“Verloren Verleden” apresenta uma ampla seleção de importantes obras clássicas e tradicionais, retrabalhadas e reinventadas no universo sonoro da parceria entre o grupo Árstíðir e a cantora Anneke van Giersbergen.
A voz abençoada pelos deuses de Anneke ficou mais conhecida no meio Heavy Metal em decorrência de sua carreira com a excepcional banda The Gathering.
Todavia, já temos quase uma década de sua saída da banda e, neste período, ela apresentou trabalhos muito interessantes, que abrilhantaram ainda mais sua carreira, como acontece neste álbum em parceria com o grupo islandês de folk neoclássico Arstidir.
“Verloren Verleden” apresenta uma seleção de peças eruditas ou tradicionais remodeladas para o universo de ambos, buscando nomes como Gottfried Stölzel, Leonard Bernstein e Henry Purcell.
A voz angelical e melódica de Anneke casou perfeitamente com a inspiração erudita que permeia o trabalho, através de arranjos orquestrados encharcados de sensibilidade musical.
Claro que o instrumental é belíssimo, de um riqueza e requinte impressionantes (como bem evidenciam os arranjos de “Het Dorp”, que remetem a Schubert), mas uma faixa como “Solveig’s Song”, uma peça de beleza inestimável composta por Edvard Grieg, mostra que a grande estrela da companhia é o canto onírico de Anneke.
No conjunto da obra, esta sobreposição de texturas musicais cria um álbum voltado para canções de esmero irrepreensível.
Se ainda existiam dúvidas da singularidade da voz de Anneke, sua performance neste álbum dissipa qualquer uma delas, sendo que suas linhas vocais brilham tanto nos momentos mais minimalistas quanto em abrasivos andamentos orquestrados e eruditos.
Todavia, se mesmo depois de toda esta minha apologia ainda estiver com dúvidas se dedica um pedaço do seu dia para conhecer este trabalho, deixe que os arranjos de cordas belíssimos de “When I Am Laid In Earth” e o requinte de “Pavanne” te convençam.
Certamente, um dos grandes álbuns da última década que merecem ser redescobertos!
Leia Mais:
- PINK FLOYD | Rock Progressivo ou Psicodélico?
- Amorphis – “Live At Helsinki Ice Hall” (2021) | Resenha
- Nightwish – “Human. :||: Nature.” (2020) | Resenha Expressa
- Savatage – “Hall of the Mountain King” | VOCÊ DEVIA OUVIR ISTO!
- O Diabo na Música Ocidental | Do Barroco ao Black Metal
- The Vintage Caravan – “Voyage” (2014) | Resenha
Dica de Livros Sobre o Tema
Outros Artigos que Podem Ser do Seu Interesse:
- Kindle Unlimited: 10 razões para usar os 30 dias grátis e assinar
- Os 6 melhores fones de ouvido sem fio com bateria de longa duração hoje em dia
- Edição de Vídeo como Renda Extra: Os 5 Notebooks Mais Recomendados
- As 3 Formas de Organizar sua Rotina que Impulsionarão sua Criatividade
- Camisetas Insider: A Camiseta Básica Perfeita para o Homem Moderno