“Abigail” é um clássico do heavy metal, não apenas da carreira de King Diamond. Um álbum conceitual que narrava uma história de terror à moda clássica e que agora ganha uma versão em graphic novel com roteiro de Dan Watters, em parceria com o próprio King Diamond, e arte de Damien Worm. No Brasil, esta graphic novel foi lançada pela editora Estética Torta, numa edição luxuosa, em capa dura, papel de alta gramatura e com direito a pôster e marcador de página. Abaixo você lê nossa resenha deste excelente material.
O conceito do disco “Abigail” gira em torno de um jovem casal, Miriam Natias e Jonathan La’Fey, que se muda para uma antiga mansão que La’Fey herdou. O primeiro ponto a ser observado é que a graphic novel de “Abigail” desenvolverá exatamente a sequência da história apresentada no disco.
Assim, como no disco, a narrativa do quadrinho abre com o funeral de Abigail, nascida morta em 7 de julho de 1777. Seu caixão selado por 7 pregos, “um para cada membro e um pela boca, para que ela nunca mais se levante”. A sequência vai, então, para o verão de 1845, quando Jonathan La’Fey e sua esposa Miriam Natias estão entrando na carruagem para conhecer sua herança, a Mansão La’Fey. Eles são parados ao longo do caminho por sete cavaleiros, alertando o casal para ficar longe da mansão, dizendo que se eles forem para lá “18 se tornarão 9”. Recusando-se a acreditar no que ouviu deles, Jonathan faz o cocheiro passar pelos homens, continuando até a mansão. Isso é que foi narrado na faixa “The Arrival”.
Sem querer oferecer spoilers para quem não está familiarizado com a história que King Diamond contava no disco “Abigail”, apenas quero ilustrar a forma com que a graphic novel respeita a sequência do disco e em algumas falas pode-se até ouvir a voz de King Diamond se você conhecer bem as letras e as músicas.
O que me faz dar crédito ao roteiro de Dan Watters. Ele pode ter um nome pouco conhecido para aqueles que não acompanham o universo dos quadrinhos, mas Dan é o cara à frente de uma das fases mais recentes do personagem “Lúcifer”, criado pr Neil Gaiman e desenvolvido por Mike Carey, além de ter feito outros trabalhos interessantes como “Assassin’s Creed”, “Limpo” e “Deep Roots”.
Seu roteiro, obviamente escrito em parceria com o próprio Kind Diamond, conseguiu ligar os eventos narrados nas músicas, adicionando elementos secundários interessantes, que dão fluidez à narrativa, mas sem mexer na história original. Além disso, é fato notório que ele bebeu na fonte dos mestres ingleses da nona arte, pois as influências estão em cada movimento.
Já arte ficou à cargo de Damien Worm, um quadrinista e ilustrador com trabalhos voltados para o gênero terror que foi muito eficiente ao dar forma e cores à história de King Diamond. Seu traço deixou a arte com a carga de um pesadelo, enquanto a paleta de cores muito bem escolhida dá o tom emocional das cenas, com destaque ao inteligente uso dos tons de rosa e vermelho nos momentos mais tensos. A ótima escolha de um papel de excelente qualidade por parte da editora deixou a impressão destas cores ainda mais viva.
Além disso, estas ilustrações que dão vida ao roteiro que, por sua vez, foi baseado fielmente na história narrada no disco “Abigail”, nos mostra o quão influenciado pela literatura gótica clássica King Diamond era. Em vários momentos eu estava lendo passagens que remetiam a nomes como Edgar Allan Poe, Henry James, Arthur Machen, Sheridan Le Fannu, Ambrose Bierce e Algernon Blackwood, tamanho o seu apelo dentro do terror clássico.
Outro fator inerente a esta graphic novel de “Abigail” é que ela oferece uma dimensão nova para a narrativa de King Diamond, mas sem estica-la em demasia, como aconteceu com a adaptação de “The Last Temptation”, de Alice Cooper, por exemplo. Na verdade, esta é uma graphic novel de tiro curto, para ser lida de um fôlego único enquanto o álbum de King Diamond rola ao fundo.
Enfim, este é um material obrigatório para os fãs da obra de King Diamond e indicadíssimo para os amantes da nona arte, mesmo aqueles que não estão tão familiarizados com o heavy metal. Afinal, como bem declarou o próprio King Diamond: “Não apenas nossos próprios fãs, mas qualquer fã do gênero de terror, apreciará a escuridão e a estranheza deste projeto.”
Cabe lembrar que este material foi lançado lá fora, via Z2 Comics (a mesma editora que recentemente recentemente fez uma parceria com o Anthrax para uma adaptação em quadrinhos de seu clássico “Among the Living”), em outubro de 2021, ou seja, a Estética Torta trouxe rapidamente o material para o Brasil e isso deve ser enaltecido, também!
Leia Mais:
- King Diamond – “Abigail” (1987) | Clássico da Música
- Rino Gissi – “Death By Metal: A História de Chuck Schuldiner e do Death” | Resenha
- King Diamond | 5 Discos Pra Conhecer
- “Lúcifer” | A Magnus Opus de Mike Carey
Ofertas de “Abigail”, do King Diamond
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