Revenge: “Rhapsody From Brontoland” (1990) | Você Devia Ouvir Isto

 

Dia Indicado Pra Ouvir: Quarta-Feira

Hora do dia indicada para ouvir: Três da Tarde

Definição em um poucas palavras: Pesado, melódico, erudito, old-school.

Estilo do Artista: Heavy/Power Metal

Revenge Rhapsody From Brontoland
Revenge: “Rhapsody From Brontoland” (1990 – 2018 | Heavy Metal Maniac Records, Helion Records)

Comentário Geral: O Revenge foi uma banda nacional de heavy/power metal formada em 1987 e que deixou apenas um álbum de estúdio, este “Rhapsody From Brontoland”, lançado três anos depois, e mais duas demo-tapes.

Lançado originalmente em vinil pela Heavy Metal Maniac Records, o disco trazia oito composições em pouco mais de trinta e cinco minutos, que se dividiam entre peso, melodia e técnica  nos arranjos ricamente elaborados e com fortes influências de música erudita.

Em 2018 a Hellion Records trouxe novamente este material em CD para o mercado nacional, e é à partir deste relançamento que estamos escrevendo este texto.

Como o destino da fita master é desconhecido, todo o processo de resgate e remasterização foi feito à partir do vinil, o que não comprometeu a produção, até mesmo melhorando o que no original padecia de todos os problemas técnicos de sua época e lugar.

Mesmo que seja mais suja e um tanto abafada (aos meus ouvidos esse parece ter sido o artifício usado para burlar os problemas gerados pela forma da remasterização, e aos ouvidos acostumados ao som do vinil é possível ouvir alguns chiados ao fundo, leves e tampouco comprometedores) nada diminui a importância quase arqueológica para o heavy metal nacional com o resgate deste álbum.

Falando das músicas em si, é claro que o modo como foram impressas representam a era em que foram concebidas. O que pode soar datado para alguns é histórico para outros. E se a forma soa quase diletante atualmente, o mesmo não pode ser dito do conteúdo.

Se por um lado, “Rhapsody’s Overture” e a faixa-título invocam todo o eruditismo dentro do heavy metal, “Mélodie Pour Une Temps”, por outro, soa atual em sua estética power metal cheia de melodia e velocidade, antecipando o que ouviríamos de nomes como Angra e Stratovarius à exaustão na década que se iniciava.

Estas três primeira composições já nos deixam impressionados com a técnica do guitarrista Affonso Jr. (não só na guitarra, mas também no violão, como ouviremos em “A Blue Dream in The Dark”), sem dúvidas o maior talento individual da banda, seguido de perto pelo vocalista Fernando, com linhas dramáticas e seguras, além de muita personalidade, mesmo com as evidentes e esperadas influências de Kai Hansen e Michael Kiske.

E o metal alemão era obviamente a maior influência por aqui. “Dark Lands”, “Atlantis” e a power ballad que fecha o disco, Fallen Hero”, todas  mais afinadas ao power metal, só reforçam isso, assim como “Thrash Legions” resvala no thrash metal, mostrando que o baixista Marcos também tinha suas virtudes a serem enaltecidas ao lado do baterista Armando, que consegue ser rápido e preciso em suas linhas.

Ao  longo dos anos passaram pelo Revenge nomes de peso do metal nacional como Fábio Ribeiro e Mario Pastore, que nada registraram, infelizmente, e fariam parte de nomes importantes de nosso cenário como Angra, Shaman, Delpht e Heaviest.

Aproveite que a Hellion Records acaba de relançar este material aqui no Brasil e confira um dos “elos perdidos” do metal nacional, pois, seja pela importância histórica de  “Rhapsody From Brontoland”ou pelo prazer de ouvir um bom heavy metal melódico, VOCÊ DEVIA OUVIR ISTO!

Ano: 1990

Top 3: “Mélodie Pour Une Temps”, “Thrash Legions” “Fallen Hero”

Formação: Affonso Jr. (guitarra), Marcos (baixo), Fernando (vocais) e Armando Jr. (bateria)

Disco Pai: Helloween: “Keeper of the Seventh Keys – Part I” (1987)

Disco Irmão: Viper: “Theatre of Fate”  (1989)

Disco Filho: Cortina de Ferro: “Temple of Darkness” (1993)

Curiosidades: A arte de capa é um trabalho do ícone Marcatti, cartunista renomado do underground brasileiro, e responsável também pela cônica capa do clássico “Brasil” (1989), do Ratos de Porão.

Pra quem gosta de: Lembrar do passado, solos, virtuose, camiseta preta com estampa no peito inteiro e ultrapassar o limite de velocidade.

revenge rhapsody from brontoland Mélodie Pour Une Temps Thrash Legions Fallen Hero Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças revenge rhapsody from brontoland Mélodie Pour Une Temps Thrash Legions Fallen Hero Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças revenge rhapsody from brontoland Mélodie Pour Une Temps Thrash Legions Fallen Hero Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças revenge rhapsody from brontoland Mélodie Pour Une Temps Thrash Legions Fallen Hero Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças revenge rhapsody from brontoland Mélodie Pour Une Temps Thrash Legions Fallen Hero Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças revenge rhapsody from brontoland Mélodie Pour Une Temps Thrash Legions Fallen Hero Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças revenge rhapsody from brontoland Mélodie Pour Une Temps Thrash Legions Fallen Hero Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças revenge rhapsody from brontoland Mélodie Pour Une Temps Thrash Legions Fallen Hero Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças revenge rhapsody from brontoland Mélodie Pour Une Temps Thrash Legions Fallen Hero Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças revenge rhapsody from brontoland Mélodie Pour Une Temps Thrash Legions Fallen Hero Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças revenge rhapsody from brontoland Mélodie Pour Une Temps Thrash Legions Fallen Hero Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças revenge rhapsody from brontoland Mélodie Pour Une Temps Thrash Legions Fallen Hero Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças revenge rhapsody from brontoland Mélodie Pour Une Temps Thrash Legions Fallen Hero Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças revenge rhapsody from brontoland Mélodie Pour Une Temps Thrash Legions Fallen Hero Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças revenge rhapsody from brontoland Mélodie Pour Une Temps Thrash Legions Fallen Hero Cultura Pop e Underground Gaveta de Bagunças 

Outros Artigos que Podem Ser do Seu Interesse:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *