H.E.A.T – “Tearing Down the Walls” (2014) | Resenha

 

“Tearing Down the Walls” é o quarto disco da banda sueca de hard rock H.E.A.T. e o segundo com o excelente vocalista Erik Grönwall.

Abaixo você lê nossa resenha completa deste disco que foi lançado no Brasil pelo selo Shinigami Records em parceria com a earMusic.

"Tearing Down the Walls" é o quarto disco da banda sueca de hard rock H.E.A.T. e o segundo com o excelente vocalista Erik Grönwall. 

Como alguém que está decepcionado com os álbuns do Bon Jovi desde o disco “Lost Highway” (2007), confesso que a primeira vez que ouvi “Tearing Down the Walls”, do H.E.A.T., eu só conseguia pensar que se Jon Bon Jovi não houvesse virado uma caricatura de si mesmo na tentativa de se tornar uma versão de Bruce Springsteen, sua banda estaria compondo algo nos moldes deste maravilhoso álbum.

Entretanto, os saudosos do hard rock apresentado nos anos 1980, assim como este que vos escreve, estavam se valendo desde o início dos anos 2000 das fantásticas bandas escandinavas para suprir sua sede por guitarras melodiosas, refrãos fortes, baladas destruidoras, roupas espalhafatosas e tudo o mais que fazia o rock ser divertido dentro daquela estética oitentista.

Dentre estas bandas, o H.E.A.T. chegava em 2014 ao topo do seu nicho, chutando a porta de entrada com um fenomenal álbum denominado “Tearing Down The Walls”, cuja faixa título seria um hit radiofônico se não vivêssemos em uma era tão obscura para o rock n’ roll no mainstream.

Posso afirmar sem medo que o H.E.A.T. chegava ao seu quarto álbum de estúdio como um dos maiores nomes de sua geração dentro do hard rock, mesmo investindo mais em energia, melodia e adrenalina do que propriamente em originalidade.

Obviamente, a banda sueca estava longe de almejar mudar a história da música, suas pretensões eram mais modestas, mas são irrefutáveis o crescimento e a maturidade atingidos por seu hard rock/AOR em álbuns como  “Freedom Rock” (2010) e “Address the Nation” (2012), principalmente após a entrada do talentosíssimo vocalista Erik Grönwall, dono de um talento que foi capaz de elevar o patamar do H.E.A.T.

Acredito que em “Address the Nation” (2012) o H.E.A.T. atingira o ápice de sua fórmula e a inquietude os movia para um redirecionamento que frutificou em “Tearing Down the Walls” (2014), um álbum com mais adrenalina heavy metal e o tom épico do rock de arena, além de ser desavergonhadamente (no bom sentido) mais pop (“Mannequin Show”  é a prova desta minha afirmação) em seus ganchos melódicos, acompanhado de um novo guitarrista, Eric Rivers.

Destaques? Todas as músicas, mas “A Shot Of Redemption” (a primeira música composta para o disco), “Inferno”, “Enemy In Me”, “Point Of No Return”, a balada “All the Nights” e “We Will Never Die” (uma composição da época de “Freedom Rock” que foi retrabalhada por Jona Tee para a voz de Erik) são pérolas que se lançadas nos anos 80 fariam desta banda uma das maiores da época.

Por estes destaques fica claro que a mão do produtor Tobias Lindell foi decisiva, com seu brilhante trabalho em estúdio, para tornar as timbragens mais pesadas, o volume mais alto e intensificar a emoção nas baladas; assim como a performance do vocalista Erik Grönwall seria sua melhor em estúdio até aquele momento e só superada no futuro álbum “H.E.A.T. II” (2020).

A impressão geral é que após o requinte melódico de “Address the Nation”, o H.E.A.T. queria levar para o estúdio a energia hard rock de seus shows em “Tearing Down the Walls”, algo que, de fato, conseguiu.

Até por isso, “Tearing Down the Walls” não é um disco que “bate de primeira” como “Address The Nation”. Na verdade, são necessárias algumas audições para que ele faça sentido como um todo. Primeiro será um refrão que ficará martelando sua cabeça, até que quando você perceber estará viciado e já cantando todas as músicas enquanto o disco no repeat.

Não deixe que o preconceito com o hard rock seja maior que a necessidade de se divertir ouvindo um álbum que te faça cantar junto com cada refrão. Além disso, na humilde opinião deste que vos escreve, “Tearing Down the Walls” foi o melhor álbum de 2014!

Leia Mais:

Ofertas de Discos do H.E.A.T

  1. H.e.a.t – Tearing Down the Walls [Disco de Vinil]
  2. H.e.a.t – H.e.a.t II [Disco de Vinil]
  3. H.e.a.t – Address the Nation [CD]
  4. H.e.a.t – Into The Great Unknown [Disco de Vinil]

Outros Artigos que Podem Ser do Seu Interesse:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *