Paul Young – “Good Thing” (2016) | Resenha

 

“Good Thing” é o nono álbum de estúdio de Paul Young e apenas o segundo desde o auto-intitulado trabalho de 1997. O disco é uma seleção inspiradas de composições clássicas da soul music coverizadas pelo cantor britânico e lançado em 2016 pelos selos New State Music, Baked Recordings.

Paul Young - Good Thing

Se você tem o hábito de frequentar lugares que insistem em tocar coletâneas “flashback”,  ou viveu os anos 1980 e 1990, se lembrará de Paul Young pela canção “Every Time You Go Away”, sucesso avassalador de 1985, que ecoou pelos anos 1990, até ganhar uma terrível versão sertaneja em terras tupiniquins (essas duplas não se contentam somente em ser ruins, precisam estragar a músicas dos outros também!). Pois bem, já se foram trinta anos desde aquele sucesso e, entre bons lançamentos e outros dispensáveis, Paul Young chega em 2016 com um álbum excelente.

Investindo num pop adulto e classudo, de forte acento soul e detalhes de soft rock, ele nos apresenta composições melódicas e envolventes, encharcadas por backing vocals muito bem encaixados e donas de arranjos cheios de detalhes e de execução técnica impecável, ajudado pelo produtor de hip-hop norte-americano Arthur Baker e uma seção de metais inspiradíssima.

As guitarras bluesy estão dotadas de uma lascividade febril e rústica, sendo um show à parte, e Paul, mesmo já não tendo mais uma voz tão abrasiva, consegue trabalhá-la de modo inteligente num repertório cujo trunfo reside no fato dele evitar os sucessos óbvios da Motown e se concentrar em singles lançados por duas famosas gravadoras de Memphis, Hi Records e Stax, entre 1966 e 1975.

E ele mostra desenvoltura vocal no desfecho do álbum, com o blues dilacerante “Your Good Things (Is About To End)”, ao melhor estilo Joe Cocker e certamente uma das melhores faixas do trabalho ao lado de “L-O-V-E (Love)” (pop de tempero soul, com naipe de metais periódicos), “Back For The Taste Of Your Love” (um funk/blues de groove amaciado), “Big Bird” (um rock/soul de batida marcada e guitarras ácidas), “I Believe In You” (balada soul envolvente) e na belíssima versão de “Words”, do Bee Gees.

Ao silenciar final, temos um álbum grandioso, que evoca inúmeras influências e referências aos clássicos do rock/soul/pop, tornando-o envolvente sem tirar sua identidade ou originalidade. Duvida? Então escute “Eloise”, melhor faixa do álbum, e me responda se, mesmo lembrando uma velha canção de Aretha Franklin e remetendo a um refrão de George Benson, não é uma deliciosa peça de originalidade latente?

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