Transatlantic – “The Absolute Universe: Forevermore” (2021) | Resenha Expressa

 

“The Absolute Universe”, do Transatlantic é o objeto nesta seção onde apresentamos uma resenha rápida e de forma tão direta que vai agradar até mesmo quem acha os 280 caracteres do Twitter uma ostentação desnecessária! 

Transatlantic - The Absolute Universe Forevermore

Quem e O Quê?

O Transatlantic é um supergrupo do rock progressivo formado por Neal Morse, Roine Stolt, Pete Trewavas e Mike Portnoy. “The Absolute Universe” é seu quinto álbum de estúdio.

Ficha Técnica:

  • Ano de Lançamento: 2021
  • Número de Faixas: 18
  • Produção: Transatlantic
  • Selo: InsideOut Music
  • Duração:90:14

O que eles dizem do disco:

Nas palavras de Mike Portnoy: “Temos duas versões desse álbum. Há uma versão duplas, de 90 minutos, e uma simples – de 60 minutos. No entanto, o CD simples não é meramente uma versão editada do formato duplo. Cada um deles contém versões alternativas e até mesmo, em alguns casos, novas gravações. Nós escrevemos letras novas e temos pessoas diferentes cantando nas faixas da versão do simples em comparação com as do CD duplo. Alguns dos títulos das músicas também foram alterados, enquanto outros podem permanecer os mesmos, mas a composição do que você ouvirá foi alterada. Você deve reconhecer que o que fizemos é único. Nós reformulamos as músicas para tornar as duas versões diferentes. ”

O que nós achamos do disco:

Com “The Absolute Universe” o Transatlantic retomou toda a verve megalomaníaca do rock progressivo. O disco foi dividido em três versões: um duplo, batizado de “Forevermore (Extended Version)”, um simples, batizado de “The Breath of Life (Abridged Version)” e “The Absolute Universe (Ultimate Edition)”, edição de luxo com todas as músicas, pois os discos não formados por músicas editadas, mas são músicas totalmente diferentes.

Megalomanias à parte, decidi, por ora, adquirir apenas a edição “Forevermore (Extended Version)”, que foi lançada no Brasil. Por ela, fica nítido que, musicalmente, o Transatlantic continua sendo um supergrupo do gênero que absorve toda a complexidade, assim como toda a acessibilidade pop, que bandas como Yes, Genesis, Camel, Gentle Giant e EL&P desfilaram nos diferentes momentos de sua carreira.

Sem dúvidas, “The Absolute Universe” é o Transatlantic trazendo a essência do rock progressivo para as novas gerações.

Músicas de Destaque: 

“The Greatest Story Never Ends”, “Heart Like a Whirlwind”, “The World We Used to Know“, “Love Made a Way”

Pra Quem Gosta de:

Yes, Genesis, Camel, Gentle Giant, Utopia e EL&P

Leia Mais:

Dicas de Livros Sobre o Tema:

Outros Artigos que Podem Ser do Seu Interesse:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *