Tuatha de Danann – Resenha de “The Tribes of Witching Souls” (2019)

 

Tuatha de Danann The Tribes of Witching Souls Cultura Pop e Underground  

Tuatha de Danann - The Tribes of Witching Souls
Tuatha de Danann: “The Tribes of Witching Souls” (2019, Heavy Metal Rock) NOTA:8,0

Um EP pode funcionar tanto como um cartão de visitas quanto um laboratório de transição no processo evolutivo de uma banda ou artista.

Nesse sentido, “The Tribes of Witching Souls” pode ser encarado como um trabalho de transição na história da banda mineira Tuatha de Danann, uma das pedras fundamentais do folk metal nacional.

Sempre usando o espírito da mitologia  celta como orientador de sua fórmula musical nestas mais de duas décadas de estrada, o Tuatha de Danann criou seu próprio universo pela forma de expressão e pelas referências que escolheu.

Em sua discografia de estúdio, “The Tribes of Witching Souls” chega após “Dawn of the New Sun” (2015) disco que rompeu um hiato de mais de uma década em termos de novas composições (entre 2004 e 2015 só tivemos o acústico “Acoustic Live” de 2009).

Porém, esta retomada não se mostrou assim tão simples.

A banda já havia terminado por um breve período em 2012, após a saída do membro fundador Bruno Maia, em 2010, e precisou ser reformada em 2013.

Agora, uma nova reforma se faz necessária, pois a formação da banda sofreu três baixas importantes após o lançamento de “Dawn of the New Sun”, o que adiou os planos para o novo trabalho.

O trio remanescente como o núcleo do Tuatha de Danann, formado por Bruno Maia, Giovani Gomes e Edgard Britto, decidiu continuar a jornada com novos integrantes contratados, o que, a julgar pelo que ouvimos em  “The Tribes of Witching Souls”, oxigenou sua musicalidade ímpar, ainda mais elaborada nos arranjos cheios de flautas, violinos e bandolins.

A faixa-título abre com dramaticidade folk moderna, até cair de fato no rock/metal pelo qual a banda ficou conhecida, com linhas vocais bem encaixadas.

Essa primeira das nove faixas (duas delas são versões demo oferecidas como bônus) que completam o trabalho já de cara se apresenta como destaque do repertório ao lado de “Turn” (com um esfumaçado sombrio, refrão ajustado, boas melodias e bom solo de guitarra), a faixa seguinte, e “Warrior Queen” (uma típica canção folk metal com destaque à ótima participação de Daisa Munhoz).

No geral, existem detalhes pontuais instigantes nos arranjos, seja pela variação de instrumentação ou pelos teclados progressivos. Aliás, os esbarrões no virtuosismo clássico do progressivo com a estética melódica folk estão mais fortes, como vemos no metalzão “Your Wall Shall Fall”, com participação sempre especial de Martin Walkyier.

Porém, mesmo assim, esse EP soa um tanto morno, e é sintomático quando vemos que seus melhores momentos estão nas regravações de “Outcry” (por seus arranjos minuciosos numa versão acústica, e a letra de Martin Walkyier) e “Tan Pinga Ra Tan” (com destaque ao vocal limpo de Fernanda Lira), ambas também presentes nos álbuns, “Dawn of the New Sun” e “Tingaralatingadun” (2001), respectivamente.

Uma observação importante é que na versão física que recebei para resenha, as faixas “Conjura” (com ótimas linhas vocais) e “Your Wall Shall Fall” estão com ordens trocadas em relação ao tracklist registrado na contracapa do digipack. Nada que comprometa, mas serve de aviso a quem não tem o hábito de acompanhar as letras.

Aliás, cabe aqui enaltecer o belíssimo trabalho gráfico de  “The Tribes of Witching Souls”, principalmente na capa.

Agora é aguardar pelo full lenght, pois é sempre bom ter uma banda como o Tuatha de Danann ativa e produtiva na cena nacional.

TRACKLIST

1. The Tribes of Witching Souls
2. Turn
3. Warrior Queen
4. Your Wall Shall Fall
5. Conjura
6. Outcry (Acoustic Version)
7. Tan Pinga Ra Tan (Orchestral Version)
8. Rhymes Against Humanity (Demo 2004)
9. The Tribes of Witching Souls (Demo Instrumental)

FORMAÇÃO

Bruno Maia (Guitarra, Vocais, Viola, Banjo, Bouzouki, Whistles, Irish flute)
Giovani Gomes (vocais e baixo)
Edgard Britto (teclados)

https://youtu.be/ar9oEVGtjWw

Tuatha de Danann The Tribes of Witching Souls Cultura Pop e Underground 

Outros Artigos que Podem Ser do Seu Interesse:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *