YES – “The Ladder” (1999) | Você Devia Ouvir Isto

 

The Ladderdécimo oitavo álbum de estúdio da clássica banda progressiva YES, é nossa indicação de hoje na seção VOCÊ DEVIA OUVIR ISTOcuja proposta você confere nesse link.

Definição em um poucas palavras: progressivo, classudo, anos noventa, alegre.

Estilo do Artista: Prog Rock

Yes - The Ladder (1999, 2020 - Shinigami Records, Ear Music)

Comentário Geral:  Queiram ou não, o Yes se tornou praticamente sinônimo de rock progressivo, com imagética e estrutura musical bem definidas, mesmo com a constante troca de integrantes, sendo que somente o baixista Chris Squire esteve presente em todas as formações e encarnações da banda.

A influência do Yes estendeu-se desde o rock progressivo até o metal extremo (bandas como Cynic, Opeth, Meshuggah e Death, que o digam).

As mudanças de ritmos, climas, e estilos criariam uma escola por uma discografia que vai de momentos mais acessíveis a pontos de exuberância e luxuria musical de encher os ouvidos.

Por essas características o Yes se tornou padrão e referência do rock progressivo setentista através de clássicos como “The Yes Album” (1971), “Fragile” (1971) e “Close to the Edge” (1972).

As transformações que a banda passou à partir da segunda metade da década os levou a se aproximarem do classic rock e do AOR de “Drama” (1980) e “90125” (1983).

“The Ladder’ é um disco pouco celebrado do Yes, lançado no final da década de 1990 e que misturava essas duas abordagens, com músicas recheadas de referências ao passado, principalmente ao álbum “Talk” (1994).

Além da capa de Roger Dean, esse disco traz muitas referências aos grandes clássicos do Yes.

“Lightning Strikes” faz referências, além de “Talk” (1994), ao clássico “Tales From Topographic Oceans” (1973), assim como “Can I?” e “New Language” remetem a “Fragile”, “Nine Voices (Longwalker)” se relaciona com “The Yes Album”.

Porém, a sonoridade difere bastante do que ouvíamos nos discos anteriores, como “90125”, “Big Generator” “Talk”, que eram discos liderados pelas ideias de Trevor Rabin, o então guitarrista do Yes.

Com a chegada de Billy Sherwood em “Open Your Eyes” (1997), o Yes girou sua sonoridade para algo mais próximo do que bandas como The Flower Kings e Spock’s Beard estavam fazendo nos anos 1990.

Em “The Ladder” eles mantiveram essa linha da nova geração do rock progressivo noventista, mas olharam com mais foco para o próprio legado.

Musicalmente, podemos ouvir novamente os teclados expressivos (Igor Khoroshev possui sua identidade, mas com a mesma vibração do mago Rick Wakeman), a voz de Jon Anderson mantém seus tons altos e a dupla Steve Howe/Billy Sherwood oferecem linhas de guitarra de extremo bom gosto.

Billy Sherwood já era um nome associado ao Yes muito tempo antes de ser efetivado na banda em 1997.

As relações começaram em 1989, quando Jon Anderson saiu para formar o Anderson Bruford Wakeman Howe com seus ex-companheiros de Yes, mas logo as duas bandas se fundiram num octeto.

Ou seja, Billy Sherwood sabia o que dizia quando afirmou que o Yes trabalhou de uma forma muito diferente para compor “The Ladder”.

“Passamos seis meses morando juntos e escrevendo juntos, fazendo o álbum no Canadá”, contou o guitarrista. Ele garantiu ainda que todos contribuíram” no processo.

A trinca “The Messenger”, “New Language” e “Nine Voices” são uma perfeita demonstração de como o quarteto Chris Squire, Jon Anderson, Steve Howe e Alan White mantém a estética dos áureos tempos da banda ainda presente.

Nenhuma dessas músicas faria feio num disco dos anos setenta.

Como bem disse o vocalista Jon Anderson, “The Ladder não é um clássico disco do Yes no sentido estrito, mas podemos dizer que está muito próximo disso”.

Esta visão de Anderson se justifica no fato de termos um disco claramente progressivo, mas ainda assim cativante e de fácil assimilação, além de uma iluminação e um alto astral que Anderson levaria para seus trabalhos futuros, como o projeto ao lado do guitarrista Roine Stolt citado mais abaixo.

Mesmo com toda essa apologia baseada em comparações com o passado, o fato é que “The Ladder” é um disco que fala por si mesmo, trazendo excelentes composições e ao menos mais um clássico para a longa lista do Yes: “Homeworld”.

Essa longa composição trazia tudo o que um fã do Yes esperava. Mudanças de andamentos, musicalidade complexa, sofisticação nos detalhes e aspirações sinfônicas, mas adequadas à virada do milênio.

Além dela, “New Language” (onde o Yes abre seu manual de rock progressivo e debulha seus próprios ensinamentos), “Lightning Strikes” (com um ritmo quase pop dançante), “Face to Face” (com sua alta energia e vibração tribal), “Finally” (com profundidade e dramaticidade) e “The Messenger” (com um trabalho primoroso nos arranjos) se mostram como destaques desse disco que acaba de ser relançado no Brasil via Shinigami Records.

No ano 2000, após a turnê de “The Ladder”, Billy Sherwood deixaria o Yes e só retornaria em 2015 para substituir o tecladista Chris Squire que havia falecido.

Sem mais delongas, VOCÊ DEVIA OUVIR ISTO!

Ano: 1999

Top 3: “Homeworld”, “The Messenger” e “New Language“.

Formação: Jon Anderson (vocal), Steve Howe (guitarras e violões, bandolim, backing vocals), Billy Sherwood (guitarra e backing vocals), Chris Squire (baixo e backing vocals), Alan White (bateria, percussão, backing vocals) e Igor Khoroshev (teclados e backing vocals).

Disco Pai: The Flower Kings – “Back in the World of Adventures” (1995)

Disco Irmão: Yes – “Talk” (1994)

Disco Filho: Anderson/Stolt – “Invention of Knowledge” (2016)

Curiosidades: “The Ladder” é um disco dedicado ao produtor Bruce Fairbairn que faleceu durante o processo de gravação do disco. De acordo com Chris Squire, sua passagem se deu pouco antes da conclusão dos vocais finais e mixagem.

Pra quem gosta de: Clássicos do rock, jogos complexos, linux, e literatura fantástica.

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