A CAVERNA | SE7E PERGUNTAS

 

Nesta seção queremos apresentar bandas ou artistas que merecem atenção através de sete perguntas fixas. Hoje trazemos a banda A Caverna, representada pelo membro fundador Zélão.

FICHA TÉCNICA

NOME DA BANDA: A Caverna

ESTILO: Rock/Metal (cantado em português)

CIDADE/ESTADO: Itaí e São Paulo/SP.

ANO DE FUNDAÇÃO: 2018.

DISCOGRAFIA: “Saia da Caverna” – EP (2019)

A Caverna DIVULGAÇÃO
A CAVERNA

ENTREVISTA

1. Primeiramente, obrigado pela entrevista e pela atenção conosco do site Gaveta de Bagunças. Conte-nos um pouco sobre a biografia da banda A CAVERNA.

Quero iniciar agradecendo o espaço, e enaltecendo a importância disso em prol da divulgação de trabalhos undergrounds em nosso país! Bom, o A CAVERNA inicialmente originou-se como um trabalho de estúdio meu, Zélão, em parceria com o músico e produtor Rafael Orsi Cecílio (Ex-Genocídio, atual The Anger) logo após as atividades da banda anterior minha, o Rising, de São Paulo capital, serem encerradas. Sou do interior, uma cidade chamada Itaí, e por isso gosto de indicar essa cidade como sendo a origem do trabalho.

2. Quais as principais influências da banda? Existem alguns nomes que indicariam como principal referência para a sonoridade que vocês praticam?

Existem! Apesar que falar de influência seja bastante difícil, já que muito do que ouvimos ao longo da vida, creio eu, forma um compêndio quando estamos em processo de composição… Mas dá pra destacar algumas coisas: Por exemplo, a linha lírica tem forte influência do Rock nacional oitentista, enquanto a parte instrumental tem DNA do Metal também, até pelo histórico pessoal do Rafael Orsi, e de minha experiência com o Heavy tradicional na banda anterior.

Enquanto vocal, nas primeiras músicas, não me preocupei muito em perseguir uma característica específica, até porquê estava em busca de minha própria forma de cantar. Mas agora, nos trabalhos vindouros, estou procurando usar graves com influência total de Type O Negative e Tiamat mais recente, e até um pouco de The 69 Eyes, claro não tendo a pretensão total de soar tal qual eles!

Quanto à sonoridade, é muito difícil dizer… Percebo um jeito próprio nas nossas músicas, e isso vem de muitas influências do Rafael e minhas também!

3. Quanto às letras, existe algum direcionamento especifico? Nesse âmbito, A CAVERNA possui algum posicionamento político ou ideológico?

Eu digo que o EP “Saia da Caverna” é semi-conceitual, pois existe uma linha de raciocínio guiando as quatro músicas dele, com relação ao título. Ou seja: Nada de ideologias! Nada de visão política! Despertarmos para o fato de que politica, ideologia, cultura de massa, e vou colocar também a religião cega enquanto fanáticos, são recursos usados pelos poderosos para manipulação, jogando uns contra os outros nos interesses deles! Sair da caverna na visão platônica mesmo! Soa megalômano (risos) mas é parte do que penso e quero expressar através das letras, especificamente deste EP.

4. Poderia nos dizer um pouco de como funciona o processo de composição?

As ideias de letras e melodias, e em algumas situações, bases rudimentares, surgem primeiramente comigo. Quando tenho uma ideia boa formada sobre o que pretendo com a música, ai entra o Rafael Orsi que “traduz” essas ideias, compondo a parte instrumental, solos etc., assim como também é o produtor deste trabalho. Nesse processo, como é uma parceria para além de algo solo, algo apenas meu, ele tem liberdade total para compor do modo que ele quer as musicas, e solos! Então, o A CAVERNA é tanto meu quanto dele, na minha visão pessoal. Pois existe essa dinâmica!

5. Qual das músicas d’A CAVERNA você indicaria para alguém interessado em conhecer o som de vocês?

Primeiramente, o próprio EP “Saia da Caverna”, pra entender todo o conceito que existe imbuído nesse trabalho. Depois, temos o single recente “Ainda não Acabou” que já mostra os novos rumos sonoros que estamos pretendendo.

6. Já existem metas de longo e médio prazo para A CAVERNA?

A médio prazo, estamos concluindo o novo EP, que dessa vez terá cinco musicas. E estamos marcando datas para o ano que vem, pois a banda não existe apenas como de estúdio. Ao vivo nos apresentamos nós dois e os músicos convidados Rafa Hernandes na bateria e Ricardo Penha no baixo. A base da banda ao vivo é São Paulo! E a longo prazo, em meados do ano que vem, com certeza virá nosso primeiro full!

7. Para finalizar, agradeço a oportunidade da entrevista, e fique à vontade para pontuar algo que queira mencionar fora das perguntas acima.

Novamente, obrigado pelo espaço! Quero agradecer a todos que já vêm seguindo este trabalho, e convidar a quem não conhece a estar conferindo. Nosso cenário Rock/Metal autoral é bem sofrido, e ainda mais para quem se aventura a fazer em português, por isso cada um que conhece nosso trabalho é de vital importância para nós! Muito obrigado!

CONTATO

https://www.facebook.com/acavernarock/

revista rock nacional metal Gaveta de Bagunças Cultura Pop e Underground Saia da Caverna Ainda não Acabou Entrevista rock nacional metal Gaveta de Bagunças Cultura Pop e Underground Saia da Caverna Ainda não Acabou Entrevista rock nacional metal Gaveta de Bagunças Cultura Pop e Underground Saia da Caverna Ainda não Acabou Entrevista rock nacional metal Gaveta de Bagunças Cultura Pop e Underground Saia da Caverna Ainda não Acabou Entrevista rock nacional metal Gaveta de Bagunças Cultura Pop e Underground Saia da Caverna Ainda não Acabou Entrevista rock nacional metal Gaveta de Bagunças Cultura Pop e Underground Saia da Caverna Ainda não Acabou Entrevista rock nacional metal Gaveta de Bagunças Cultura Pop e Underground Saia da Caverna Ainda não Acabou Entrevista rock nacional metal Gaveta de Bagunças Cultura Pop e Underground Saia da Caverna Ainda não Acabou Entrevista rock nacional metal Gaveta de Bagunças Cultura Pop e Underground Saia da Caverna Ainda não Acabou Entrevista rock nacional metal Gaveta de Bagunças Cultura Pop e Underground Saia da Caverna Ainda não Acabou Entrevista rock nacional metal Gaveta de Bagunças Cultura Pop e Underground Saia da Caverna Ainda não Acabou Entrevista rock nacional metal Gaveta de Bagunças Cultura Pop e Underground Saia da Caverna Ainda não Acabou Entrevista rock nacional metal Gaveta de Bagunças Cultura Pop e Underground Saia da Caverna Ainda não Acabou Entrevista rock nacional metal Gaveta de Bagunças Cultura Pop e Underground Saia da Caverna Ainda não Acabou Entrevista rock nacional metal Gaveta de Bagunças Cultura Pop e Underground Saia da Caverna Ainda não Acabou Entrevista rock nacional metal Gaveta de Bagunças Cultura Pop e Underground Saia da Caverna Ainda não Acabou Entrevista rock nacional metal Gaveta de Bagunças Cultura Pop e Underground Saia da Caverna Ainda não Acabou Entrevista rock nacional metal Gaveta de Bagunças Cultura Pop e Underground Saia da Caverna Ainda não Acabou Entrevista rock nacional metal Gaveta de Bagunças Cultura Pop e Underground Saia da Caverna Ainda não Acabou Entrevista rock nacional metal Gaveta de Bagunças Cultura Pop e Underground Saia da Caverna Ainda não Acabou Entrevista rock nacional metal Gaveta de Bagunças Cultura Pop e Underground 

Outros Artigos que Podem Ser do Seu Interesse:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *