“The Great Momentum” é o nono álbum de estúdio da banda austríaca de metal sinfônico Edenbridge . Foi lançado em 17 de fevereiro de 2017 pelo selo SPV e chega ao Brasil pelo selo Shinigami Records. O baixista Wolfgang Rothbauer deixou o Edenbridge em 2016, então Lanvall tocou o baixo na gravação deste álbum. O baterista Max Pointner também se demitiu em 2016, sendo substituído pelo novo baterista Johannes Jungreithmeier.
A banda austríaca Edenbridge sempre se mostrou uma das mais diferenciadas dentro do Symphonic Metal, simplesmente por saber homogeneizar muito bem os dois mundos, metálico e erudito, de modo muito orgânico, inteligente e envolvente, longe de soar forçado. “The Great Momentum” é o nono álbum da banda, e se destaca numa discografia de altíssimo nível, junto a trabalhos irrepreensíveis como “Sunrise In Eden” (2000), “Shine” (2004), e “The Grand Design” (2006). Além disso, “The Great Momentum” apresenta o novo baterista da banda em estúdio, Johannes Jungreithmeier, que tem uma pegada dinâmica e poderosa.
Quando se fala em Edenbridge, nunca é demais enaltecer a capacidade criativa de Lanvall, multi-instrumentista e compositor da banda, que cuidou de todos os arranjos vocais e orquestrais do trabalho (executados pela Junge Philharmonie Freistadt orchestra), além de produzi-lo com maestria (todos os instrumentos são detalháveis e a equalização e timbragens estão muito bem determinadas para a proposta), e alicerçá-lo sobre guitarras pesadas (em parceria com o guitarrista Domink Sebastian), baixo encorpado, e bateria ribombante.
Lanvall está no nível máximo dentre os compositores do gênero, pois se vale de influências de jazz e Rock Clássico (algumas progressões vocais remetem ao Queen diretamente), além do esperado eruditismo entrelaçado ao Heavy Metal. Sem medo de soar exagerado, uma composição como “The Die Is Not Cast” (um Heavy Metal cadenciado, com guitarras inspiradas, movimentos eruditos e mudanças de andamentos que beiram o progressivo), melhor do álbum, ratifica que ele é um verdadeiro artesão da música contemporânea.
Neste contexto, “The Great Momentum” é um álbum mais bombástico que o anterior. “Shiantara”, faixa de abertura, já mostra toda esta grandiosidade sinfônica num caleidoscópio musical envolvente, em meio à estrutura do Heavy Metal advinda da trinca guitarra-baixo-bateria, enquanto “Return To Queen” virá mais à frente, acelerada, com nítidas influências de Iron Maiden e Queen borbulhando no caldo intenso e sinfônico.
Os refrãos são melódicos e dramáticos, os solos são construídos sobre alta técnica e muito bem encaixados na proposta de cada composição, e os vocais de Sabine Edelsbacher são um destaque à parte, sem soar exagerados e cansativos, não se fiando apenas nas notas altas do canto lírico, como bem exemplificam as belíssimas “Only a Whiff of Life” (com uma sensibilidade musical quase desconcertante) e “Until the End of Time” (uma balada interessante, com a a participação do vocalista Erik Martenson, do Eclipse).
Esta última, junto a “The Moment Is Now” (ponto menos inspirado do trabalho, com linhas mais grudentas) mostram ainda como Lanvall consegue manusear melodias mais acessíveis, numa simplicidade relativamente eficiente dentro de sua proposta.
Além disso, os movimentos eruditos estão bem contextualizados nas composições, não sendo somente um artifício de adorno ou climático. Faixas como “A Turnaround in Art”,“The Visitor” (que também possui algumas passagens pontuais que remetem ao Queen) e “The Greatest Gift of All” (o épico desfecho, bem dividido em andamentos, como uma peça clássica) pedem estas inserções, por sua natureza.
As belas incursões diferenciadas, com arranjos de cordas, violões e pianos, dão uma dinâmica elegante e inteligente ao trabalho, oxigenando-o enquanto extrapola as barreiras do Heavy Metal, numa interseção muito bem executada com a música erudita.
É sinfônico, é operístico, é rebuscado, mas, acima de tudo, é Heavy Metal! E um Heavy Metal grandioso! De bom gosto e altíssima qualidade!
Leia Mais:
- Queen | 5 Discos Pra Conhecer A Mágica Banda Britânica
- O que é Jazz? | História, Subgêneros e Discos Essenciais.
- O que é Classic Rock? Discos Obrigatórios do Rock Clássico
- O que é Gothic Metal? Os 50 Discos Essenciais do Metal Gótico
Ofertas Sobre o Tema:
Outros Artigos que Podem Ser do Seu Interesse:
- Kindle Unlimited: 10 razões para usar os 30 dias grátis e assinar
- Os 6 melhores fones de ouvido sem fio com bateria de longa duração hoje em dia
- Edição de Vídeo como Renda Extra: Os 5 Notebooks Mais Recomendados
- As 3 Formas de Organizar sua Rotina que Impulsionarão sua Criatividade
- Camisetas Insider: A Camiseta Básica Perfeita para o Homem Moderno