Memoriam – Resenha de “Requiem For Mankind” (2019)

 

Memoriam Requiem For Mankind
Memoriam – “Requiem For Mankind” (2019 | Shinigami Records) NOTA: 9,5

A máquina death metal do Memoriam continua azeitada e em pleno funcionamento. Tanto que lançam seu terceiro álbum em três anos, “Requiem For Mankind”, não só mantendo a musicalidade, como também ampliando a qualidade de suas composições.

Formado por membros do Benediction e do Bolt Thrower, em 2017 o quarteto lançou seu primeiro álbum, “For the Fallen” (que resenhamos aqui), reafirmando a herança death metal de seus integrantes, e mostrando como o lado mórbido e grotesco pode ser tão fascinante e classudo dentro de seu segmento.

Seu segundo trabalho, “The Silent Vigil” (que resenhamos aqui), foi um encaminhamento para a definição da personalidade musical do Memoriam, que é agora marcada à ferro e fogo no death metal moderno com “Requiem For Mankind”.

Raivoso, intenso, e groovado, de peso acachapante, numa dinâmica entre cadência e vigor, mas mantendo o horizonte musical aberto a experimentações, principalmente em passagens climáticas e nas tangências com o doom metal, este terceiro capístulo já se destaca pela capa. Aliás, o Memoriam sabe como escolher bem as capas de seus discos!

“Shell Shock” abre as portas do inferno invocando os espíritos do death metal gerados pela vibração do Bolt Thrower e do Bennediction. Por aí já sabíamos que a quimera de nomes consagrados do death metal  britânico  continuava soturna, maléfica, sorumbática e fiel aos preceitos old-school.

Já “Undefeated”, que chega na sequência, possui uma tensão e riffs comuns ao hardcore, além de ser bem climática e até certo ponto melódica (claro dentro das possibilidades da proposta do Memoriam).

Ao todo são dez faixas se desdobram entre o peso do death metal, por uma dinâmica punk, e ambiente old-school que deixa tudo ainda mais cativante. Misturaram o que ouvimos de melhor nos dois primeiros discos, através de uma personalidade cáustica e suja, que enfim se descola, em conteúdo, mas não em conceito, das vidas musicais passadas de seus integrantes.

Aliás, além das óbvias remissões ao death metal europeu de Benediction e Bolt Thrower, também ouvimos detalhes que nos lembram das formas americanas de Obituary e Jungle Rot, e até mesmo pinceladas do thrash metal do Sepultura (até o disco “Arise” [1991]).

Ou seja, temos bases fortes e groovadas, riffs incisivos e melodias rápidas, brutais e malvadas, e esbarrões contundentes no thrash metalnuma fórmula versátil o suficiente para não se desgastar enquanto as faixas se seguem.

Passeando pelo álbum, ouvimos o baterista Andy Whale brilhar em  “Never the Victim” (mais cadenciada), nos deliciamos com o peso groovado de “Austerity Kills” e com o tradicionalismo de “Refuse to be Led”, e louvamos a guitarra de Scott Fairfax  em  “The Veteran”,  com um riff mortal sobre uma base que beira o doom/death.

E por falar em Scott Fairfax, se ele roubava a cena em “The Silent Vigil”, disco anterior, aqui ele se impõe, junto aos vocais de Karl Willetts, como a parcela mais forte da personalidade do Memoriam. A forma com que ele insere tradicionalismos renovando-os e oxigenando-os impressiona (como em “Fixed Bayonets”), permitindo, assim como nos outros dois discos, desviar do risco de soar repetitivo.

Preste atenção ao que ele e o baterista Andy Whale (que te demonstra quase cientificamente que é possível conjurar o peso do death metal sem usar blast-beats) fazem na faixa-título, uma das melhores do disco que foi muito bem trabalhado em estúdio por Russ Russell, potencializando a impressão old school do death metal por tintas modernas.

“Requiem For Mankind” é, enfim, o fruto puro do Memoriam, e deve se tornar, ao longo do tempo, um dos clássicos recentes do death metal!

TRACK LIST

1. Shell Shock
2. Undefeated
3. Never The Victim
4. Austerity Kills
5. In The Midst Of Desolation
6. Refuse To Be Led
7. The Veteran
8. Requiem For Mankind
9. Fixed Bayonets
10. Interment

FORMAÇÃO

Karl Willetts (vocal)

Frank Healy (baixo)

Andy Whale (bateria)

Scott Fairfax (guitarra)

Memoriam Requiem for the Mankind download rar lyrics letra Gaveta de Bagunças Cultura Pop e Underground Memoriam Requiem for the Mankind download rar lyrics letra Gaveta de Bagunças Cultura Pop e Underground Memoriam Requiem for the Mankind download rar lyrics letra Gaveta de Bagunças Cultura Pop e Underground Memoriam Requiem for the Mankind download rar lyrics letra Gaveta de Bagunças Cultura Pop e Underground Memoriam Requiem for the Mankind download rar lyrics letra Gaveta de Bagunças Cultura Pop e Underground Memoriam Requiem for the Mankind download rar lyrics letra Gaveta de Bagunças Cultura Pop e Underground Memoriam Requiem for the Mankind download rar lyrics letra Gaveta de Bagunças Cultura Pop e Underground Memoriam Requiem for the Mankind download rar lyrics letra Gaveta de Bagunças Cultura Pop e Underground Memoriam Requiem for the Mankind download rar lyrics letra Gaveta de Bagunças Cultura Pop e Underground Memoriam Requiem for the Mankind download rar lyrics letra Gaveta de Bagunças Cultura Pop e Underground Memoriam Requiem for the Mankind download rar lyrics letra Gaveta de Bagunças Cultura Pop e Underground Memoriam Requiem for the Mankind download rar lyrics letra Gaveta de Bagunças Cultura Pop e Underground

Outros Artigos que Podem Ser do Seu Interesse:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *