Seventh Storm – “Maledictus” (2022) | Resenha

 

“Maledictus” é o álbum de estréia da banda portuguesa de heavy dark metal Seventh Storm, liderada pelo baterista Mike Gaspar, ex-membro do Moonspell.

Abaixo você lê nossa resenha completa deste disco lançado no Brasil pela parceria entre os selos Shinigami Records e Atomic Fire.

"Maledictus" é o álbum de estréia da banda portuguesa de heavy dark metal Seventh Storm, liderada pelo baterista Mike Gaspar, ex membro do Moonspell.

A banda Seventh Storm entrega “Maledictus”, seu primeiro álbum de estúdio, apenas um anos após sua formação. Oriunda de Portugal, a banda é liderada pelo baterista Mike Gaspar, que sustentou as baquetas do Moonspell por quase três décadas.

Em meio a proposta de trazer de volta as suas raízes metálicas fincadas na década de 1990 mescladas com a música tradicional portuguesa, Gaspar retrabalha todo o cancioneiro clássico e variado do heavy metal de suas influências, que incluem Bathory, Paradise Lost, Dead Can Dance, Fields of the Nephilim, Katatonia, além, é claro, de sua ex-banda, o Moonspell.

De saída, o que chama a atenção é o bom gosto da arte de capa, à cargo de Victor Costa, que traz uma ilustração melancólica de uma nau sob uma tormenta, traduzindo bem o sentimento impresso nas letras que versam sobre sentimentos comuns ao ser humano em um período turbulento.

Após a primeira audição, fica claro que o trabalho em estúdio foi determinante para a qualidade daquilo que ouvimos em “Maledictus”, por amplificar as potencialidades, principalmente as emoções, e disfarçar os defeitos de uma musicalidade que tem espaço para lapidações, mas traz consigo um dose de progressiva que cativa, principalmente pelos excelente vocais de Miguel que dão um toque moderno à musicalidade da banda.

Além disso, em meio ao já esperado apelo dark/black/gothic metal, temos um tempero do hard rock norte-americano em sua forma mais despojada e crua, o que não diminui a aura sombria e melancólica, muito pela raiva e desespero com que estas musicalidades são amalgamadas junto a pontuais elementos do rock alternativo, rock progressivo e as formas mais épicas do power/heavy metal.

Faixas como “The Haunted Sea” e “Saudade” (um power metal gótico vibrante que possui mais três versões bonus na edição nacional) são exemplos de como as coisas por aqui podem ficar muito pessoais nas letras, pois são onde Mike Gaspar deixa fluir os sentimentos que teve com sua saída do Moonspell. Até por isso, soam tão melancólicas, ao mesmo tempo que mostram os vastos horizontes da musicalidade do Seventh Storm. Junto a “Sarpanit” e “Inferno Rising” são os diamantes brutos que eles entregam em “Maledictus”.

Apesar do clima mais sombrio, o álbum de estréia do Seventh Storm, acaba sendo muito cativante e, por que não, divertido, pelo seu espirito aventureiro, como daquelas boas histórias góticas ambientada na época das grandes navegações. Como podemos ouvir já na épica abertura “Pirate’s Curse”, uma espécie de versão mezzo bucaneira mezzo progressiva do Bathory, e em “Gods of Babylon”, uma faixa carregada de orientalismos e influências modernas do Disturbed, por exemplo.

Por isso tudo, creio que o único problema de “Maledictus” seja ser ambicioso demais. Tudo indica que Mike Gaspar tem um conceito de heavy metal grandiloquente na  sua cabeça, como uma quimera moderna do gênero trajada em vestes épicas, mas que ainda não conseguiu ser traduzida perfeitamente fora do mundo das ideias pela falta de equilíbrio entre o tradicional e o moderno. Isso porque em alguns momentos a costura de referências e influências soa um tanto confusa.

No saldo final, “Maledictus” acabou convencendo e causando uma ótima primeira impressão sobre a banda Seventh Storm, muito pelas melodias bem delineadas, pelo forte conjunto de bons riffs e linhas vocais cativantes, e pelo clima imersivo criado com classe e já induzido pela belíssima arte de capa.

Ou seja, temos uma banda para ficar de olho, principalmente se você gosta daquelas que abusam dos tons melancólicos dentro do heavy metal. Falta aparar algumas arestas, tirar o inchaço de alguns excessos, mas temos um ótimo cartão de visitas do Seventh Storm, a nova banda de Mike Gaspar.

Ofertas de “Maledictus”, do Seventh Storm:

  1. Seventh Storm – “Maledictus” [Disco de Vinil duplo Transparente]
  2. Seventh Storm – “Maledictus” [CD]

Leia Mais:

Outros Artigos que Podem Ser do Seu Interesse:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *