“Uroboric Forms: The Complete Demo Recordings”, é uma compilação de 2016 da lendária banda de death metal Cynic lançada pelo selo Century Media, trazendo or registros das quatro primeiras demo tapes lançadas entre 1988 e 1991.
O Cynic é uma das bandas mais interessantes do Death Metal, tendo iniciado suas atividades em 1987 pelas guitarras de Paul Masvidal e pela bateria de Sean Reinert. Entre seu nascimento e o ano de 1991, quando a dupla se juntou a Chuck Schuldiner, no Death, para o antológico “Human”, o Cynic lançou quatro demo-tapes, registradas por formações instáveis que orbitavam em torno de Masvidal e Reinart.
As quatro demos da época – “Demo 1988”, “Reflections Of A Dying World” (1989), “Demo 1990” e “Demo 1991” – são lendárias e mostravam o desenvolvimento do Cynic a partir de uma brutal banda de death/thrash metal do underground ao estilo de death metal técnico e progressivo pelo qual a banda é conhecida.
“Uroboric Forms: The Complete Demo Recordings”, lançado em fevereiro de 2016, reúne exatamente estes registros que precedem o clássico “Focus”, debut da banda lançado em 1993, e que explicitam a contínua evolução do Death Metal primal que culminaria, futuramente, em algo mais sofisticado e complexo, flertando com a música progressiva e até mesmo com o Jazz. E até onde eu sei, esta é a primeira vez que essas gravações estão disponíveis em um formato físico diferente do cassete, o que é muito legal!
A arte da capa foi feita especialmente para esta coletânea por Manuel Tinnemans (reponsável pela arte de trabalhos de bandas como The Devil’s Blood , Necros Christos , Bölzer) e o trabalho de recuperação do áudio em estúdio foi feito por Patrick W. Engel (que também trabalhou com Iced Earth, Dissection, Tiamat, por exemplo).
Mesmo assim, não espere uma produção brilhante, pois muitos destes registros foram feitos de modo pouco profissional nos anos 1980, o que “embola” as passagens mais pesadas e violentas, principalmente nos primeiros registros. Todavia, como bem disse Masvidal, “isto é um documento, e aí está sua beleza.” Ou seja, é material para fãs inveterados!
Desta forma, temos faixas que soam mais violentas e diretas (como em “Wear Reasoning” e “Dwellers of the Threshold”), numa abordagem relativamente distante daquela que se tornou característica, principalmente nas primeiras demos, que datam de 1988 e 1989, em meio a outras mais trabalhadas, principalmente na demo de 1991, onde se encontra uma versão brilhante de “Uroboric Forms”, clássico que apareceria no primeiro álbum.
Além disso tudo, de um encarte com letras e fotos e uma entrevista detalhada com Paul Masvidal, “Uroboric Forms: The Complete Demo Recordings” ainda oferece duas faixas bônus inéditas, as músicas “Uroboric Forms” e “The Eagle Nature” registradas numa audição vocal com Brian DeNeffe, vocalista da banda norte-americana de death metal Viogression, que na versão LP vêm separadas em um single de sete polegadas.
Leia Mais:
- Death Metal | Qual Banda Criou o Metal da Morte?
- Rino Gissi – “Death By Metal: A História de Chuck Schuldiner e do Death” | Resenha
- Death Metal | 11 Discos Para Conhecer o Metal da Morte
- Possessed | O Elo Entre o Thrash e o Death Metal!
- Death Metal Britânico | 5 Discos Essenciais Para Conhecer
Ofertas de Discos Clássicos do Death Metal
Outros Artigos que Podem Ser do Seu Interesse:
- Kindle Unlimited: 10 razões para usar os 30 dias grátis e assinar
- Os 6 melhores fones de ouvido sem fio com bateria de longa duração hoje em dia
- Edição de Vídeo como Renda Extra: Os 5 Notebooks Mais Recomendados
- As 3 Formas de Organizar sua Rotina que Impulsionarão sua Criatividade
- Camisetas Insider: A Camiseta Básica Perfeita para o Homem Moderno