Children of Bodom – Resenha de “Hexed” (2019)

 

Children of Bodom Hexed
Children of Bodom: “Hexed” (2019 | Shinigami Records, Nuclear Blast) NOTA:8,5

“Hexed”, novo álbum do Children of Bodom, chega quatro anos após “I Worship Chaos”, carregado de sombras e inspiração obscura em seu contundente conceito melódico.

Quem acompanha o Children of Bodom sabe que seu mentor intelectual, Alexi Laiho, conduz a banda destemido dos riscos de explorar as possibilidades musicais que a capacidade técnica de seus companheiros de banda permite.

Se em “I Worship Chaos” praticavam uma abordagem variada de suas influências, mas com os pés fincados em suas raízes, em “Hexed” ouvimos uma exploração mais direta das grandes variações do metal extremo.

Por um lado, faixas como “This Road” (abertura potente, com peso, técnica, melodia e groove), “Son Departed” (com cadência dramática e cativante) e “Kick in a Spleen” trazem fortes esbarrões  no thrash metal.

Aliás, estas remissões ao thrash metal vão além das duas músicas citadas, perpassando todo o trabalho, seja em riffs secos, nos grooves momentâneos e, principalmente, nos vários backing vocals imperativos.

Por outro lado, “Under Grass and Clover” (com sua chuva de melodia beirando a estética sinfônico/progressiva) traz algo ainda mais cativante para o peso melódico do Children of Bodom, enquanto “Hexed” (com direito a guitarra trampada e desfecho instigante) insere um pouco de progressivo no jogo, com direito a baixo “fretless”.

Os vocais de Laiho permanecem alinhados ao seu legado, assim como seu belíssimo trabalho de guitarra, que agora busca artifícios diferentes em sua abordagem técnica, mas ao mesmo tempo cativante.

Sendo assim, temos as esperadas explosões melódicas e apelos sinfônicos quase progressivos em meio a pancadaria veloz, beirando o neoclássico em diversos momentos.

Ou seja, mantém a identidade musical, oxigenando e dinamizando a fórmula vertiginosa com energia e contundência thrash metal, sendo que até em “Hecate’s Nightmare”, que traz algo de gótico e mais cadenciado para o jogo musical do Children of Bodom, isso fica evidente

Outros destaques vêm com a dinâmica matadora de “Relapse”, e o desfecho com “Knuckleduster”, nesta última muito pelo trabalho de guitarras primoroso, com riff instigante, belíssimo solo, e onde as linhas vocais de Laiho escancaram influências do Sepultura.

O que só reforça a ousadia latente em faixas multifacetadas, onde é perceptível o amadurecimento de Laiho como compositor, usando sua habilidade na guitarra em prol do que a canção pede, sem excessos desnecessários.

Diversas vezes os teclados são os responsáveis por momentos que remetem aos três primeiros álbuns, principalmente ao clássico “Follow the Reaper” (2000).

“Platitudes and Barren Words” (uma das três melhores do disco), junto a “Glass House”, por exemplo, nos transportam para os áureos tempos dos três primeiros discos da banda, com destaque ao duelo melódico entre teclado e guitarra.

Melodia e brutalidade misturadas de forma homogênea , com pinceladas neoclássicas e progressivas, dando certo requinte às harmonias sustentadas pelas estruturas pesadas da seção rítmica.

Não há como negar, o Children of Bodom recuperou várias armas poderosas de seu arsenal, oferecendo um conjunto de composições de altíssimo nível, donas de um trabalho instrumental impecável e bem trabalhado em estúdio por uma produção cristalina.

Mais do que isso, “Hexed”, musicalmente, me soou como uma atrasada, mas nem por isso menos empolgante, continuação de “Hate Crew Deathroll” (2003), e até por isso, é o melhor disco da banda desde “Are You Dead Yet?” (2005).

TRACKLIST

1. This Road
2. Under Grass and Clover
3. Glass Houses
4. Hecate’s Nightmare
5. Kick in a Spleen
6. Platitudes and Barren Words
7. Hexed
8. Relapse (The Nature of My Crime)
9. Say Never Look Back
10. Soon Departed
11. Knuckleduster
12. I Worship Chaos (live)
13. Morrigan (live)
14. Knuckleduster (remix)

FORMAÇÃO

Henkka Blacksmith (baixo)
Jaska Raatikainen (bateria)
Janne Warman (teclados)
Alexi Laiho (vocal e guitarra)
Daniel Freyberg (guitarra)

Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças Children of Bodom Hexed Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças Children of Bodom Hexed Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças Children of Bodom Hexed Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças Children of Bodom Hexed Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças Children of Bodom Hexed Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças Children of Bodom Hexed Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças Children of Bodom Hexed 

Outros Artigos que Podem Ser do Seu Interesse:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *