Föxx Salema, vocalista dedicada ao rock/metal, participa de nossa seção SE7E PERGUNTAS, onde queremos apresentar bandas ou artistas que merecem atenção, através de sete perguntas fixas.
FICHA TÉCNICA
NOME DA BANDA: Föxx Salema
ESTILO: Heavy Metal Melódico
CIDADE/ESTADO: Bragança Paulista/SP (anteriormente), Grande BH/MG (atualmente)
ANO DE FUNDAÇÃO: 2005
DISCOGRAFIA:
“Constant Fight” (single lançado em 2013)
“Mankind (Raw Version)” (single lançado em 2018)
“Rebel Hearts” (álbum/CD lançado em 2019) – Leia nossa resenha deste disco aqui
“Rebelião” (single lançado em 2020)
ENTREVISTA
1. Primeiramente, obrigado pela entrevista e pela atenção conosco do site Gaveta de Bagunças. Conte-nos um pouco sobre a sua biografia.
Föxx Salema: Bom, eu canto desde criança e sempre gostei também do tema Terror, nessa época eu passava e via sem saber ao certo o que era, pôsteres do Iron Maiden na parede de uma pequena loja de discos e achava muito massa aqueles desenhos. Quando entrei na adolescência um primo meu que já colecionava fanzines do gênero e tinha vários discos, me apresentou devidamente ao Metal.
Ele inclusive gravou em fita cassete o álbum “Seven Churches” do Possessed, ao qual eu pedi xerox do encarte para poder acompanhar nas letras o que era cantado. Dali para eu começar a cantar Metal e fazer shows foi algo natural, entre o “final” dos anos 90 e o começo dos 2000 (em diante), eu passei por bandas autorais e também outras que tocavam apenas covers.
Já o meu nome artístico eu comecei a utilizar em meados de 2007, em 2013 lancei minha primeira música solo e em 2015 montei uma banda que levava esse meu nome e cuja formação perdurou até 2016. Em 2017 eu me concentrei em meu canal no YouTube e gravei vários covers em estúdio, fiz alguns shows em casas e festivais LGBT+s.
Até que em 2018 o meu marido e tecladista Cleber me incentivou a gravar um álbum 100% autoral. Lançamos o “Rebel Hearts” em 2019, digitalmente e também em CD, em formato digipak e com encarte. Este entrou em várias listas de “Melhor álbum Nacional de Metal do Ano” e após meses, eu me tornei a artista autoral de Metal da minha cidade natal, Bragança Paulista / SP, com maior número de streamings no Spotify. Em 2020 lançamos minha primeira composição em português chamada “Rebelião” e este ano, em meu canal no YouTube, um vídeo musical com uma versão mais atualizada da “Rebel Hearts”.
2. Quais as suas principais influências? Existem alguns nomes que indicariam como principais referências para a sonoridade que você pratica?
Föxx: Eu posso citar três vocalistas que influenciaram bastante a minha forma de cantar e compor Metal: o infelizmente falecido André Matos, o Geoff Tate e o Andi Deris.
3. Quanto às letras, existe algum direcionamento especifico? Nesse âmbito, você possui algum posicionamento político ou ideológico?
Föxx: Eu sou uma ativista progressista, e “apesar” de eu também escrever letras ficcionais de horror, a minha grande fonte de inspiração lírica é a realidade: o meu dia-a-dia, as minhas experiências pessoais (sejam elas positivas ou não), a comunidade LGBT+, a sociedade e a política.
4. Poderia nos dizer um pouco de como funciona o seu processo de composição?
Föxx: Bom, a sonoridade das minhas composições origina das minhas diferentes influências dentro do Metal, geralmente pensada em conjunto com a letra e melodia de voz.
Em termos de inspirações musicais, além claro, das bandas e projetos dos três vocalistas que citei anteriormente, eu ouço vários subgêneros de Metal, do mais clássico, melódico e tradicional, ao tido como mais agressivo, extremo e pesado. Tudo isso, mesmo que em diferentes graus, me inspira ao compor.
5. Qual das suas músicas ou discos você indicaria para alguém interessado em conhecer a sua música?
Föxx: Eu indico duas de minhas músicas mais recentes: “Rebelião” e “Rebel Hearts” (2020), pois o arranjo e a produção de ambas reflete bastante o que fãs podem aguardar em termos de futuras composições.
6. Já existem metas de longo e médio prazo para sua carreira?
Föxx: Sim, há! À parte do planejamento à longo prazo, nós lançaremos um single 100% inédito ainda este ano.
7. Para finalizar, agradeço a oportunidade da entrevista, e fique à vontade para pontuar algo que queira mencionar fora das perguntas acima.
Föxx: Imagina, disponha! Eu aproveito para agradecer de coração a todas as pessoas que me acompanham e me apoiam, isso faz toda diferença! E aos leitores e leitoras dessa entrevista: sigam-me também “na” internet, ouçam minhas músicas no Spotify ou em algum outro serviço de streaming, assistam ao clipe de “Rebel Hearts (2020)” no meu canal no YouTube, se gostarem adquiram o meu CD físico e claro, me indiquem para quem gosta de Heavy Metal! =^.^= \m/
CONTATO
Site: www.foxxsalema.com.br
Spotify: https://bit.ly/FöxxSalema
BandCamp: https://foxxsalema.bandcamp.com
Facebook: https://www.facebook.com/foxxsalema
Instagram: www.instagram.com/foxxsalema
YouTube: www.youtube.com/user/foxxsalema
Assessoria de Imprensa: www.wargodspress.com.br
Leia Mais:
- RESENHA | Föxx Salema: “Rebel Hearts” (2019)
- Föxx Salema | Assista ao vídeo de “Rebel Hearts” (Alive in Studio)
- RESENHA | Helloween – “United Alive In Madrid” (2019)
- ANGRA – “Holy Land” | VOCÊ DEVIA OUVIR ISTO
- RESENHA | Dune Hill – “Song of Seikilos” (2019)
- Revolução Feminina no Rock: As Mulheres Apresentam Suas Guitarras!
- RESENHA | Sweet Oblivion: “Sweet Oblivion feat. Geoff Tate” (2019)
Dicas de Livros Sobre o Tema:
Outros Artigos que Podem Ser do Seu Interesse:
- Kindle Unlimited: 10 razões para usar os 30 dias grátis e assinar
- Os 6 melhores fones de ouvido sem fio com bateria de longa duração hoje em dia
- Edição de Vídeo como Renda Extra: Os 5 Notebooks Mais Recomendados
- As 3 Formas de Organizar sua Rotina que Impulsionarão sua Criatividade
- Camisetas Insider: A Camiseta Básica Perfeita para o Homem Moderno