“4 Dimensions of Auditory Terror” (2021, Split) | Resenha

 

“4 Dimensions of Auditory Terror” é o brutal split entre as bandas Blood Spore, ​Coagulate, ​Soul Devourment e ​Gutvoid, lançado em 2021, numa parceria entre os selos Rotted Life Records e Blood Harvest. No Brasil, o material chegou numa edição em slipcase via Black Hole Productions.

4 Dimensions of Auditory Terror - BLOOD SPORE - COAGULATE - SOUL DEVOURMENT - GUTVOID

Ao todo são quatro músicas inéditas desfiladas em aproximados trinta minutos do mais puro, brutal e doentio death metal praticado por quatro bandas novas, que ainda não lançaram nenhum full lenght, apenas EPs, e circulam no undeground de uma efervescente e renovadora cena death metal.

A abertura do split ficou à cargo do Blood Spore, com a faixa “Olfactory Cordycipitaceae Ingress”. Oriunda da Filadélfia, a banda pratica um death/doom metal sujo e bem acabado, conseguindo se desviar das armadilhas comuns ao gênero.

Nessa música o Blood Spore mostra o poder de um bom riff para as formas lúgubres e arrastadas do death metal, assim como os grooves, que estão bem alocados em quase dez minutos de música mórbida, melancólica e funesta na escola de Bolt Thrower e Autopsy.

Na sequência, o Coagulate apresenta a poética “Up from the Vats (Coalescence of Metamorphic Human Flesh Within a Gelatinous Fetal Stew)”. 

Com um título maravilhoso destes não há dúvida do que esperar dos oito minutos desta peça pútrida, onde o quarteto de Minneapolis mostra todas as sua influências do death metal old-school escandinavo de Convulse e Sentenced (do início) mescladas às formas brutais dos norte-americanos, à lá Incantantion e Immolation, guiados por vocais ultra-guturais e riffs macabros.

O terceiro golpe é rápido e preciso com os quase cinco minutos de “Veneration of the Ascended”, faixa dos californianos do Soul Devourment, que trabalham também sobre os cânones da escola britânica do Bolt Thrower e da norte-americana do Obituary, com muita personalidade e força nos timbres graves, e no peso groovado.

Finalizando o split vem a banda Gutvoid com a temática lovecraftiana de “Murmurations from Twilight Bodies”. 

Ao contrário das outras três, o Gutvoid não é norte-americana, mas sim canadense, e no quesito musicalidade, de todas as quatro é aquela que mais de afina ao que fazem bandas atuais como Blood Incantation e Tomb Mold, ou seja, atualizam o death metal old-school por um viés mais climático.

Nesse sentido, “Murmurations from Twilight Bodies” parece uma mistura de Morbid Angel, Immolation, Incantation e Hypocrisy pelos mais diversos adjetivos, e se mostra a melhor faixa do material, de longe, pelas atonalidade e dissonâncias que dão uma certa psicodelia cósmica e sombria à massa caótica, com passagens climáticas muito bem criadas.

Vale muito à pena conferir esse material se você curte as formas mais extremas do heavy metal, principalmente se você também gosta de descobrir novas bandas que estejam trazendo frescor ao death metal old school.

Leia Mais:

Dicas de Livros Sobre o Tema:

Outros Artigos que Podem Ser do Seu Interesse:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *