Jorn – “Over The Horizon Radar” (2022) | Resenha

 

“Over The Horizon Radar” é o 10º álbum de estúdio da banda principal do brilhante vocalista norueguês Jorn Lande.

Abaixo você lê nossa resenha completa deste disco lançado no Brasil pela parceria entre os selos Shinigami Records e Frontiers Records.

"Over The Horizon Radar" é o 10º álbum de estúdio do Jorn, banda principal do vocalista norueguês Jorn Lande, um dos melhores da atualidade.

Tido como “o David Coverdale de sua geração”, pela inflexão vocal e a capacidade de interpretação, Jorn Lande se tornou um dos vocalistas mais requisitados, seja para projetos em estúdio ou ao vivo. Até por isso, sua obra é extremamente ampla, tanto em quantidade quanto em estilos abordados.

Desde o Ark, passando pelo Beyond Twilight, o Masterplan, o The Snakes, até o essencial Allen/Lande, o vocalista norueguês criou um a reputação baseada em talento puro, e no alto de seus mais de trinta anos de carreira já não tem mais nada a provar pra ninguém.

Talvez esta liberdade seja a mola propulsora da excelência musical que ouvimos em “Over The Horizon Radar”, o mais recente lançamento da sua banda principal, batizada apenas de Jorn. Obviamente, os melhores momentos dentre as onze faixas do repertório são guiados pelas suas linhas vocais mais inspiradas.

Abaixo você encontra uma oferta da edição nacional do CD “Over The Horizon Radar”, do Jorn.

Como era de se esperar, “Over The Horizon Radar” tem nos vocais o seu protagonismo, apresentando uma aula de técnica musical aliada ao feeling, com arranjos que dialogam com a proposta do passado, evidenciando toda a sabedoria musical advinda da experiência, fato inegável em faixas mais envolventes como “Ode To The Black Nightshade” (com linhas melódicas irresistíveis), “Dead London” , “One Man War” (claramente inspirada nos discos oitentistas do mestre Ronnie James Dio), “Believer” “In The Dirt”.

Estas serão as faixas que chamarão mais atenção numa primeira audição simplesmente por terem os melhores refrãos e as dinâmicas mais envolventes entre linhas vocais e arranjos. A forma de Jorn Lande esta impecável, com sua voz sempre bem colocada e servindo apenas à música e não à sua vaidade.

Alguns movimentos são tão bem feitos que parecem uma mistura de Eagles com Whitesnake. Noutros ele mantém aquela musicalidade na qual se sai melhor: o heavy metal de trajes clássicos, dinâmica dramática, muito influenciada pela obra solo de Ronnie James Dio, com melodias de extremo bom gosto, fortíssima presença de guitarras pesadas e estrutura sólida como um rochedo.

Neste sentido, é preciso destacar outras composições como o simples e certeiro hard n’ heavy “Over The Horizon Radar” e a multifacetada “My Rock n’ Roll” como momentos de destaque do disco que resumem muito bem a forma com Jorn mescla hard rock, AOR, melodic rock e heavy metal.

A banda que acompanha Jorn na em “Over The Horizon Radar” traz os guitarristas Adrian SB e Tone Moren, o baixista Nik Mazzucconi, o baterista Francesco Jovino e o tecladista Alessandro Del Vecchio, todos dando o máximo de si para que tenhamos um disco de hard rock elegante, mas com pegada.

Digo sem medo que  “Over The Horizon Radar” é o melhor trabalho que ouvi de Jorn Lande na última década, talvez o melhor desde “Spirit Black” (2009).Dificilmente se tornará um clássico, mas irá satisfazer seu desejo por um heavy rock classudo, sem soar datado, dando uma digna continuidade à carreira do vocalista norueguês. Vale muito a pena conferir!

Ofertas de Discos de Jorn Lande:

  1. Jorn – Over The Horizon Radar [CD Nacional]
  2. Jorn – The Duke [CD Importado]
  3. Jorn – Heavy Rock Radio II – Executing The Classics [Disco de Vinil]
  4. Allen/Lande – The Battle [CD Importado]

Leia Mais:

Outros Artigos que Podem Ser do Seu Interesse:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *