Artach – “Sworn To Avenge” (2021) | RESENHA EXPRESSA

 

“Sworn To Avenge”, do Artach é o objeto nesta seção onde apresentamos uma resenha rápida e de forma tão direta que vai agradar até mesmo quem acha os 280 caracteres do Twitter uma ostentação desnecessária! 

Artach - Sworn to Avenge (2021 Depressive Illusions Rec) Resenha Review

Quem e O Quê?

o Artach é um duo canadense formado em 2019 pelos multi-instrumentistas Fíochmhar e Sruthán, que se dedicam ao black metal, sendo esse “Sworn To Avenge” seu segundo full lenght.

Ficha Técnica:

  • Ano de Lançamento: 2021
  • Número de Faixas: 8
  • Produção: Fíochmhar
  • Selo: Depressive Illusions Records
  • Duração: 65:19

O que eles dizem do disco:

No press release lemos: “A música em ‘Sworn To Avenge’ é uma mistura fria de tópicos sobre a natureza e como ela encontra e interage com as trevas da humanidade.”

O que nós achamos do disco:

Esse disco me chamou a atenção pela capa, que achei belíssima e logo que eu conferi o single de “She Gathers Leaves” eu decidi dar uma chance a “Sworn To Avenge”, pois daqueles pouco mais de cinco minutos emanavam as mais puras influências de Bathory, Venom, Celtic Frost e Darkthrone.

Ou seja, era um black metal crú, frio e áspero, mas com tom épico e atmosfera nórdica.

Nas outras faixas de “Sworn To Avenge” eles ampliam o leque de influências para bandas como Slayer, Kreator, Immortal e Satyricon, criando uma identidade própria através de uma produção orgânica, mas moderna.

O Artach investe em estratagemas típicos dos primórdios do black metal, mas de uma forma atualizada pela técnica instrumental variada,  criando um clima desolador, mas também cativante.

Aliás, os riffs de guitarra (o de “Shimmer” me lembrou o Slayer) guiam as composições agressivas que, por vezes, são longas e esbarram em gêneros como thrash metal (principalmente nos solos de guitarra harmônicos), doom metal e hardcore, enquanto os vocais chamam a atenção pelo estilo “gritado”, mas longe dos histrionismos e exageros.

No fim, “Sworn To Avenge” se torna ótima demonstração de como o black metal está longe de se tornar um estilo datado, mesmo em suas formas mais clássicas, e ouso dizer que a faixa “Endless Tundra” é uma obra de arte do estilo!

Músicas de Destaque:

“Ice Throne”, “Endless Tundra“, “She Gathers Leaves“, “Winter’s End”

Pra Quem Gosta de:

Venom, Immortal, Celtic Frost, Darkthrone, Satyricon

Leia Mais:

Dica de Livros Sobre o Tema

Outros Artigos que Podem Ser do Seu Interesse:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *