“Recollections of the Insane” é o primeiro álbum da banda belga Schizophrenia, um quarteto devotado às formas mais intensas e diretas do death/thrash metal.
O disco foi lançado no Brasil pelo selo Shinigami Records e abaixo você lê nossa resenha completa.
Sem exageros, “Recollections of the Insane”, primeiro álbum de estúdio da banda belga Schizophenia me fez pensar que eles tentaram fundir o Kreator, da fase-“Extreme Aggression” com o Death de “Scream Bloody Gore”, muito pelo bom equilíbrio de peso e melodia sobre uma estrutura rítmica variada.
Confesso que essa aproximação das formas teutônicas do thrash metal com a vibe death metal da Flórida (principalmente nos vocais guturais do baixista e vocalista Ricky Mandozzi) me causou certo susto, pois pelo nome da banda eu esperava (talvez ingenuamente) um direcionamento mais voltado ao que o Sepultura fazia até o brilhante “Beneath The Remains”.
Ledo e bem vindo engano! Afinal, “Recollections of the Insane” é uma pedrada thrash/death metal da melhor qualidade!
Formado em 2016, na Antuérpia, Bélgica, o Schizophrenia apresentou o EP “Voices” (2020) antes de entregar, agora em 2022, este “Recollections of the Insane”. Ao ouvir aquele EP hoje percebo que o Schizophrenia tem uma forma musical bem definida, pois não alteraram, nestes dois anos, sua proposta de soar extremo e intenso, mas também dinâmico e bem trabalhado.
Com nove faixas se desenrolando em pouco mais de quarenta minutos, “Recollections of the Insane” traz uma costura de referências que vão além das mencionadas anteriormente, e obviamente você vai perceber algo do Sepultura de “Schizophenia” (1987) entre elas, ao lado de obviedades canônicas do segmento como Slayer, Possessed, Sodom, Testament, Death e Morbid Angel.
Porém, se comparado ao EP “Voices” (2020), “Recollections of the Insane” traz algumas remissões ao death/black metal de bandas como Dissection, Behemoth e Belphegor, principalmente em seus movimentos mais melódicos e sombrios, como ouvimos na faixa “Divine Immolation”.
A produção de Francesco Paoli, líder da banda italiana Fleshgod Apocalypse, foi decisiva para o resultado final de um disco que precisa soar orgânico, mas ainda moderno, para exprimir todo o seu potencial numa parede sonora opressora. Parece que o disco foi gravado em algum lugar abandonado e empoeirado, mas cada detalhe é claro e bem definido, mesmo com o alto volume.
Tudo bem que eles usam de algumas soluções mais fáceis para direcionar suas composições, soando genérico aqui e ali, ou então esticam passagens desnecessariamente, mas quando acertam a mão o resultado e de impressionar pelo peso cativante que eles dominam, fazendo das músicas extremamente pesadas e rápidas fáceis de se ouvir.
E assim, desenhando riffs de impacto, ora death ora thrash metal, e movimentando muita energia do metal extremo (principalmente pelo impiedoso baterista Lorenzo Vissol) o Schizophrenia oferece bons momentos como “Inside the Walls of Madness”, “Sea of Sorrow”, “Souls of Retribution” e “Cranial Disintegration”, mesmo que esteja longe de ser inventivo e original.
Portanto, “Recollections of the Insane” é um ótimo primeiro trabalho, pois mostra uma banda sólida, mas com muito potencial para amadurecimento e evolução. Principalmente no processo de composição onde precisam valorizar um pouco mais os alívios melódicos, pois se não existe um contraponto relativo de velocidade, nem mesmo a aceleração de um trem desgovernado soa tão assustadora com o passar do tempo.
Ainda assim, eu colocaria “Recollections of the Insane” como um dos grandes discos de death/thrash metal que ouvi neste ano!
Leia Mais:
- Thrash Metal | 14 Discos Pra Conhecer o Clássico Estilo Alemão
- Possessed | O Elo Entre o Thrash e o Death Metal!
- Death Metal | 11 Discos Para Conhecer o Metal da Morte
- Black Metal | 18 Discos Essenciais do Metal Satânico
Ofertas de Discos de Thrash Metal
- Slayer – “Seasons in the Abyss” [Disco de Vinil]
- Kreator – “Pleasure To Kill” [Disco de Vinil]
- Sepultura – “Beneath The Remains” [CD]
- Sepultura – “Arise” (Expanded Edition) [Disco de Vinil]
- Metallica – “Kill ‘Em All” [Disco de Vinil]
Outros Artigos que Podem Ser do Seu Interesse:
- Kindle Unlimited: 10 razões para usar os 30 dias grátis e assinar
- Os 6 melhores fones de ouvido sem fio com bateria de longa duração hoje em dia
- Edição de Vídeo como Renda Extra: Os 5 Notebooks Mais Recomendados
- As 3 Formas de Organizar sua Rotina que Impulsionarão sua Criatividade
- Camisetas Insider: A Camiseta Básica Perfeita para o Homem Moderno