L.A. Guns: “Checkered Past” (2021) – O Renascimento de uma lenda do Hard Rock

 

Com “Checkred Past” temos o renascimento de uma lenda do hard rock, o L.A. Guns.

“Checkered Past” é o décimo terceiro álbum de estúdio da banda norte-americana de hard rock L.A. Guns, lançado em 2021. Este é primeiro disco de estúdio da banda após o acordo de Tracii Guns e Phil Lewis com o baterista Steve Riley pelos direitos do nome L.A. Guns e chega ao Brasil pela parceria entre os selos Shinigami Records e Frontiers Records.

L.A. Guns - Checkered Past Resenha Review

O L.A. Guns é uma banda emblemática dentro do hard rock norte-americano, muito além de ser formada por músicos que ajudaram a fundar o Guns N’ Roses. Formada em 1983, a banda sempre liderada por Tracii Guns lança seu primeiro álbum auto-intitulado em 1988, enfileirando clássicos como “One More Reason” e “Sex Action”, assim como fizeram com o disco que veio na sequência, “Cocked & Loaded” (1989), onde registraram o sucesso acachapante “The Ballad of Jayne”. 

A fase clássica do L.A. Guns, que trazia na formação Phil Lewis (vocalista), Tracii Guns (guitarra), Mick Cripps (guitarra), Kelly Nickels (baixo) e Steve Riley (bateria), terminaria com o excelente álbum “Hollywood Vampires” (1991). À partir de então, com a derrocada do hard rock frente ao rock alternativo nos anos 1990, a banda passou por momentos difíceis, inclusive com mudanças na formação e uma errônea regravação de “Cocked & Loaded” no fim dos anos 1990.

Oferta: CD nacional "Checkered Past", do L.A. Guns
Oferta: CD nacional “Checkered Past”, do L.A. Guns

Em dado momento existiam dois L.A. Guns: um de Phil Lewis e Steve Riley (que continuou de onde parou a banda em 1999) e outro de de Tracii Guns (formado em 2006 após o fim do Brides of Destruction e que durou até o início da próxima década). Obviamente criando uma tensão entre o vocalista e o guitarrista, ambos detentores dos direitos sobre o nome do L.A. Guns.

Deste ponto até 2016, quando uma reunião entre Phil Lewis (vocalista), Tracii Guns (guitarra), Kelly Nickels (baixo) e Steve Riley (bateria), a biografia do L.A. Guns é uma fusão de alfinetadas entre os músicos e álbuns discutíveis.

Mesmo assim, as suas duas versões ainda co-existiam. O acordo entre o baterista Steve Riley com Guns e Lewis (que já estava na versão de Tracii Guns)  sobre os direitos do nome L.A. Guns só veio em 2021. Sob os termos do acordo, Guns e Lewis continuarão a operar sob a marca L.A. Guns, enquanto Riley e seus companheiros de banda da outra versão do L.A. Guns agora operarão sob o novo nome Riley’s L.A. Guns.

Isso posto, vamos ao disco “Checkered Past” (2021), o primeiro do L.A. Guns a ser lançado após o acordo, que trouxe como baterista Adam Hamilton, também responsável pela produção do trabalho. Confesso que este disco me agradou bem mais do que “The Missing Peace” (2017) e “The Devil You Know” (2019).

Oferta Disco Appettite for Destruction do Gund N' Roses em vinil
Oferta: Disco “Appettite for Destruction”, do Gund N’ Roses – edição em vinil nova e lacrada

Talvez pela maior organicidade, tanto na produção, quanto nos arranjos das músicas, que possuem um bom groove (o de “That Ain’t Why” é contagiante) e melodias certeiras. Até por isso, “Checkered Past” (2021) soa muito espontâneo e nada anacrônico, reflexo de uma banda que não quer reviver o passado, muito menos promover uma celebração nostálgica de seus três primeiros discos, como muitas vezes acontece com bandas clássicas que são lançadas pela Frontiers.

“Cannonball” mostra isso desde o início do disco, com muita crueza, criatividade e adrenalina, elementos básicos de outro bom momentos do disco: “Living Right Now. Ambas trazem a marca da personalidade do L.A. Guns sem soar uma autocópia e iluminando as sombras exploradas em “The Devil You Know” (2019), disco anterior, algo perceptível mesmo numa balada densa como “If It’s All Over Now”, com uma interpretação carregada de emoção por parte de Phil Lewis numa música que declara o amor da banda por Alice Cooper.

Já “Bad Luck Charm” evidencia uma banda com quase quatro décadas de estrada que ainda possui a força e o poder inerente ao hard rock oitentista. Na verdade, isto é algo presente e entregue já nas primeiras faixas do disco, sendo diversão pura para os fãs do gênero, não só do L.A. Guns, seja pela via mais intensa da vibe Led Zeppelin de “Get Along” e da sabática “Physical Itch”, ou pela cadência imersiva de “Let You Down”, que por sua vez remete às baladas setentistas do Aerosmith de alguma maneira.

Em suma, “Checkered Past” (2021) é um disco com produção impecável e um repertório mais vivido e menos calculado por parte de uma banda clássica do hard rock. Portanto, não espere nada de novo pois todos os elementos marcantes da personalidade do L.A. Guns estão espontaneamente desfilados nas onze faixas. Graças a Deus!

Oferta Camiseta militar Marilyn Monroe Gangster Guns
Oferta: Camiseta Marilyn Monroe Gangster Guns

Leia Mais:

Outros Artigos que Podem Ser do Seu Interesse:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *