DEVANEIO | Banda carioca responde nossas Se7e Perguntas

 

DEVANEIO, banda carioca de rock progressivo/MPB, participa de nossa seção SE7E PERGUNTAS, onde queremos apresentar bandas ou artistas que merecem atenção, através de sete perguntas fixas.

FICHA TÉCNICA

NOME DA BANDA: Devaneio

ESTILO: Rock Progressivo, Psicodélico e Música Brasileira

CIDADE/ESTADO: Rio de Janeiro/RJ

ANO DE FUNDAÇÃO: 2013

DISCOGRAFIA: Entre a Espada e a Cruz” (Single 2020); “Miragem” (Single 2020); “Devaneio” (Álbum conceitual 2020)

Devaneio - Entrevista

ENTREVISTA

1. Primeiramente, obrigado pela entrevista e pela atenção conosco do site Gaveta de Bagunças. Conte-nos um pouco sobre a biografia do Devaneio.

Leo Corrêa: Nós do Devaneio é que agradecemos a vocês da Gaveta de Bagunças pelo convite e pela oportunidade em conceder esta entrevista.

O projeto surgiu no ano de 2013, quando eu, Leo Corrêa (vocalista, violonista e compositor) ainda morava em São Paulo, e tive a oportunidade de conhecer o Festival Psicodália, em Santa Catarina, no Réveillon que marcou o início deste ano.

Neste evento, realizado em uma fazenda no interior do estado, assistí a shows dos Mutantes, Alceu Valença, Hermeto Pascoal, Gong, Blues Etílicos, entre outras referências do rock psicodélico, progressivo, blues, jazz e da MPB. Ficar acampado durante esses 6 dias no festival, junto a outras 6 mil pessoas, em uma espécie de Woodstock brasileiro contemporâneo, realmente foi um episódio transformador em minha vida. Sendo assim, ao retornar do evento, impulsionado por estas experiências musicais psicodélicas, dei início às composições e, em poucos meses montei uma banda em São Paulo.

No entanto, o projeto teve que ser interrompido em 2014, pois precisei mudar para o Rio de Janeiro e, somente em janeiro de 2019, já em terras cariocas, que consegui retomar o projeto, dando início à fundação de uma banda com novos integrantes. O primeiro deles foi o guitarrista Christian Dias, que conheci na UNIRIO. O segundo, o baterista Gabriel Loddo, que havia sido uma indicação do Chris, pois eles já haviam tocado juntos em outros projetos. E o último integrante a entrar na banda foi o baixista Matheus Schmidt, quando nos conhecemos no festival Aldeia Rock, realizado em Aldeia Velha (RJ).

2. Quais as principais influências do Devaneio? Existe algum (ou alguns) nome(s) que indicariam como principal referência para a sonoridade que vocês praticam?

Leo Corrêa: São muitas as influências, pois todos da banda são bastante ecléticos, mas podemos afirmar que as seguintes bandas e artistas, certamente foram referências para as composições e arranjos: Pink Floyd, Led Zeppelin, Emerson Lake & Palmer, The Doors, Jimi Hendrix, Black Sabbath, Jethro Tull, Mutantes, Novos Baianos, Tim Maia, Clube da Esquina e Baden Powell.

3. Quanto às letras, existe algum direcionamento específico? Nesse âmbito, a Devaneio possui algum posicionamento político ou ideológico?

Leo Corrêa: Como se trata de um álbum conceitual, há uma certa linearidade e diálogo presente em todas as músicas, como se estas estivessem entrelaçadas em relação aos temas e letras.

É possível afirmar que todo o disco é permeado pela temática da espiritualidade, abordando diversas religiões, mitologias e cosmogonias, buscando o encontro com a essência sagrada presente em cada ser.

Neste sentido, as músicas abordam desde a criação do universo, a partir da Teogonia de Hesíodo – uma narrativa poética e mitológica da Grécia Antiga -; a criação dos Deuses e da humanidade, assim como a criação das religiões e deuses a partir dos anseios e incompreensões humanas; a materialização do sagrado e a criação do caos, citando o episódio bíblico do Bezerro de Ouro; o surgimento do pecado, enquanto instrumento de poder e controle; a destruição de templos e imagens sagradas; a cura pelo se conectar ao lado puro da fé; e por fim a meditação, a transcendência, e o encontro consigo mesmo na percepção de que todos somos deuses.

4. Poderia nos dizer um pouco de como funciona o processo de composição?

Leo Corrêa: A ideia proposta desde o início, era criar um álbum conceitual, em que houvesse uma linearidade ou circularidade, e em que as músicas estivessem entrelaçadas, tanto nas melodias, harmonias e riffs, quanto nas letras e temáticas.

Esta reflexão transparece desde a escolha do número 7, presente nas sete músicas que compõem a obra. Sendo este um algarismo que representa os dias da criação do universo e a ideia de espiritualidade e plenitude na numerologia. Curiosamente, este álbum também demorou 7 anos para ser concluído, desde a composição da primeira música em 2013, até sua finalização e gravação em 2020.

Seguindo esta lógica, todas as obras do disco foram arquitetadas como se formassem uma única composição, isto é, cada música prepara e dialoga com a seguinte, ou retoma temas anteriores. Dessa maneira, foram surgindo as músicas a partir de um roteiro criado sobre os 7 temas citados na questão anterior, e impulsionado por acordes e melodias, solos de violão, guitarra e uma grande diversidade de riffs.

5. Qual das músicas da Devaneio você indicaria para alguém interessado em conhecer o som de vocês?

Leo Corrêa: “Entre a Espada e a Cruz” – música de nosso primeiro single, primeiro clipe e quarta faixa de nosso álbum conceitual.

6. Já existem metas de longo e médio prazo para a Devaneio?

Leo Corrêa: Ainda é um pouco difícil definir metas de médio e longo prazo, por conta do momento de pandemia e da situação do país, mas pensamos em retornar à ativa assim que estivermos vacinados (após reabertura das casas de shows e seguindo os protocolos sanitários), fazendo shows, buscando festivais e, possivelmente, lançando mais um clipe com uma das músicas do álbum.

7. Para finalizar, agradeço a oportunidade da entrevista, e fique à vontade para pontuar algo que queira mencionar fora das perguntas acima.

Leo Corrêa: Mais uma vez, agradecemos a oportunidade do espaço de divulgação e de conceder esta entrevista a vocês. Gostaríamos também de lembrar que, nesta semana, dia 30 de abril lançaremos um Mini Documentário que foi filmado durante as gravações de nosso disco, em outubro de 2020, mostrando os processos criativos e a rotina de gravação (N.E.: Que você confere clicando aqui).

Um forte abraço a todos. Cuidem-se! Saúde e paz.

CONTATO

Facebook: https://www.facebook.com/devaneio.oficial

Instagram: https://www.instagram.com/devaneio.oficial/

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCM6JJpKVwv3WCViTmORcBqQ

Leia Mais:

Sugestão de Livros:

Outros Artigos que Podem Ser do Seu Interesse:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *