Gojira – “Fortitude” (2021) | Resenha Expressa

 

“Fortitude”, do GOJIRA é o objeto nesta seção onde apresentamos uma resenha rápida e de forma tão direta que vai agradar até mesmo quem acha os 280 caracteres do Twitter uma ostentação desnecessária! 

Gojira - Fortitude (2021, Roadrunner) Resenha Review

Quem e O Quê?

Gojira é uma banda de heavy metal francesa formada em 1996 em Baiona. “Fortitude” é seu sétimo disco de estúdio.

Ficha Técnica:

  • Ano de Lançamento: 2021
  • Número de Faixas: 11
  • Produção: Joe Duplantier
  • Selo: Roadrunner Records
  • Duração: 51:52

O que eles dizem do disco:

“A precisão metálica da banda é guiada por vocais apaixonados que encontram o ponto ideal entre o pesado e o melódico. A sensação de que a coesão musical pode implodir a qualquer momento cria uma tensão crescente, harmonizando com o conteúdo lírico filosófico.” Fonte: press-release.

O que nós achamos do disco:

“Fortitude” é um dos melhores discos de 2021! Confesso que para mim o Gojira não era uma banda atrativa até esse disco chegar. Enfim, a banda francesa soava para mim ter encontrado sua música. “Magma”, álbum anterior, era interessante, mas para mim soava uma banda tateando no escuro em busca de algo que eles enfim encontraram em “Fortitude”.

O tecnicismo de “L’enfant sauvage” (2012) foi dissipado em “Magma” (2016), deixando apenas o riffs e a determinação ritmica que agora se vê mais criativa e envolvente pela forma com que é desenhada em “Fortitude”, mas principalmente pelas referências que escolhe.

Aquela banda que explorava as possibilidade do death metal resolveu amadurecer e romper as últimas barreiras existentes em sua música, pisando no terreno violento, mas envolvente, do prog/thrash metal.

“Fortitude” é um disco farto em grooves intensos e violentos (emprestando muito do Sepultura da fase “Roots” (1996)), ganchos melódicos renovados e certeiros (alguns até beirando a estrutura harmônica do pop) e abordagens climáticas densas.

Enfim posso enxergar o Gojira como uma banda capaz de conjurar uma obra-prima do metal moderno!

Músicas de Destaque:

“Into the Storm”, “Amazonia”, “Another World“, “Born for One Thing”, “Grind” e “New Found”

Pra Quem Gosta de:

Sepultura, Machine Head, Neurosis, Pantera, Prong e Alice In Chains.

Leia Mais:

Ofertas Sobre o Tema:

Outros Artigos que Podem Ser do Seu Interesse:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *