Wolftooth – “Blood And Iron” (2021) | Resenha

 

“Blood And Iron” é o terceiro disco de estúdio da banda norte-america de heavy metal Wolftooth, lançado em 2021, que reafirma sua natureza pesada e melódica herdada da era de ouro de gênero.

Abaixo você lê nossa resenha completa deste disco que foi lançado no Brasil pelo selo Hellion Records em parceria com a Napalm Records, em uma edição em slipcase com pôster da capa incluído.

"Blood And Iron" é o terceiro disco de estúdio da banda norte-america de heavy metal Wolftooth, lançado em 2021, que reafirma sua natureza pesada e melódica herdada da era de ouro de gênero.

O Wolftooth é um quarteto dedicado ao doom/stoner metal formado por músicos experientes da cena heavy metal do estado norte-americano de Indiana, cuja clara proposta é recriar musicalmente a era do ouro do estilo, ou seja, quando riffs, refrãos, melodias e muita adrenalina eram as matérias-primas dos clássicos do gênero.

Uma proposta reafirmada em “Blood & Iron”, seu terceiro disco de estúdio que chega no ano seguinte ao lançamento de “Valhalla” (2020), e é construído pela fusão de riffs de doom metal com os aspectos melódicos do heavy metal tradicional. Naquele primeiro disco lançado pelo selo Napalm Records, o Wolftooth claramente procurou aprimorar alguns detalhes de dua musicalidade, principalmente na construção dos vocais e das harmonias de guitarra.

O timbre vocal de Chris Sullivan ainda soa parecido com o de Ozzy Osbourne, mas ele conseguiu trazer um pouco mais de personalidade para os seus “cacoetes” vocais em “Blood And Iron”. Além disso, a fusão multifacetada de rock setentista, thrash metal da Bay Area, NWOBHM e doom metal feita através de riffs sabáticos e solos fuzzeados e vibrantes, as bases pesadas da seção rítmica, e dos refrãos certeiros soa melhor definida e com personalidade própria.

O Wolftooth é aquela típica banda que empolga qualquer fã de rock pesado tanto pelas referências que escolhe quanto pela energia própria e a adrenalina que injeta em suas músicas. Neste contexto, “Blood & Iron” continua exatamente de onde eles pararam em “Valhala” (2020). Isto é muito natural, pois quando a pandemia os impediu de sair em turnê para divulgar aquele disco resolveram compor novo material.

“Valhala” (2020) já apresentava uma evolução da exploração proto-metal criada no primeiro disco, “Wolftooth” (2018), e, neste contexto, “Blood & Iron” parece uma segunda parte daquele segundo disco, com um pouco de lapidação, tanto em composição quanto no trabalho em estúdio, mas seguindo a mesma linha mestra no que tange à musicalidade.

Até por isso, pode esperar mais uma dose generosa de riffs valvulados do stoner cortando o clima doom metal e emoldurando as letras inspiradas por temas de literatura épica e fantástica. Ou seja, “Blood & Iron” não mascara uma mudança do Wolftooth e entrega exatamente aquilo que se espera, mas numa crescente de criatividade, como provam “Ahab”, Hellespont”,  “Blood & Iron”, “A King’s Land” “The Voyage”.

Este conjunto de músicas é uma ótima amostra do conjunto de nove composições que completam o trabalho e de como o Wolfttoth consegue criar melodias cativantes, solos inflamados e altíssima energia em “Blood & Iron”, chegando a lembrar bandas consagradas como Accept e Judas Priest em seus momentos mais alucinantes.

Para completar este panorama tipicamente heavy metal, existe um clima vintage pronunciado ainda pela timbragem dos instrumentos que fogem das usuais texturas do proto-metal e da NWOBHM, construindo uma identidade musical que dialoga com nomes modernos como Spiritual Beggars, Ghost e Grand Magus, por exemplo.

Em suma, “Blood & Iron” mostra um Wolftooth em evolução, mas sem perder a essência! Indicadíssimo!

Ofertas de Discos do Wolftooth

  1. Blood & Iron [Disco de Vinil Importado]
  2. Blood & Iron [CD Nacional]
  3. Valhalla [CD Nacional]
  4. Wolftooth (Primeiro Álbum) [CD Nacional]

Leia Mais:

Outros Artigos que Podem Ser do Seu Interesse:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *