Ultraphonix – Resenha de “Original Human Music” (2018)

 

Ultraphonix

Ultraphonix Original Human Music
Ultraphonix: “Original Human Music” (2018, Shinigami Records) NOTA: 9,0

O Ultraphonix é a junção do vocalista do Living Colour, Corey Glover, com o guitarrista George Lynch, conhecido pela sua técnica e feeling apurados principalmente em clássicos trabalhos do Dokken e do Lynch Mob.

A julgar pela qualidade e diversidade criativa de ambos, “Original Human Music”, primeiro álbum do Ultraphonix é mais do que promissor.

E numa primeira audição, percebe-se que a ideia central de “Original Human Music”, é explorar uma musicalidade rica, polirrítmica, pesada, e versátil, como uma fusão de funk, jazzrock, gerando estranhezas brilhantes como “Ain’t Too Late” “Soul Control” (com trabalho preciso e instigante de bateria).

Ou seja, é rock com a mente aberta, multifacetado, mas extremamente pujante, sem artifícios “sujos” ou táticas melódicas fáceis, sendo quatro músicos altamente técnicos em perene exploração, impressos numa produção honesta e que beira a crueza (não confunda isso com diletante).

Tudo isso rende destaques como “Walk Run Crawl” (pesada e agressiva), “Take a Stand” (com groove acachapante) e “Power Trip” (visceral e trampada).

E não espere uma sonoridade parecida com o Dokken, muito menos igual ao Living Colour (apesar de que, nesse caso, “Counter Culture” “What You Say” lembram vagamente a banda de Glover).

“Baptism”, a faixa de aberturam já mostra isso, ao mesmo tempo que cativa de imediato pelo diferencial em todos os aspectos: arranjos, estrutura, andamentos, variações e texturas.

Além disso, existe um apelo nostálgico que mistura o hard rock com algo de alternativo, tornando tudo ainda mais interessante. “Another Day”, por exemplo, tem uma aridez bluesy, mas é climática e simples, como se o Audioslave se fundisse ao Red Hot Chilli Peppers em Palm Desert.

A energia e a força do instrumental guiado pela guitarra de Lynch é contraposto ao determinado, versátil e melódico trabalho vocal de Corey Glover. Uma dinâmica baseada no atrito de opostos que dá química ao resultado final.

Lynch está ousado e criativo, usando e abusando de abordagens diferentes numa mesma música, por vezes experimentando com a classe e eficiência de quem sabe o que faz, como na progressiva e estranha balada “Heart Full of Rain”, que brinca com referências ao Queen nas guitarras e violões, assim como em “Free” ele joga com referências a Led Zeppelin.

Não seria exagero dizer que Lynch é o guitarrista de suas geração que mais se aproxima da versatilidade, unicidade e capacidade exploratória de Jeff Beck.

Junto à dupla Glover/Lynch estão, na seção rítmica, Pancho Tomaseli (do genial Philm, de Dave Lombardo, e acredite, o cara consegue fazer George Lynch suar para acompanhá-lo em certas passagens) no baixo e Chris Moore na bateria, que contribuem fortemente para a excelência musical que ouvimos aqui.

Definitivamente, “Original Human Music” é um dos discos mais interessantes em termos de exploração musical dos últimos anos. Só atenção, se você for ouvir o álbum no Spotify, (ao menos na audição que fiz por ali) no lugar da progressiva e multifacetada “Wasteland”, repete-se “Free”.

Confira e tire suas próprias conclusões. Nós aprovamos!

TRACK LIST

1. Baptism
2. Another Day
3. Walk Run Crawl
4. Counter Culture
5. Heart Full Of Rain
6. Free
7. Wasteland
8. Take A Stand
9. Ain’t Too Late
10. Soul Control
11. What You Say
12. Power Trip

FORMAÇÃO

Corey Glover – Vocais

George Lynch – Guitarra

Cris Moore – Bateria

Pancho Tomaselli – baixo

Cultura Pop e Underground Ultraphonix Original Human Music Cultura Pop e Underground Ultraphonix Original Human Music Cultura Pop e Underground Ultraphonix Original Human Music Cultura Pop e Underground Ultraphonix Original Human Music Cultura Pop e Underground Ultraphonix Original Human Music Cultura Pop e Underground Ultraphonix Original Human Music Cultura Pop e Underground Ultraphonix Original Human Music Cultura Pop e Underground Ultraphonix Original Human Music Cultura Pop e Underground Ultraphonix Original Human Music Cultura Pop e Underground Ultraphonix Original Human Music Cultura Pop e Underground Ultraphonix Original Human Music Cultura Pop e Underground Ultraphonix Original Human Music Cultura Pop e Underground Ultraphonix Original Human Music Cultura Pop e Underground Ultraphonix Original Human Music Cultura Pop e Underground Ultraphonix Original Human Music 

Outros Artigos que Podem Ser do Seu Interesse:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *