Das Neves | SE7E PERGUNTAS

 

Nesta seção queremos apresentar bandas ou artistas que merecem atenção, através de sete perguntas fixas. Hoje trazemos o músico e compositor DAS NEVES.

FICHA TÉCNICA

NOME DO ARTISTA: Das Neves

ESTILO: MPB / Rock Alternativo

CIDADE/ESTADO: Santos/SP

ANO DE FUNDAÇÃO: 2017

DISCOGRAFIA: Paraíso (2017), Memória (2019) e Interiores (2020)

Das Neves Se7e Perguntas

ENTREVISTA

1. Primeiramente, obrigado pela entrevista e pela atenção conosco do site Gaveta de Bagunças. Conte-nos um pouco da sua biografia.

Depois de tocar em várias bandas como baterista, e várias tentativas de lançar meu primeiro trabalho autoral, em 2017, finalmente consegui gravá-lo. Parte em um estúdio, parte em casa gravando de maneira totalmente caseira com Iphone, e assim nasceu o primeiro álbum “Paraíso” (2017). Na gravação, cantei e toquei todos os instrumentos, e para realizar os shows pelo ano de 2018, chamei a baixista Paula Martins. Fizemos vários shows na Baixada Santista e alguns em São Paulo.

Em 2019, gravei o segundo álbum, “Memória” (2019), todo no estúdio, com Paula Martins tocando baixo e cello. Devido a alguns problemas não consegui divulgá-lo da maneira apropriada e o trabalho acabou não tendo o retorno que esperava.

Em 2020, tinha decidido não lançar nada, e só voltar a escrever e gravar quando tivesse mais tempo disponível, mas a pandemia e a quarentena me deixaram isolado em casa, e assim acabei voltando a escrever e tocar, nascendo “Interiores” (2020). Um retorno às raízes, pois foi todo gravado em casa, cantado, tocado, mixado e masterizado por mim.

2. Quais as suas principais influências? Existem alguns nomes que indicariam como principais referências para a sonoridade que você pratica?

Acredito que Los Hermanos, Domenico, Kassin; esse pessoal da chamada “nova MPB”. Também identificam semelhanças com o trabalho do Cícero.

3. Quanto às letras, existe algum direcionamento especifico? Nesse âmbito, você possui algum posicionamento político ou ideológico?

Desde o primeiro álbum a temática têm um fio condutor, sempre uma abordagem falando da minha relação com a cidade, com o tempo, e claro, também com o mar, já que sempre vivi perto dele. Nesse novo trabalho “Interiores”, isso é ainda mais presente, pois devido a reclusão, a vontade de estar do lado de fora – no mar, nas ruas, no movimento – o álbum é sobre isso. Não há necessariamente uma posição política e ideológica direta, mas em um período em que tudo está politizado, talvez pelo simples fato do disco deixar um pouco registrado esse período, possam entender de viés progressista.

4. Poderia nos dizer um pouco de como funciona o processo de composição?

Geralmente eu escrevo as letras em partes separadas, escrevo uma frase em um dia, outra em outro, e depois de ter uma melodia pronta, junto tudo de uma forma que combine. Neste álbum em particular, “Interiores” algumas músicas foram feitas de maneira diferente; sentando e escrevendo a letra junto com a melodia.

Às vezes, como gravei em casa, em um ambiente mais intimista, muitas ideias surgiram na hora de gravar mesmo, coisas nem estavam planejadas, mas foram acrescentadas depois de ouvir a música pronta.

5. Qual das suas músicas ou discos você indicaria para alguém interessado em conhecer seu som?

Do disco atual, as músicas “Casa”, “Boa Viagem” e “Serra do Mar”, pois são as que mais representam este momento que estamos vivendo.

Do primeiro álbum “Paraíso” as músicas que foram mais elogiadas foram “Mar Negro” e “Cidade Velha”. “Cidade Velha” talvez seja a que resume melhor o primeiro álbum.

Do segundo álbum, ”Memória”, as músicas “Trindade” e “Saudade

6. Já existem metas de longo e médio prazo para sua carreira?

No momento ainda estamos em quarentena, então esperamos, assim que acabar, fazer alguns shows. Nesse período recluso nasceram outras músicas que ficaram fora de “Interiores”, então talvez ano que vem possa sair algum trabalho novo.

7. Para finalizar, agradeço a oportunidade da entrevista, e fique à vontade para pontuar algo que queira mencionar fora das perguntas acima.

Os álbuns “Interiores” (2020) e “Memória” (2019) foram feitos com um conceito visual, onde todas as faixas possuem lyric vídeos. Conhecer as músicas com os lyrics intensifica a sensação que as músicas propõem a passar. Espero que gostem!

CONTATO

Facebook: https://www.facebook.com/DasNevesBanda/

Instagram:  https://www.instagram.com/neves.das.neves/

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCtO2z8yJy7J6TCGUPO9KBCQ

Leia Mais:

Sugestão de Leituras:

Outros Artigos que Podem Ser do Seu Interesse:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *