Entombed – Resenha de “Clandestine – Live” (2019)

 

Entombed Clandestine Live
Entombed – “Clandestine – Live” (2019 | Hellion Records) NOTA:10

Não existem dúvidas de que o Entombed é um dos cinco grandes nomes do death metal europeu. Isso acontece graças a discos como “Left Hand Path” (1989) e “Clandestine” (1991).

Desde o princípio, a fórmula musical cheia de personalidade misturava o peso acachapante do death metal norte-americano, com a sujeira, crueza e agressividade do crust/hardcore escandinavo.

Porém, a alma do Entombed era nada ortodoxa (como ouviríamos mais efetivamente em “Wolverine Blues” (1993)) e em “Clandestine” levavam a personalidade agressiva e violenta do clássico que o precede, “Left Hand Path”, para algo mais técnico, com a banda extraindo o máximo que conseguia de suas habilidades à época.

Em certa medida, “Clandestine” é um álbum que assume seus riscos e tem grande retorno por causa disso. Existem elementos de punk, hard rock, thrash metal crossover escandinavo engrossados e escondidos pela massa sonora.

Porém, nesse segundo trabalho temos uma mudança importante na formação: os desentendimentos com o vocalista Lars-Göran Petrov fizeram com que ele deixasse a banda entre os dois primeiros álbuns.

Ou seja, “Clandestine” é o único disco (até o momento) da discografia do Entombed sem os vocais de Petrov, que foram gravados pelo baterista Nicke Andersson (também conhecido por seus trabalhos com o Imperial State Electric e o Hellacopters).

Na turnê, quem substituiu Petrov foi o vocalista Johnny Dordevic, que foi vocalista da banda Carnage, um dos principais nomes do death metal sueco.

Isso posto, agora corta pra 2013.

Nesse ano, o nome da banda estava numa disputa judicial. De um lado, L-G Petrov preparava “Back to the Front”, que seria lançado como Entombed A.D., do outro lado Alex Hellid, Ulf Cederlund, e Nicke Andersson se juntavam para um show em que tocavam “Clandestine” na íntegra.

Em 2014, o nome Entombed foi dado aos quatro membros originais da banda, mas em maio de 2017 a corte sueca determinou que a marca pertencia ao trio Alex Hellid, Ulf Cederlund e Nicke Andersson, e só isso possibilitou que esse “Clandestine – Live” fosse lançado sob o nome da banda.

Ou seja, antes de mais nada, esse “Clandestine – Live” registra a união de Alex Hellid, Ulf Cederlund, e Nicke Anderson, para reviver um dos grandes discos da história do death metal no melhor lugar para executá-lo: o palco.

Só por isso já deve ser enaltecido!

Completando a formação temos Robert Andersson (irmão de Nicke e que nasceu um a no após o lançamento de “Clandestine”), nos vocais, e Edvin Aftonfalk, no baixo.

E é impossível não se arrepiar quando as guitarras características do Entombed começarem a rugir em “Intro (Severe Burns)”. A precisão das guitarras ao longo do disco, inclusive, é oura coisa a ser enaltecida.

A sequência com  a arrasa-quarteirão “Living Dead” mostra que além da banda estar afiada, o vocalista Robert Andersson se encaixou perfeitamente ao Entombed, não deixando saudades de Petrov no clássico “Left Hand Path” executado no fim do show.

Sim, além do repertório original, ainda podemos conferir uma  performance para o clássico “Left Hand Path”, faixa-título do primeiro e clássico disco, tudo muito bem captado por uma produção limpa, que permite detalhar cada aspecto das canções, que parecem estar mais rápidas e agressivas.

Ainda digo que vale uma audição deste material com atenção redobrada às linhas de bateria de Nicke Andersson. O cara ainda continua com desenvoltura e energia para executar os modos mais extremos do metal, mesmo se dedicando nos últimos anos a projetos mais voltados ao rock. 

Ouso até dizer também, amparado por performances em faixas como “Sinners Bleed”, a clássica “Stranger Aeons”, e “Crawl”, onde suas linhas brilham sobre o groove sujo e pesado, que a técnica de Nicke Andersson está melhor refinada e versátil.

A viagem pelos primórdios do death metal segue com “Evilyn”, “Blessed Be” (e sua parte arrastada arrepiante), “Chaos Breed” (dona do melhor riff de abertura do disco), e “Severe Burns”, registradas em 2016, no Malmö Live Concert Hall, numa espécie de comemoração pelos vinte e cinco anos de lançamento do álbum.

Naquele dia de novembro foram registrados dois atos: o primeiro trazia o trio original junto à  Malmö Symphony Orchestra And Choir tocando “Clandestine” na íntegra com arranjos orquestrados à cargo de  Thomas Von Wachenfeldt.

O segundo ato traz o o quinteto executando o disco na íntegra, ao vivo, pela primeira vez, e esse ato que temos registrado neste material lançado no Brasil pela Hellion Records, com clara preocupação com os aspectos gráficos do material, cujo encarte vem com todas as letras d das músicas. Algo raro num disco ao o vivo.

Ao que tudo indica, esse live album não será apenas um fruto extemporâneo e comemorativo, pois o Entombed parece ter retornado com força.

Entombed Clandestine Live at malmö Cultura Pop e Underground Gaveta de bagunças download 2019 rar lyrics Entombed Clandestine Live at malmö Cultura Pop e Underground Gaveta de bagunças download 2019 rar lyrics Entombed Clandestine Live at malmö Cultura Pop e Underground Gaveta de bagunças download 2019 rar lyrics Entombed Clandestine Live at malmö Cultura Pop e Underground Gaveta de bagunças download 2019 rar lyrics Entombed Clandestine Live at malmö Cultura Pop e Underground Gaveta de bagunças download 2019 rar lyrics Entombed Clandestine Live at malmö Cultura Pop e Underground Gaveta de bagunças download 2019 rar lyrics Entombed Clandestine Live at malmö Cultura Pop e Underground Gaveta de bagunças download 2019 rar lyrics Entombed Clandestine Live at malmö Cultura Pop e Underground Gaveta de bagunças download 2019 rar lyrics Entombed Clandestine Live at malmö Cultura Pop e Underground Gaveta de bagunças download 2019 rar lyrics Entombed Clandestine Live at malmö Cultura Pop e Underground Gaveta de bagunças download 2019 rar lyrics Entombed Clandestine Live at malmö Cultura Pop e Underground Gaveta de bagunças download 2019 rar lyrics Entombed Clandestine Live at malmö Cultura Pop e Underground Gaveta de bagunças download 2019 rar lyrics Entombed Clandestine Live at malmö Cultura Pop e Underground Gaveta de bagunças download 2019 rar lyrics Entombed Clandestine Live at malmö Cultura Pop e Underground Gaveta de bagunças download 2019 rar lyrics Entombed Clandestine Live at malmö Cultura Pop e Underground Gaveta de bagunças download 2019 rar lyrics 

Outros Artigos que Podem Ser do Seu Interesse:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *