Axel Rudi Pell – “Lost XXIII” (2022) | Resenha

 

“Lost XXIII” é o vigésimo primeiro disco de estúdio do guitarrista alemão Axel Rudi Pell, trazendo dez novas músicas que reafirmam suas marcas registradas: peso, classe e melodia.

No Brasil, o disco foi lançado pela parceria entre os selos SPV/Shinigami/Sound City e abaixo você lê nossa resenha completa sobre ele.

"Lost XXIII" é o vigésimo primeiro disco de estúdio do guitarrista alemão Axel Rudi Pell, trazendo dez novas músicas que reafirmam suas marcas registradas: peso, classe e melodia.

As marcas históricas do guitarrista alemão Axel Rudi Pell são impressionantes: mais de trinta anos de carreira e mais de três dezenas de discos de estúdio, coletâneas e registros ao vivo somados. Até por isso sua base de fãs é fiel e apaixonada pela classuda versão do melodic rock que ele manufatura.

Mais do que os números, a constância dos lançamentos chama a atenção. “Lost XXIII” chega mantendo o período de dois anos, no máximo, entre cada lançamento de inéditas. Além disso, entre “Sign of the Times” (2020) e este “Lost XXIII” (2022), o guitarrista nos ofereceu o disco de releituras intitulado “Diamonds Unlocked II” (2021). É incrível, a cada ano ele oferece algum material para seus fãs.

Claro que ser constante em seus registros é fruto de um time azeitado e entrosado como é o caso dos músicos que acompanham Axel Rudi Pell: Johnny Gioeli nos vocais; Volker Krawczak, no baixo; Ferdy Doernberg, nos teclados; e Bobby Rondinelli na bateria

Outra constante em “LostXXIII” é musicalidade, afinal, se você acompanha o trabalho de Axel Rudi Pell sabe que não deve esperar por experimentações, pois há décadas ele delimitou suas fronteiras musicais e trabalha com destreza técnica e classe melódica sua música dramática, emocional e pesada dentro deste território conhecido.

Desta forma, trilhando a tríplice fronteira entre o melodic rock, classic rock hard rock o guitarrista alemão entrega novamente o que seus fãs esperam em “Lost XXIII”, algo bem marcado em “Survive”, o primeiro single do álbum que chega após a introdução “Lost XXIII: Prequell”.

De certam maneira, “LostXXIII” é um disco mais direto, com suas bases fincadas com mais força no hard rock esboçando mais adrenalina do que dramaticidade, princialmente nos riffs mais secos e nos solos tempestuosos. E as faixas que chegam na sequência, “No Compromise” (um hardão à moda oitentista européia) e “Down on the Streets” (com um toque à lá Thin Lizzy), já evidenciavam esta características.

No mais, tudo segue como antes. Temos duas baladas: a longa “Gone With the Wind” (com um melancólico toque setentista, chegando a lembrar algo do Scorpions na fase Uli John Roth) e a emocional “Fly With Me”, ambas guiadas pela voz abençoada de Johnny Gioelli; a melódica “Freight Train” e a instrumental “The Rise of Ankhoor”, ambas onde o guitarrista explora suas influências de Jimi Hendrix e Ritchie Blackmore com mais clareza; e as obscuras “Follow The Beast” e “Lost XXIII”. Se a primeira tem um “q” de Rainbow e beira o power metal, a segunda, responsável por fechar o trabalho, é puro Black Sabbath.

Além disso, a arte gráfica, mais uma vez desenhada por Thoams Ewerhard, mantém a estética das últimas duas décadas da discografia de Axel Rudi Pell (inclusive lembrando um pouco a capa do álbum “Masquerade Ball”), assim como o trabalho estúdio permanece com a mesma qualidade requintada, cristalina e poderosa. “Lost XXIII” foi produzido pelo próprio Axel Rudi Pell, mixado por Tommy Geiger e masterizado por Ulf Horbelt.

Enfim, novamente Axel Rudi Pell entrega mais do mesmo, mas em se tratando do guitarrista alemão isso significa que se ele não supera a qualidade do disco anterior, também não decepciona, pois mantém o nível que vem praticando desde “Circle of the Oath” (2012).

Leia Mais:

Ofertas de Discos de Axel Rudi Pell:

Abaixo estão algumas ofertas de discos de Axel Rudi Pell, incluindo “Lost XXIII”. Usando nossos links (em azul) para compra na Amazon ao longo deste artigo você apoia o trabalho do site Gaveta de Bagunças.

  1. Axel Rudi Pell – Ballads II [Disco de Vinil]
  2. Axel Rudi Pell – Sign Of The Times [Disco de Vinil]
  3. Axel Rudi Pell – Lost XXIII [CD]
  4. Axel Rudi Pell – Masquerade Ball [CD]
  5. Axel Rudi Pell – Kings & Queens [CD]

Outros Artigos que Podem Ser do Seu Interesse:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *