Jack White – “Acoustic Recordings: 1998–2016” (2016) | Resenha

 

“Acoustic Recordings 1998–2016” é um álbum de Jack White, lançado em 9 de setembro de 2016, pela sua própria gravadora, a Third Man Records. O álbum é composto por faixas oficiais de seus álbuns, lados B, remixes, versões alternativas e faixas inéditas que ele compôs originalmente para o White Stripes, The Raconteurs e sua própria carreira solo.

Jack White - Acoustic Recordings (2016, XL Recordings, Third Man Records, For Music)

É bom ver Jack White despido dos efeitos das guitarras e como suas composições funcionam mesmo nas formatações mais minimalistas, bem como mostrar aos seus fãs das novas gerações de onde vêm suas influencias: folk, blues e country.

Claro que suas incursões elétricas transpiram energia Punk Rock (presente em “Effect And Cause), mas aqui, desplugado, envolto num clima de junk joint de alguma cidade ribeirinha do sul dos Estados Unidos, ele se mostra como um dos melhores compositores de sua geração, afinal suas composições funcionam tanto para as distorções musicais modernas, quanto para a pureza rústica do passado!

São 26 faixas, divididas em dois CDs, contendo apenas versões acústicas de suas composições, em interpretações cheias de paixão, numa aula de música americana tradicional através de familiares músicas de sua carreira, raridades e a marca da influência de Son House, um dos mais importantes nomes da música americana e um dos ídolos de Jack White, claramente o mais talentoso nome do Rock atual.

Dentre as faixas, “Apple Blossom” e “Hip (Eponymous) Poor Boy” ganharam tons burlescos mais crus, se tornando mais rústicas e saborosas, assim como “As Ugly As I Seem”, “On an On On and On”, “Machine Gun Silhouette “Top Yourself” (que virou um bluegrass espetacular); enquanto  “I’m Bound To Pack It Up”, “We’re Going To Be Friends” e “Never Far Away” ganharam um bucolismo folk, que misturam Tim Buckley com Nick Drake (impossível não lembrar deste nome ao ouvir “City Lights”, faixa do White Stripes nunca lançada anteriormente), por acordes maiores e menores.

“You’ve Got Her In Your Pockett” mostra toda aquela aclimatação onírica matinal, preguiçosa e envolvente, tradicional aos trabalhos de Elliot Smith e “Forever For Her (Is Over For Me)” tem um sabor indelével de Britpop noventista, sendo as mais modernas abordagens do trabalho ao lado de “Honey, We Can’t Afford to Look This Cheap”, que foi gravada por Beck e “Love Is The Truth”.

“Well It’s True That We Love One Another” traz um diálogo irresistível, sobre um blues simples. Todavia, “Carolina Drama” comprova mais uma vez minha teoria de que o The Raconteurs é a melhor fase de sua carreira! Faixa inigualável dentro deste trabalho!

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