaborados da literatura fantástica.

Apesar de seu óbvio caráter satírico, Terry Pratchett criou religiões, deuses, dividiu seu continentes em povos e países com suas capitais.

Obviamente, Terry Pratchett deu vida literário-fantástica à antiga crença hindu de que a Terra era a metade de uma esfera, sustentada por elefantes. Tudo – o hemisfério e os paquidermes – eram carregados nas costas de uma enorme tartaruga, o que explicava o movimento do planeta pelos caminhos do céu.

Muita criatividade e inventividade pra um autor que criou uma das melhores séries de fantasia da história.

discworld
Alguns dos habitantes do Discworld.

Cultura Pop e Underground terra plana site maquete livro Cultura Pop e Underground terra plana site maquete livro Cultura Pop e Underground terra plana site maquete livro Cultura Pop e Underground terra plana site maquete livro Cultura Pop e Underground terra plana site maquete livro Cultura Pop e Underground terra plana site maquete livro Cultura Pop e Underground terra plana site maquete livro Cultura Pop e Underground terra plana site maquete livro Cultura Pop e Underground terra plana site maquete livro Cultura Pop e Underground terra plana site maquete livro Cultura Pop e Underground terra plana site maquete livro Cultura Pop e Underground terra plana site maquete livro Cultura Pop e Underground terra plana site maquete livro Cultura Pop e Underground terra plana site maquete livro Cultura Pop e Underground terra plana site maquete livro Cultura Pop e Underground terra plana site maquete livro Cultura Pop e Underground terra plana site maquete livro Cultura Pop e Underground terra plana site maquete livro Cultura Pop e Underground terra plana site maquete livro 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *