Crack Jaw – “Nightout” (1985) | Você Devia Ouvir Isto

 

Confira a proposta desta seção aqui

Dia Indicado Pra Ouvir: Quarta-Feira

Hora do dia indicada para ouvir: Cinco da tarde

Definição em um poucas palavras: Alemanha, Oitentista, Pesado, Tradicional.

Estilo do Artista: Heavy Metal

Crack Jaw - Nightout
Crack Jaw – “Nightout” (1985 | Pure Steel Records, Hellion Records)

Comentário Geral: O selo brasileiro Hellion Records tem realizado um verdadeiro trabalho de arqueologia dentro do rock/metal, relançando no Brasil algumas verdadeiras pérolas perdidas do gênero.

No que tange ao heavy metal europeu dos anos 1980, depois de Avenger, Torch, Holocaust, Overdrive e Trance, eles resgatam o primeiro full lenght da banda alemã Crack Jaw“Nightout”, lançado em 1985.

A banda era tão obscura que até pouco tempo atrás era difícil encontrar informações mais detalhadas e precisas sobre ela mesmo pela internet, algo que foi resolvido com o encarte recheado de informações e fotos da época que acompanha esse relançamento.

Fundada no início dos anos 1980 a banda Crack Jaw lançou sua primeira demo tape em 1983, intitulada simplesmente como “Heavy Rock”, que os ajudou a assinarem um contrato com a Steamhammer, gravadora que viria a lançar “Nightout”. 

Quando assinaram o contrato a banda já havia composto a maioria das dez faixas que completariam o repertório do disco que foi gravado em apenas duas semanas. Apesar disso, temos um bom trabalho de estúdio se contextualizarmos a época e as ferramentas que existiam à disposição.

Musicalmente, o Crack Jaw usava o heavy metal inglês, pela estética da NWOBHM, como fulcro para se equilibrar entre as formas americana e alemã do hard rock e do heavy metal.

Podemos pensar, tomadas as devidas proporções, que tentavam mesclar a tenacidade teutônica do Accept e o apelo cativante do hard rock contundente do Scorpions com as formas mais trabalhadas do Judas Priest e a crueza das texturas do Diamond Head.

As guitarras são poderosas, técnicas e inflamadas, a cozinha presente e os vocais com boas melodias. Ao mesmo tempo que usam timbres pesados, o Crack Jaw insere passagens mais envolventes em suas músicas.

Isso pode ser ouvido em faixas como “Make Me Believe”, “New Tomorrow”, e “Danger”  (com o um dos melhores refrãos do disco), com o apelo típico do hard rock norte americano.

Em contrapartida, “Nightout” “Sarracen” irão da fúria teutônica ao classicismo britânico, nas duas faixas mais próximas da estética NWOBHM, enquanto “Struck by Thunder” traz até esbarrões mais fortes no power metal alemão, sendo que a voz de Stephan Kiegerl chega até a lembrar a de “Peavy” Wagner, vocalista do Rage e do histórico Avenger.

O Crack Jaw de fato não apresenta nada de novo, mas é um nome interessante a ser redescoberto pelos fãs do metal oitentista, principalmente por ótimas faixas como “Galley Without Aim” (uma das mais pesadas), “The Change” (a abertura empolgante com sabor de clássico) e “Never Tell No Lie” (com guitarras dobradas do Iron Maiden).

A edição relançada no Brasil ainda traz três faixas bônus, sendo duas delas, “Helluva Sound” e “Still Wanna Rock”, regravações realizadas em 2014, com uma melhor produção e vibração de ao vivo, além de “Breaking The Oath”, a primeira música gravada pela banda e que saiu na coletânea “Rockative I”lançada em 1983.

Infelizmente esse disco acabou se tornando uma obscuridade até pouco tempo atrás, e pouco se sabia sobre seus integrantes desde o fim da banda em 1988. Ao menos até o final de 2013 quando os membros do Crack Jaw se reuniram para registrar algo para a edição comemorativa de trinta anos de “Nightout”.

Pela mágica do metal oitentista, ou que seja por curiosidade, VOCÊ DEVIA OUVIR ISTO!

Ano: 1985

Top 3: “Galley Without Aim”, “The Change” e “Struck by Thunder”.

Formação: Jürgen Schulz-Anker e Holger Eckstein (guitarras), Gerrit Eisenmenger (baixo), Stephan Kiegerl (vocais) e Markus Klinke (bateria).

Disco Pai: Scorpions: “Virgin Killer” (1976)

Disco Irmão: Overdrive: “Swords and Axes”  (1984)

Disco Filho: Stallion: “From the Dead” (2017)

Curiosidades: O Crack Jaw chegou a compor o material para o que seria o segundo álbum, e alguma destas composições foram gravadas e mixadas como demo, em dois no Hot Line Studio, em Frankfurt, cidade natal da banda.

Porém, a gravadora não gostou das músicas e colocou disco em suspensão. Mais tarde, com a dificuldade em aparar as arestas so contrato com a gravadora e a saída do vocalista, o Crack Jaw w resolveu trocar de nome para Skin Deep, que teve vida curta.

As músicas do tal segundo disco, registradas em 1986, só sairiam em 2016, como parte do álbum “Branded”, que ainda contava com algumas faixas novas, compostas após a reunião do Crack Jaw.

Pra quem gosta de: jeans e couro, noite de balada, cerveja tipo Kölsch, e metal oitentista.

Crack Jaw Nightout  Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças The Change Struck By Thunder Galley Without Aim  Crack Jaw Nightout  Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças The Change Struck By Thunder Galley Without Aim  Crack Jaw Nightout  Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças The Change Struck By Thunder Galley Without Aim  Crack Jaw Nightout  Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças The Change Struck By Thunder Galley Without Aim  Crack Jaw Nightout  Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças The Change Struck By Thunder Galley Without Aim  Crack Jaw Nightout  Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças The Change Struck By Thunder Galley Without Aim  Crack Jaw Nightout  Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças The Change Struck By Thunder Galley Without Aim  Crack Jaw Nightout  Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças The Change Struck By Thunder Galley Without Aim  Crack Jaw Nightout  Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças The Change Struck By Thunder Galley Without Aim  Crack Jaw Nightout  Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças The Change Struck By Thunder Galley Without Aim  Crack Jaw Nightout  Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças The Change Struck By Thunder Galley Without Aim  Crack Jaw Nightout  Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças The Change Struck By Thunder Galley Without Aim  Crack Jaw Nightout  Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças The Change Struck By Thunder Galley Without Aim  Crack Jaw Nightout  Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças The Change Struck By Thunder Galley Without Aim  

Outros Artigos que Podem Ser do Seu Interesse:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *