A banda Rock Beats é uma das bandas mais reconhecidas no gênero pop rock de Brasília na atualidade.
A vocalista Daniela Firme respondeu nossas sete perguntas sobre sua banda, comentado todos os detalhes de sua carreira.
FICHA TÉCNICA
NOME DA BANDA: Rock Beats, formada por Daniela Firme (voz), Bruno Albuquerque (guitarra) e Alexandre Macarra (contrabaixo)
ESTILO: Pop/Rock
CIDADE/ESTADO: Brasília/DF
INÍCIO DA CARREIRA: Meados de 2005
DISCOGRAFIA: Rock Beats Em Casa (2020), único EP lançado pela banda por enquanto.
ENTREVISTA
1. Primeiramente, obrigado pela entrevista e pela atenção conosco do site Gaveta de Bagunças. Conte-nos um pouco da biografia da banda Rock Beats.
R: A Rock Beats é uma banda que vai completar 18 anos de estrada em 2023. Trazemos ao público um pouco de diversão em forma de música. Nosso gênero principal é o pop rock, mas gostamos de passear por outros ritmos também, como reggae e música brasileira. Nos shows, além de releituras, mostramos as minhas composições. Em 2020, com as dificuldades em continuar trabalhando presencialmente, começamos a transmitir lives no nosso canal e, com isso, acabamos tendo visibilidade no Brasil inteiro e até mesmo em outros países, como o Japão e a Nova Zelândia. Foram mais de 30 lives, cada uma delas com um tema específico. Isso acabou nos permitindo criar uma base de fãs muito bacana. Hoje a Rock Beats está em turnê pelo país e já visitamos mais de 40 cidades, em 11 estados do país, somente esse ano. Para o ano que vem pretendemos aumentar ainda mais esse número.
2. Quais as principais influências da banda? Existem alguns nomes que indicaria como principais referências para a sonoridade que vocês praticam?
R: Somos influenciados por tudo que a gente toca. Se as músicas estão no nosso repertório, certamente é porque curtimos de alguma maneira, seja pelo arranjo ou pelas letras. O “problema” é que nosso repertório tem mais de 1200 músicas, então fica difícil citar poucos nomes. Mas nas composições autorais tem muita influência do rock nacional, como Barão Vermelho, Paralamas, Legião, Engenheiros, entre outros.
3. Quanto às letras, existe algum direcionamento especifico? Nesse âmbito, vocês possuem algum posicionamento político ou ideológico?
R: Acreditamos no amor por meio da música e esse é o norte de todo o nosso trabalho. Acreditamos também na música como instrumento político e ideológico, já que por meio dela é possível extravasar os nossos sentimentos, posicionamentos e reflexões de maneira pacífica. Tudo isso está direta ou indiretamente no nosso som.
4. Poderia nos dizer um pouco de como funciona o processo de composição, no caso da Daniela Firme vocalista?
R: Eu tenho uma maneira muito intuitiva de compor. Na maior parte das vezes a música vem junto com a letra e em poucos minutos. O que eu faço depois é uma espécie de processo de lapidação. Nessa fase, às vezes mando para um produtor musical, como foi o caso de “Nosso Planeta”, e em outras, o que é mais comum, mostro para a banda dar sua contribuição nos arranjos. Como tocamos juntos, temos referências em comum e afinidade para criar. Esse processo é muito gostoso e traz um outro tipo de energia para o nosso trabalho.
5. Qual das suas músicas ou discos você indicaria para alguém interessado em conhecer o trabalho de vocês?
R: No nosso canal do YouTube é possível conferir tanto nossas composições quanto as releituras que fazemos. As autorais também estão no perfil da Daniela Firme no Spotify.
6. Já existem metas de longo e médio prazo para a banda (novas músicas, shows, etc.)?
R: Simmmm, sempre! Pretendemos continuar com as lives. Também vamos lançar dois singles novos ainda no primeiro semestre, assim como fazer uma tour pelo nordeste, que estamos devendo.
7. Para finalizar, agradeço a oportunidade da entrevista, e fiquem à vontade para pontuar algo que queiram mencionar fora das perguntas acima.
R: Muito obrigada pelo convite e vida longa ao portal! Vamos que vamos!
CONTATOS DA BANDA ROCK BEATS
Ofertas de Discos de Pop/Rock Nacional:
Abaixo estão algumas ofertas de discos das bandas do BRock, o rock nacional dos anos 1980. Usando nossos links (em azul) para compra na Amazon ao longo deste artigo você apoia o trabalho do site Gaveta de Bagunças.
- Cazuza e Barão Vermelho – “Melhores Momentos” [CD]
- Legião Urbana – “Legião Urbana” [Disco de Vinil]
- Ultraje A Rigor – “30 Anos” [Box 5 CDs]
- Lulu Santos – “Tão Bem” [Box 4 CDs]
- Titãs – “Cabeça Dinossauro” [Disco de Vinil]
Leia Mais:
- Rock Nacional: Quais os 20 Melhores Discos dos anos 80?
- Como As Mulheres Mudaram os Rumos da História do Rock?
- Rock Nacional | As 3 Bandas Mais Subestimadas do “Rock Brasil Anos 80”
- Rock Nacional | 10 nomes esquecidos do “Rock Brasil Anos 80”
Outros Artigos que Podem Ser do Seu Interesse:
- Kindle Unlimited: 10 razões para usar os 30 dias grátis e assinar
- Os 6 melhores fones de ouvido sem fio com bateria de longa duração hoje em dia
- Edição de Vídeo como Renda Extra: Os 5 Notebooks Mais Recomendados
- As 3 Formas de Organizar sua Rotina que Impulsionarão sua Criatividade
- Camisetas Insider: A Camiseta Básica Perfeita para o Homem Moderno