“The Secret Of Our Time” é o sétimo álbum de estúdio da banda sueca Siena Root, um álbum conceitual que examina a natureza humana em relação às atuais realidades tecnológicas ou artificiais.
Abaixo você lê nossa resenha completa deste disco lançado no Brasil pelo selo paulista Hellion Records.
A banda Siena Root chama a atenção pela forma experimental com que trabalha as texturas vintages do classic rock e pelos artistas convidados que já colaboraram em seus trabalhos, ao todo, somando sete álbuns de estúdio completos, um álbum duplo ao vivo, um DVD e três singles de 7”.
Formada no final dos anos 1990, na cidade sueca de Estocolmo, a Siena Root construiu um legado musical baseado na mistura aspectos comuns ao rock sessentista e setentista pelo frescor da modernidade. Com isso, os arranjos de cacoetes psicodélicos são construídos com órgãos, guitarras, baixo, bateria e uma gama de instrumentos acústicos que são executados de forma clássica, mas ainda assim originais.
“The Secret Of Our Time”, lançado em 2020, não foge a esta musicalidade explorando as fronteiras comuns entre blues, psych, folk e rock. A produção orgânica conseguiu mostrar a forma criativa e madura com que o Siena Root executa esta sua proposta musical, gerando momentos de alto refinamento melódico nestas nove composições irrepreensíveis.
O mais interessante é que o trabalho em estúdio foi feito com equipamento em um estúdio em Nordwald, Suécia, e produzido de forma cem por cento analógica. Pode até não parecer, mas isso traz um ambiente e um calor diferente ao registro, que, no geral, soa mais genuíno.
Nesse sentido, “The Secret Of Our Time”, soa quase como um manifesto contra a artificialidade de nossos tempos atuais, algo refletido também nas letras. Afinal, este é um álbum conceitual que explora a natureza humana em relação às realidades tecnológicas ou artificiais contemporâneas. Cada música trata de diferentes temas do ecossistema no qual o homem desempenha um papel importante.
Faixas como “Siren Song” (que reflete as influências do Deep Purple) e “Daughter of the Mountains” são as duas faixas que mais me chamaram a atenção na primeira audição, simplesmente por encapsularem bem todos os aspectos principais de “The Secret Of Our Time”, resumindo bem o hard/blues de cores psicodélicas e textura folk da Siena Root, um verdadeiro combo sueco de seis membros fixos e mais cinco músicos convidados.
Os vocais me lembraram bastante o timbre de Maggie Bell, da pouco referenciada banda escocesa Stone The Crows. Aliás, as guitarras magistrais e o órgão Hammond melancólico acompanhados por ataques maciços de baixo e bateria do Siena Root me lembraram bastante dos dois últimos discos do Stone The Crows, onde o blues rock abre espaço para a psicodelia e para que a voz de Maggie Bell brilhe.
“The Secret Of Our Time”, do Siena Root, compartilha das mesmas características que “Teenage Licks”, do Stone The Crows: a poderosa voz de Lisa Lystam (já conhecida dos excelentes discos com a banda Heavy Feather) em contraste com a da vocalista Zubaida Solid, combinadas com guitarras poderosas e robustas, fazem deste disco do Siena Root poderoso. As músicas estão principalmente no território do rock psicodélico demonstrando alguns elementos de blues e rock progressivo e musicalmente tudo é muito coeso e envolvente.
Por fim, ainda posso destacar o hard rock à moda setentista de “Final Stand” e “Organic Intelligence” (com o melhor dueto entre os dois vocalistas no disco) como duas faixas imprescindíveis deste “The Secret Of Our Time”, que um disco de altíssimo nível e um modelo de classic rock cósmico, iluminado, suave e orgânico que o Siena Root oferece nestes tempos endurecidos e sombrios.
Ofertas de Discos da banda Siena Root:
- Siena Root – The Secret Of Our Time [Cd Nacional]
- Siena Root – Dream Of Lasting Peace [Disco de Vinil]
- Siena Root – Pioneers [Disco de Vinil]
Leia Mais:
- Heavy Feather | Resenha de “Mountain of Sugar” (2021)
- Os 3 encontros que mudaram a história do Rock para sempre
- 23 Discos Para Conhecer Novas e Boas Bandas de Rock
- O Pink Floyd é uma banda de Rock Progressivo ou Psicodélico?
- Folk Rock | 5 Discos Essenciais Na Sua Coleção de Discos
- Robert Johnson | A lenda do bluesman que vendeu a alma pro Diabo
Outros Artigos que Podem Ser do Seu Interesse:
- Kindle Unlimited: 10 razões para usar os 30 dias grátis e assinar
- Os 6 melhores fones de ouvido sem fio com bateria de longa duração hoje em dia
- Edição de Vídeo como Renda Extra: Os 5 Notebooks Mais Recomendados
- As 3 Formas de Organizar sua Rotina que Impulsionarão sua Criatividade
- Camisetas Insider: A Camiseta Básica Perfeita para o Homem Moderno