Avatarium – Resenha de “The Girl With The Raven Mask” (2015)

 

Avatarium The Girl With The Raven Mask
Avatarium: “The Girl With The Raven Mask” (2015, Nuclear Blast, Shinigami Records) NOTA:8,0

A banda Avatarium foi formada na Suécia, em 2012, por Leif Edling (ex-Candlemass) e Marcus Jidell (Evergrey), chamando a atenção de cara com o EP “Moonhorse”, lançado no ano seguinte.

Praticando uma versão moderna do Doom Metal, com passagens limpas calcadas nas raízes do Classic Rock, dando um sabor vintage à sua sonoridade, rapidamente assinaram um contrato com a Nuclear Blast.

Ainda em 2013 apresentariam o auto-intitulado primeiro álbum, com composições calcadas no doom metal épico, aclimatado de forma psicodélica pela adição de teclados, e injetado de emoção pelos vocais poderosos e inspirados nas grandes cantoras do blues, conferindo uma dose de originalidade essencial à proposta.

Desde esse princípio, a geometria estrutural das músicas do Avatarium ia além do usual do doom metal, sempre buscando um trabalho de estúdio que favorecesse suas potencialidades, como nos riffs de impacto e dramaticidade melódica.

Porém, o próximo passo discográfico soaria como um ajuste desta proposta, o que justifica uma oscilação leve na qualidade das composições se comparado ao primeiro álbum e, principalmente, ao terceiro, “Hurricane and Halos”.

“The Girl With The Raven Mask”, segundo álbum do Avatarium, permanecia exibindo faixas imponentes, de aspecto épico e régio, muito em decorrência dos vocais de Jennie-Ann Smith (com uma performance impecável, como um “Dio de saias”), construídas num Hard n’ Heavy de tonalidades vintage, temperado por claras influências de Rainbow, Deep Purple, e Black Sabbath.

Obviamente, as influências do Candlemass estão presentes, afinal Leif era o compositor da banda, o que nos dá arranjos arrastados e cadenciados, com teclados ajudando na aclimatação, criando um suspense classudo, através de harmonias limpas e soturnas.

Porém, é fato que essas composições descolam um pouco mais da estética inspirada no Candlemass, buscando uma sonoridade mais particular, muito pelas texturas psicodélicas, as pitadas de romantismo gótico literário (como a capa e o título indicam), gerando músicas mais dinâmica que pesadas e arrastadas, indo em direção ao que fazem contemporâneos como Blood Ceremony, Lucifer e Uncle Acid and the Deadbeats.

De cara, também percebemos que o trabalho em estúdio foi decisivo para os rumos da sonoridade do Avatarium nesse disco.

“The Girl With The Raven Mask” foi gravado no Ghostward Studio na Estocolmo, Suécia com o engenheiro David Castillo (Bloodbath, Opeth, Katatonia) que também foi responsável pela mixagem, e ao lado do produtor Marcus Jidell foi capaz de criar um clima particular para o doom metal, sendo uma parcela decisiva na sonoridade apresentada.

Dessa fórmula frutificam faixas de destaques como “The January Sea” (com suas linhas vocais inteligentes e variação nos arranjos cheios de suspense), “Pearls and Coffin” (essa de espírito trovador encarnado numa balada emocional), “Hypnotized” (um obscuro mantra roqueiro), “The Girl With The Raven Mask” (de solo fenomenal), e “Run Killer Run” (mais Hard Rock).

Também fica claro que ainda não não tinham atingido a excelência de sua fórmula, pois, em certos momentos, as composições soam mornas e monótonas em suas longas viagens, como em “Ghostlight”, mas nada que queimasse o potencial altíssimo da proposta.

Potencial que seria confirmado em “Hurricanes and Halos“, como um feitiço místico conjurado por harmonias sonoras, lapidando de vez sua identidade hipnotizante, sombria, lúdica, poética, melancólica, agridoce, fantasmagórica e vintage, deixando-a ainda mais pujante e grandiloquente.

+ Resenha de “Hurricane and Halos”, do Avatarium, nesse link.

TRACKLIST

1. Girl With The Raven Mask
2. The January Sea
3. Pearls And Coffins
4. Hypnotized
5. Ghostlight
6. Run Killer Run
7. Iron Mule
8. The Master Thief

DVD (live @ Hammer Of Doom 2014)
1. Moonhorse
2. Bird Of Prey
3. All I Want
4. Tides Of Telepathy
5. Deep Well
6. Pandora’s Egg
7. Avatarium

FORMAÇÃO

Leif Edling (baixo)
Marcus Jidell (guitarra)
Lasse Sköld (bateria)
Jennie-Ann Smith (vocal)
Carl Westholm (teclados)

 [youtube https://www.youtube.com/watch?v=nHiM5RHOwhk&w=560&h=315]

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=fYWC6ZlRmjA&w=560&h=315]

Cultura Pop e Underground Avatarium The Girl With the Raven Mask Gaveta de Bagunças Cultura Pop e Underground Avatarium The Girl With the Raven Mask Gaveta de Bagunças Cultura Pop e Underground Avatarium The Girl With the Raven Mask Gaveta de Bagunças 

Outros Artigos que Podem Ser do Seu Interesse:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *