Northward – Resenha de “Northward” (2018)

 

Northward

Northward
Northward: “Northward” (2018, Shinigami Records) NOTA:9,0

O Northward é um projeto de Floor Jansen, hoje vocalista do Nightwish, em parceria com Jørn Viggo Lofstad, guitarrista do Pagan’s Mind.

O projeto iniciou na época em que o After Forever estava finalizando suas atividades, e ficou engavetado por uma década, ainda inacabado, até ganhar o mundo em 2018.

E fazendo jus à ideia de que um projeto paralelo tem a função de ser onde o artista explora caminhos diferentes de sua banda principal, este primeiro fruto do Northward é muito versátil em termos de arranjos, instrumentação e abordagem, se comparado aos demais trabalhos da dupla envolvida.

É um disco de rock, sem sombra de dúvidas, mas sem se ater a regras e com uma vasta gama de influências, clássicas e modernas.

Cada composição tem seu espírito, soando diferentes entre si, mas sem formar um todo heterogêneo e sem foco. Um exemplo disso está no desfecho épico com a faixa título, que resume todo o trabalho.

Musicalmente, a sonoridade do Northward apresenta novas possibilidades para o AOR/Hard Rock moderno, guiado por guitarras ao longo de estruturas e transições que dão certa individualidade  ao atual mais do mesmo do gênero, usando texturas acústicas e liberdade para passear por outros estilos.

Nesse sentido, “While Love Died”, “Let Me Out”, “Big Boy” “I Need” trazem uma semelhanças com o Halestorm, e é interessante ouvir a voz de Floor Jansen com uma determinação mais furiosa, e nada lírica, encaixada num instrumental dono de um peso melódico cativante.

Ou seja, é pesado, mas com o ritmo do hard rock. Os solos são melódicos e eletrizantes, e as passagens são interessantes, variadas tanto em texturas quanto em abordagem.

 Já “Get What You Give”Drifiting Islands” (onde Floor e sua irmã Irene fazem um dueto pedido há anos) criam um groove com climas bem construídos num instrumental  de texturas instigantes, oscilando níveis de tensão nas guitarras mais pesadas.

Floor criou linhas vocais interessantes, com melodia e atitude, mostrando toda a sua versatilidade nos momentos mais voltados ao hard rock, tanto quanto nas músicas mais acessíveis, e até com certo direcionamento pop, como em “Storm In A Glass” (renovando certos aspectos oitentista), e “Paragon” (uma power ballad que remete ao Nickelback nas estruturas).

No geral, as composições são acessíveis e envolventes, nada pretensiosas, mas de altíssima qualidade, e bem trabalhadas em estúdio. A produção até soa um tanto pasteurizada, mas é exatamente o que esse  tipo de som pede para carregá-lo com a tenacidade certa, sendo limpa e potencializando a energia das composições.

Para ajudar a registrar estas músicas, a dupla chamou um time competente de músicos – Morty Black (baixista do TNT), os bateristas Jango Nilsen e Stian Kristoffersen, e Ronny Tegner nos teclados -, e o resultado final vale muito a pena ser conferido, não só pelos fãs de Floor ou  Lofstad.

Um disco empolgante, pra dizer o mínimo!

TRACK LIST

1. While Love Died
2. Get What You Give
3. Storm In A Glass
4. Drifting Islands
5. Paragon
6. Let Me Out
7. Big Boy
8. Timebomb
9. Bridle Passion
10. I Need
11. Northward

FORMAÇÃO

Floor Jansen – vocais

Jørn Viggo Lofstad – guitarras

Northward Cultura Pop e Underground Floor Jansen Northward Cultura Pop e Underground Floor Jansen Northward Cultura Pop e Underground Floor Jansen Northward Cultura Pop e Underground Floor Jansen Northward Cultura Pop e Underground Floor Jansen Northward Cultura Pop e Underground Floor Jansen Northward Cultura Pop e Underground Floor Jansen Northward Cultura Pop e Underground Floor Jansen Northward Cultura Pop e Underground Floor Jansen Northward Cultura Pop e Underground Floor Jansen 

Outros Artigos que Podem Ser do Seu Interesse:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *