Blue Öyster Cult – “Hard Rock Live Cleveland 2014” (2020) | Resenha

 

“Hard Rock Live Cleveland 2014” é um disco ao vivo da clássica banda estadunidense Blue Öyster Cult, fundada ainda nos anos 1960.

O Blue Öyster Cult sempre foi uma banda inspirada por literatura, especialmente ficção científicasendo natural enxergar referências a nomes como Eric Von Lustbader, Michael Moorcock e Stephen King de forma direta em sua música.

Blue Oyster Cult - Hard Rock Live Cleveland 2014 (2020, Shinigami Records, Frontiers Music)

As tantas comparações com o Black Sabbath nunca se aplicaram musicalmente e discos como “Secret Teatries” (1974), “Agents of Misfortune” (1976), “Spectress” (1977), “Cultossaurus Erectus” (1980) e “Fire of Unknown Origin” (1981)  são exemplos disso.

Afinal o Blue Öyster Cult estava longe das afinações graves, dos andamentos lentos e do peso sinuoso do quarteto de Birminghan, mas a histórica turnê das duas bandas em conjunto, batizada de Black N’ Blue, após lançarem “Fire of Unknown Origin” (1981), só reforçou as comparações.

Musicalmente, o Blue Öyster Cult teve fases distintas, submergindo seu hard rock em uma sopa estílica que vai do heavy metal ao pop/disco, passando pelo psicodélico e pelo rock progressivo.

Os cinco discos citados anteriormente representam bem esse fato, além de oferecerem um recorte do que melhor produziram em estúdio e impulsionaram as vendas de 24 milhões de álbuns em todo o mundo, sendo 7 milhões apenas nos Estados Unidos.

Essa marcas muito se devem a hinos do rock neles contidos como “Burnin’ For You”, “Godzilla”, “Astronomy”, “Cities on Flame With Rock And Roll” e “(Don’t Fear) The Reaper”, que são verdadeiros clássicos da história do gênero.

Assim como os álbuns, os shows do Blue Öyster Cult eram históricos.

Na época de “Spectress”, por exemplo, as apresentações da banda eram espetaculares e traziam os raios laser como novidade. Até por isso, mas não só, “Spectress” representa o ápice discográfico da fase mais acessível do Blue Öyster Cult, muito impulsionado pelo sucesso do tema “Godzilla”, bem equilibrado entre peso e groove.

Olhando com atenção percebemos que as fases do Blue Öyster Cult podem ser bem divididas por seus discos ao vivo: a primeira fase, entre o rock n’ roll e o AOR, é finalizada com “On Your Feet or on Your Knees” (975); já a parcela mais acessível e comercial (no bom sentido) é interrompida com “Some Enchanted Evening” (1978), o mesmo disco que abre a fase mais pesada e trabalhada que seria encerrada em “Extraterrestrial Live” (1982).

Esse “Hard Rock Live Cleveland 2014” vem coroar essa carreia longeva e se colocar junto a seus discos clássicos ao vivo, demarcando um importante momento da carreira da banda.

A performance foi gravada em 17 de outubro de 2014 no Hard Rock Casino em Ohio e contempla todas as fases de sua carreira ao longo de mais de duas horas, com direito a clássicos esticados em jams interessantes.

Além dos clássicos já citados nesse texto, ainda devemos destacar “Golden Age of Leather” (com uma pegada AOR sensacional), “I Love the Night” (uma irmã de “Don’t Fear the Reaper”), “Harvester of Eyes” (um exemplo do boogie woogie retrabalhado pela estética AOR) e “Career of Evil”. Essa última um ótimo rock n’ roll, puramente norte-americano, composto em parceria com Tom Petty, dotado de harmonias provocantes, construídas sobras as possibilidades do blues, assim como poderemos ouvir em “ME 262”.

As performances dos músicos estão estupendas, num desfile de técnica, feeling e experiência, lideradas pelos ícones Eric Bloom (cuja voz já sofre pela ação do tempo) e Donald “Buck Dharma” Roeser, e a captação do áudio está perfeita (principalmente nos vocais e no baixo, esse último que, aliás, rouba a cena na maioria das músicas – confira “Shooting Shark”).

Ou seja, “Hard Rock Live Cleveland 2014” mostra a força de uma banda veterana que sobe no palco amparada não só pelo domínio do estilo, mas, principalmente, por uma bagagem histórica dentro do rock.

No Brasil, “Hard Rock Live Cleveland 2014” está disponível pela parceria Shinigami Records/Frontiers Music em versão com DVD e CD duplo embalados num digipack com nível de material importado.

Leia Mais:

Dicas de Livros Sobre o Tema:

Outros Artigos que Podem Ser do Seu Interesse:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *