The Gathering – “if-then-else” (2000) | Você Devia Ouvir Isto

 

“If_Then_Else”, sexto disco da banda holandesa THE GATHERING, é nossa indicação de hoje na seção VOCÊ DEVIA OUVIR ISTOcuja proposta você confere nesse link.

“If_Then_Else”, sexto disco da banda holandesa THE GATHERING, é nossa indicação de hoje na seção VOCÊ DEVIA OUVIR ISTO

Definição em um poucas palavras: Classudo, melancólico, experimental e pesado.

Estilo do Artista: Death/Doom Metal; Atmospheric Doom Metal; Atmospheric Rock;

Comentário Geral: “if_then-else”, lançado em 25 de julho de 2000, através do selo Century Media, era o sexto disco de estúdio da banda holandesa The Gathering e continuava a exploração da banda das possibilidades oferecidas pelo mundo musical alternativo, da fusão de rock progressivo com trip hop shoegaze.

O disco foi gravado nos estúdios Koeienverhuurbedrijf e S&K entre janeiro e março do ano 2000, com produção da própria banda ao lado do co-produtor Zlaya Hadzich que ainda trabalhou como engenheiro de som ao lado de Dick Kemper. Novamente, o Gathering contou com Attie Bauw e seu conhecimento de Pro Tools para realizar a mixagem e a masterização no Bauwhaus Studio, em Amsterdã.

O título do álbum já mostrava esta busca pelas novidades tecnológicas da época, tanto musicais quanto conceituais, visto que ele combinava notações de programação de computadores para trazer um significado condicional quase algorítmico ao trabalho. Este aspecto algorítmico e direto pode ser sentido na objetividade de “if_then_else” (2000) em comparação com a elasticidade e desdobramentos experimentais do álbum anterior, “How To Measure a Planet?” (1998).

Refletindo anos mais tarde, a vocalista Anneke Van Giesbergen, reforçaria este aspecto de “if_then_else” em entrevista ao site Angel Fire“Depois de ‘How to Measure a Planet’, que é bem longo, tivemos a sensação de que queríamos fazer um álbum mais tipo na sua cara. Então, algumas músicas – enquanto estávamos escrevendo – vinham com guitarras e um som de rock, então decidimos fazer um álbum curto, músicas curtas.”

O fato é que as vendas do experimental “How To Measure a Planet”, consideravelmente menores que os dois discos anteriores, “Mandylion” “Nighttime Birds”, fizeram com o Gathering buscasse um redirecionamento menos experimental, mas, em contrapartida, não fez com cedessem um centímetro quanto a sonoridade que tinham atingido.

Em suma, eles não deram ré e voltaram ao doom metal daqueles dois trabalhos de sucesso. Na verdade, “if_then_else” reforça todos os aspectos musicais de “How To Measure a Planet”como se passasse à limpo sua proposta artística, eliminando os circunlóquios desnecessários e disfarçando algumas mudanças pelos timbres do heavy metal. 

Disfarçando, pois em pontualidades do repertório eles vão ainda mais longe em alguns aspectos experimentais (usando samples para criar a estrutura rítmica e moduladores nos vocais) enquanto fazem os fãs mais antigos que reclamavam do redirecionamento do The Gathering prestar atenção à volta das distorções de guitarra desenvolvidas sobre um ritmo lento, como um mágico que te distrai com um das mão enquanto faz seu truque com a outra.

Isso porque as guitarras, mesmo desenhando melodias melancólicas (os solos de Rene Rutten  são os momentos mais brilhantes do de “if-then-else”), são timbradas de forma diferente e o peso vem das camadas sobrepostas com o baixo encorpado, como faziam o Radiohead e o Deftones na época, por exemplo, sobre uma estrutura que obedece o formato canção de verso-refrão-solo que diferencia daquilo que faziam antes, mesmo que as faixas de abertura, “Rollercoaster” e “Shot To Pieces”, evidenciem uma tentativa de mesclar a musicalidade dos três discos anteriores.

Na sequência do repertório, “Amity” (uma faixa minimalista, com referências ao trip hop do Massive Attack) e “Bad Movie Scene” tentam criar uma personalidade própria para “if_then_else”, algo que será efetivado no próximo grande destaque após as duas primeiras faixas: “Colorado Incident”. Esta é uma faixa com solo de guitarra inspirado, belas linhas vocais e arranjo de órgão de hammond que fazem dela brilhante.

Ao contrário do especulado, a letra de “Colorado Incident”, escrita pela vocalista, não faz referência ao massacre de Columbine, acontecido em 1999, e sim aos problemas que a banda passou na cidade do Colorado na turnê que antecedeu a este disco.

Considerando que “Beautiful War”, que vem na sequência, e “Pathfinder”, que fecha o disco com onze faixas, são belíssimas incursões instrumentais, onde o Gathering usa instrumentação diferenciada através de convidados especiais, “Colorado Incident” marca exatamente o fim da primeira metade do disco que é bem melhor que a segunda metade.

Todavia, na segunda metade temos “Saturnine”, a faixa que vale por todo o disco. Uma das melhores composições da carreira do Gathering ela é guiada por riffs que ondulam pelos arranjos e se entrelaçam com vocais extremamente cativantes, além de violinos bem alocados.

“if_then_else” é um disco que foge das estéticas progressiva e heavy metal de antes, por mais que pareça que os holandeses tentem misturá-las. Não que isso importe nesta demonstração de experimentações sofisticadas dentro de uma fórmula roqueira guiada por melodias melancólicas. Por isso tudo, pra mim, “if_then_else” é a última grande obra do The Gathering!

Ano: 2000

Top 3: “Saturnine”, “Amity” e “Colorado Incident”

Formação: Anneke van Giersbergen (vocais), René Rutten (guitarra), Hugo Prinsen Geerligs (baixo), Hans Rutten (bateria) e Frank Boeijen (teclados).

Disco Pai: Radiohead – “The Bends” (1995)

Disco Irmão: Anathema – “A Fine Day to Exit” (2001)

Disco Filho: The Third and the Mortal – “Memoirs” (2002)

Curiosidades: Um trecho de “Alice no País das Maravilhas”, gravado por Willie Rushton, pode ser ouvido entre as faixas “Analog Park” e “Herbal Movement”.

Pra quem gosta de: Matrix (o filme), novidades tecnológicas, misturas de estilos, experimentalismos e reparar em detalhes.

Leia Mais

Ofertas de Discos:

Outros Artigos que Podem Ser do Seu Interesse:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *