Babe Ruth – “First Base” (1973) | Você Devia Ouvir Isto

 

“First Base” é o primeiro álbum da banda britânica BABE RUTH que ainda permanece uma pérola perdida do hard/prog rock setentista!

 Este disco é nossa indicação de hoje na seção VOCÊ DEVIA OUVIR ISTOcuja proposta você confere nesse link.

"First Base" é o primeiro álbum da banda britânica BABE RUTH que ainda permanece uma pérola perdida do hard/prog rock setentista!

Definição em um poucas palavras: Guitarra, Pesado, Progressivo, Psicodélico.

Estilo do Artista: Hard/Prog Rock.

Comentário Geral: Acredito que poucos valorizam como merece este petardo injustiçado do rock n’ roll setentista, mesmo aqueles que o conhecem. Para aqueles que nunca ouviram “First Base”, o primeiro álbum dos britânicos do Babe Ruth, pense num cruzamento entre Deep Purple, Grand Funk Railroad e  Yes temperado com saxofones e batidas latinas ao estilo do que o Santana fazia no começo da carreira. O que poucos se lembram, e quando se lembram não mencionam, é o fato do Babe Ruth ser uma das bandas pioneiras a contar com vocais femininos na Inglaterra.

O Babe Ruth surge na cidade de Hatfield, na Inglaterra, com o nome de Shacklock, numa óbvia referência ao seu guitarrista, no ano de 1970. A mudança de nome só veio em 1972, por sugestão da gravadora Harvest, com quem havia assinado para o lançamento de seu primeiro disco.

O trio fundador do Babe Ruth incluía a vocalista Janita Haan, o baixista Dave Hewitt (Baixo) e o guitarrista Alan Shacklock. Logo a formação estava estabilizada como a adição de Dave Punshon (piano) e o baterista Dick Powell (bateria) e eles começaram a lapidar seu rock convencional de influências progressivas até explorar ideias mais experimentais sempre amparados pelos vocais poderosos de Jenny Haan e a forma de tocar do guitarrista Shacklock.

Lançado em novembro de 1972, “First Base” já mostrava uma banda mais insinuante e puxada para o hard rock nos moldes do que o Deep Purple e o Uriah Heep faziam, mas com personalidade própria. Este é um conjunto de seis faixas típicas do rock setentista, que transborda energia, é trespassado por solos viscerais e traz aquele clima psicodélico que pairava no início dos anos 70.

A canção “Wells Fargo”, que serve de abertura é um destaque à parte. São quase sete minutos de vibração roqueira com um saxofone muito bem colocado, inclusive executando um solo espetacular ao fim da música. Outro destaque imediato do repertório é “The Mexican”, onde guitarra e teclados duelam incessantemente.

Mas nem só de energia roqueira vive “First Base”, do Babe Ruth. A beleza da canção “The Runaways” é uma prova tácita disso, com o piano em primeiro plano por toda a canção e o instrumental dando um tom de melancolia à música que é épica em seus quase oito minutos. Sem dúvidas, esta é uma das pérolas perdidas do rock setentista.

Entretanto algumas passagens do álbum são puramente progressivas e experimentais, como a instrumental virtuosa “King Kong” (esta canção, que originalmente é de Frank Zappa, se tornou quase um um blues progressivo), e outras são extremamente bluesy, como a belíssima “Black Dog” (que não tem nada a ver com a do Led Zeppelin), que tem aquele clima de clássico dos anos 70, começando como uma balada e descambando para um belo rock n’ roll.

Este primeiro álbum do Babe Ruth passou batido no Reino Unido, mas foi um sucesso no Canadá. Entretanto, com muita luta na estrada eles conseguiram criar um público fiel em sua terra natal, se tornando uma atração popular no circuito ao vivo.

Infelizmente, as mudanças na formação começaram antes mesmo do próximo trabalho, “Amar Caballero”, chegar em 1973. Este disco apontaria um futuro mais promissor para a carreira do Babe Ruth, pois foi bem recebido pela imprensa, assim como o auto-intitulado terceiro disco que chegaria em 1975, que chegou a um honroso 75º lugar nas paradas norte-americanas.

Porém, quando o Babe Ruth estava quase chegando lá, com turnês frequentes nos Estados Unidos para divulgar este terceiro álbum, veio a saída de Shacklock. Isso afetou severamente o som da banda e a qualidade de seus lançamentos subsequentes, mesmo que seu substituto fosse Bernie Marsden, que gravou os discos “Stealin’ Home” (1975) e “Kid’s Stuff” (1976, este já sem Haan e Hewitt, que deixaram a formação em 1975) antes de rumar para o Whitesnake.

Em 1976, o Babe Ruth já na tinha mais nenhum membro original na formação e o fim foi inevitável. Infelizmente, isto veio num momento em que a banda se consolidava no mercado norte-americano com o álbum “Stealin’ Home” (1975), mas a última turnê, divulgando o disco “Kid’s Stuff” (1976), já com Ellie Hope (que ainda em 1976 iniciaria sua carreira na disco music) nos vocais e o baixista Ray Knott, foi um fracasso, com críticas desfavoráveis e pouco público.

Porém, “First Base” é a essência pura do rock n’ roll criado pelo Babe Ruth. Curte o heavy rock de tons progressivos feito nos anos 1970? Então, corra atrás desta pérola perdida do rock setentista!

Ano: 1973.

Top 3:  “Wells Fargo”, “The Runaways” e “The Mexican”.

Formação: Janita Haan (vocal), Dave Hewitt (Baixo), Dick Powell (bateria), Dave Punshon (piano), Alan Shacklock (guitarras, vocais, órgão, percussão).

Disco Pai: Big Brother and The Holding Co. – “Cheap Thrills” (1968).

Disco Irmão: Strider – “Exposed”  (1973).

Disco Filho: Heavy Feather – “Débris & Rubble” (2019).

Curiosidades: A capa e o título do disco, “First Base” (Primeira Base), deixam claro que o nome do grupo é uma homenagem a um dos maiores jogadores de basebol da história: George Herman Ruth Jr, o Babe Ruth, que defendeu as cores do Boston Red Sox e do New York Yankees.

Pra quem gosta de: Rock pesado e viajante, arqueologia musical, cerveja escura e mulheres nos vocais.

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