“Human. :||: Nature.”, do Nightwish, é o objeto nesta seção onde apresentamos uma resenha rápida e de forma tão direta que vai agradar até mesmo quem acha os 280 caracteres do Twitter uma ostentação desnecessária!
Quem e O Que?
“Human. :||: Nature.” é o nono álbum de estúdio da banda Nightwish, que chega cinco anos após “Endless Forms Most Beautiful”, o elogiado trabalho que trazia a estreia de Floor Jansen em estúdio com a banda.
Ficha Técnica:
- Ano de Lançamento: 2020
- Número de Faixas: 17 (em disco duplo)
- Produção: Tuomas Holopainen
- Selo: Nuclear Blast, Dynamo Records
- Duração: 81:34
O que eles dizem do disco:
“É um álbum temático. Durante a composição, percebi que a palavra ‘humano’ aparecia em todas as músicas e que elas estavam conectadas. Percebia que tinha uma música sobre o poder da imaginação humana, outra sobre o poder da empatia humana, mais uma a respeito da decadência da humanidade, uma a respeito da luta entra humanos e tecnologia… então, decidi chamar o álbum de ‘Human’, mas ficava estranho e a última música é sobre a beleza do planeta.” Tuomas Holopainen.
O que nós achamos do disco:
Um novo disco do Nightwish sempre chama a atenção, pois eles são líderes em seu segmento, e de cara posso dizer que este novo trabalho está ainda mais provocativo.
Claro que a banda não foge de sua essência e entrega exatamente aquilo que o fã espera, mas agora fazem ainda mais justiça ao requinte e ousadia que seu nome enseja.
“Human. :||: Nature.” superficialmente parece uma continuação de “Endless Forms Most Beautiful”, mas um olhar mais atento perceberá que aprofundaram alguns aspectos (como nos corais e no tempero folk).
O primeiro é o conceito, que debate a relação do homem com a natureza de uma forma nada ortodoxa e em certo ponto vanguardista, emoldurado por uma musicalidade com sabor de trilha sonora.
O segundo ponto são as composições que trazem linhas mais vocais desafiadoras. Floor claramente está mais confiante no posto, e brilha ao mostrar um dos seus melhores trabalhos da carreira, saindo de sua zona de conforto constante mente.
O fato é que os shows entre os dois discos trouxeram um grande entrosamento para a banda e isso pode ser sentido na coesa das performances dos músicos que se aventuram por melodias complexas (aspectos sinfônicos e progressivos extrapolando o usual da banda), elementos diferenciados e expansão da sonoridade.
Essa expansão fica ainda mais clara no segundo CD, totalmente instrumental, desenhando uma história nítida, por ondas sonoras. Coloque os fones e feche os olhos e você assistirá a um filme só seu!
Um disco duplo e longo, indicado para quem gosta de música grandiosa e requintada.
Músicas de Destaque:
“Music”, “Noise”, “Harvest“, “Pan”, “Tribal”, “Endlessness” e todo o segundo disco.
Pra Quem Gosta de:
Yes, Epica, Within Temptation, After Forever e Xandria.
Leia Mais:
- Revolução Feminina no Rock: As Mulheres Apresentam Suas Guitarras!
- RESENHA | Tarja : “The Shadow Self” (2016)
- ROCK NOW | 23 Discos Pra Conhecer Novas Bandas
- RESENHA | The Dark Element – “Songs the Night Sings” (2019)
- RESENHA | Visions of Atlantis, “The Deep and the Dark” (2018)
- Beatles, Zappa, Manowar, Kiss, Elvis, Clash, Stones e Motley Crue em 4 Pares de Capas Gêmeas
Sugestão de Livros:
Outros Artigos que Podem Ser do Seu Interesse:
- Kindle Unlimited: 10 razões para usar os 30 dias grátis e assinar
- Os 6 melhores fones de ouvido sem fio com bateria de longa duração hoje em dia
- Edição de Vídeo como Renda Extra: Os 5 Notebooks Mais Recomendados
- As 3 Formas de Organizar sua Rotina que Impulsionarão sua Criatividade
- Camisetas Insider: A Camiseta Básica Perfeita para o Homem Moderno