Riot Act – “Closer to the Flame” (2022) | Resenha

 

“Closer to the Flame” é o primeiro álbum da banda norte-americana de Hard Rock/Heavy Metal Riot Act, que traz na formação o guitarrista da fase clássica da lendária banda Riot.

Abaixo você lê nossa resenha completa deste disco que foi lançado em edição especial pelo selo Hellion Records, no formato slipcase e CD duplo, sendo o segundo CD recheado de regravações de clássicos do Riot dos primeiros álbuns.

"Closer to the Flame" é o primeiro álbum da banda norte-americana de Hard Rock/Heavy Metal Riot Act, que traz na formação o guitarrista da fase clássica da lendária banda Riot.

O Riot Act é mais uma dissidência da lendária banda norte-americana Riot, assim como é o Riot V. No caso do Riot Act ele é liderado pelo guitarrista Rick Ventura, que esteve no Riot entre 1978 e 1984 gravando discos como “Narita” (1978) e “Fire Down Under” (1981). O ex-guitarrista do Riot, Louie Kouvaris, que esteve com a banda de 1975 a 1978, também esteve envolvido na formação do Riot Act, mas infelizmente faleceu em 2020 em decorrência da Covid-19.

Para situar o leitor, o Riot é uma das grandes bandas do heavy rock setentista dos Estados Unidos, formada em 1975, pelo saudoso guitarrista Mark Reale, tendo lançado seu primeiro discos em dois anos depois, intitulado “Rock City”. 

Na sequência veio seu grande clássico de estúdio, o disco “Narita”, lançado em 1979, um disco seminal do hard n’ heavy norte-americano, tendo até se aventurado pelo power metal no final dos anos 1980, com o clássico “Thundersteel” (1988).

Ao longo de toda a sua trajetória, o Riot teve várias mudanças de formação, seja por desligamentos ou por mortes prematuras de seus músicos. Para encurtar a história, a banda efetivamente terminou em 2012, quando Mark Reale faleceu. A banda se transformou oficialmente em Riot V no ano de 2013 e ainda está se apresentando hoje com os ex-membros  Mike Flyntz e Don Van Stavern liderando a nova versão.

Paralelamente, a partir de então temos mais uma banda para defender o legado do Riot, batizada de Riot Act, com o ex-guitarrista Rick Ventura acompanhado do vocalista Don Chaffin, do baixista Paul Ranieri e o baterista Claudio Galinski.

O mais interessante do Riot Act é que neste primeiro disco, “Closer to the Flame”, eles retomam aquela sonoridade da primeira fase do Riot, sendo praticantes daquela velha escolha do hard rock crú e direto, guiado por riffs afiados e linhas vocais determinadas.

Aliás, a proposta musical do Riot na sua primeira fase tinha grande parte de sua força nos vocais de Guy Speranza, e aqui, nas dez músicas presentes em “Closer to the Flame”, os vocais fortes de Don Chaffin não fazem feio e até deixam faixas como “Overdrive”, “Wanted”, “Closer to the Flame” e “Road Racin'” com um pouco daquele brilho do passado, onde uma energia muito particular era canalizada também das harmonias de guitarra para o mais puro, básico e empolgante heavy metal de ascendência hard rock.

Como um bônus de luxo, o Riot Act ainda nos oferece regravações de doze canções originais do Riot retiradas apenas de seus três primeiros discos. Mesmo não chegando ao nível de espontaneidade e pureza das originais estas versões não fazem feio e renovam as composições por uma produção atual.

Além disso, estas regravações são um documento histórico, pois elas também apresentam o último trabalho em estúdio de Louie Kouvaris. Além disso, o guitarrista do Riot V, Mike Flyntz, aparece como convidado no álbum com um novo solo na versão recém-gravada de “49ER” que estava originalmente no obrigatório “Narita”.

Ofertas de Discos do Riot

  1. Riot Act – Closer to the Flame [CD Nacional Duplo]
  2. Riot – Restless Breed [Disco de Vinil]
  3. Riot – Born in America [Disco de Vinil]
  4. Riot – Rock City [CD Importado]
  5. Riot – Narita [CD Importado]

Leia Mais:

Outros Artigos que Podem Ser do Seu Interesse:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *